40 receitas de ceviche com cara de prato de restaurante peruano

Escrito por                          

O ceviche é um prato peruano em que um peixe branco cru ou fruto do mar é marinado no suco de limão ou outra fruta cítrica. Normalmente é servido com batata doce como acompanhamento, mas também pode ser com batata inglesa, mandioca ou até mesmo milho cozido, tudo depende do seu paladar. Ele é tão apreciado que é considerado patrimônio cultural do Peru e tem até data comemorativa: 28 de julho.

A variedade de preparos vai muito além da tradicional e podemos encontrar opções feitas com salmão ou que combinam frutos do mar. Frutas também entram em cena para incrementar o sabor do prato. Os temperos usados também podem ser bem diversificados para agradar os mais variados gostos.

Antes de conhecer qualquer receita é preciso saber que o peixe deve estar bem fresco para um resultado de sucesso. Por isso, nem pense em usar alguma opção congelada, viu? Agora que você já sabe desse fator importante, que tal conferir as opções abaixo?

Ceviche de peixe branco básico

Foto: Reprodução / Sabor sonoro

1. Ceviche de tilápia básico: essa é uma receita bem prática, pois é feita com poucos ingredientes. Além da tilápia e dos limões, você vai precisar apenas de cebola roxa, tomate, pimenta, coentro, sal e azeite. O interessante é que mesmo usando apenas alguns itens é possível obter um prato de dar água na boca de tão saboroso.

2. Ceviche rápido de tilápia: você vai precisar de tilápia, cebola roxa, pimenta-dedo-de-moça, coentro ou salsinha, limão, sal, batata doce. O resultado é muito gostoso, por isso, vale a pena apostar, viu?

3. Ceviche mineiro: e que tal preparar uma receita que usa pouquíssimos ingredientes? Aqui, além da tilápia e dos limões você vai precisar apenas de cebola roxa, erva doce e um pouquinho de sal. O trabalho na cozinha é bem curtinho, mas o sabor fica incrível.

4. Ceviche de tilápia simples: já pensou em servir seu peixe em rodelas de batata doce? Essa é a sugestão dessa receita. Assim, o seu petisco ficará bem gostoso e ainda fica super prático para que as pessoas se sirvam. Se você gosta de inovar, essa pode ser uma ótima pedida.

5. Ceviche de saint peter: o saint peter também é um bom peixe para ser usado no preparo do ceviche. Aqui, um dos ingredientes usados para o tempero do prato é o gengibre, que dá um toque super especial ao petisco. Além disso, o tempo na cozinha para fazer essa receita é bem curtinho.

6. Ceviche de pintado: nessa receita, um ingrediente inusitado entra em cena: o jiló. Além dele, a lista de itens que você vai precisar para preparar esse prato é bem curtinha. A dica é servir o ceviche acompanhado de chips de batata doce.

7. Ceviche de linguado: essa é uma receita bem prática de ser preparada e em apenas 30 minutos é possível servir o seu prato. Além disso, os ingredientes usados são bem fáceis de serem encontrados, o que facilita bastante o trabalho, não é mesmo?

8. Ceviche de peixe branco simples: essa é uma receita de um ceviche típico peruano. A sugestão é escolher um peixe branco firme, como a pescada, linguado ou pescada branca, por exemplo. Você também vai precisar de limões, milho, pimenta e coentro. A dica servir batata doce como acompanhamento.

9. Ceviche de pescada: essa é uma receita bem parecida com a anterior, mas aqui, o milho é servido na espiga como acompanhamento. Por isso, é ideal para um momento em que seja possível cada um montar o seu prato. A batata doce também é servida junto.

10. Ceviche de corvina: a corvina é um peixe branco com um peixe acessível, por isso, pode ser uma opção interessante para quem quer preparar esse prato sem gastar muito. Os temperos usados são bem tradicionais e a batata doce também entra em cena para incrementar a refeição.

Ceviche de peixe branco incrementado

Foto: Reprodução / Diga Maria

11. Ceviche de peixe branco incrementado: essa é uma receita que usa uma grande quantidade de temperos, como salsinha e coentro, por exemplo. O resultado é um prato com uma incrível combinação de sabores. A dica é servir com chips de batata doce.

12. Ceviche de robalo com tangerina: essa é uma receita que foge um pouco do tradicional, já que aqui o limão é deixado de lado e quem entra em cena é a tangerina. Além disso, como acompanhamento a dica é preparar chips de mandioca.

13. Ceviche colorido: para essa receita, você vai precisar de linguado ou outro peixe branco. Além disso, alguns ingredientes são usados para incrementar o sabor do prato, como o pepino, o leite de coco e o rabanete, e também os temperos tradicionais, como coentro e limão.

14. Ceviche com água de coco: nessa receita, a água de coco entra em cena para deixar o prato ainda mais refrescante e com um toque mais suave. Para um sabor de dar água na boca você vai precisar de uma grande quantidade de temperos, mas todos eles são de fácil acesso.

15. Ceviche de tilápia e manga: e que tal usar pedaços de manga para incrementar o sabor do seu prato? A fruta combina muito bem com o sabor do peixe e o toque cítrico do limão. Por isso, se você gosta de inovar, essa pode ser uma ótima pedida para preparar em casa.

16. Ceviche de corvina com caju: o caju é outra fruta que pode ser usada para dar mais sabor ao seu prato. Essa é uma opção bem em conta, já que a corvina é um peixe com um ótimo custo benefício. Além disso, essa é uma receita que fica super colorida.

17. Ceviche de tilápia com leite de coco: essa é uma receita que além de ganhar um toque de leite de coco, também leva uma conserva de cebola que pode ser preparada em casa. Mas as inovações não param por aí, a castanha de caju também entra em cena para deixar o prato ainda mais gostoso e com um toque crocante.

18. Ceviche de robalo com milho: essa é uma receita que tem um modo de preparo um pouco diferente. Aqui, você vai precisar de um pouco de gelo para misturar aos outros ingredientes. Assim, não é necessário esperar o peixe marinar no limão para servir. Por isso, se você está com pressa, essa pode ser uma ótima pedida.

Ceviche de frutos do mar

Foto: Reprodução / Gulab

19. Ceviche de camarão: essa é uma receita bem simples, mas que fica super bonita de ser servida e que tem um sabor incrível. Aqui, o fruto do mar é combinado com poucos ingredientes, mas o resultado é de dar água na boca, pode apostar!

20. Ceviche de lula e camarão: se você curte frutos do mar e quer um ceviche um pouco mais incrementado, uma ótima pedida é combinar lula com camarão para o preparo do seu prato. Esses ingredientes ficam super bem juntos, ainda mais com todo o toque de tempero que essa receita leva.

21. Ceviche de camarão delicioso: o que faz com que o sabor desse prato fique incrível é a escolha de temperos e o acréscimo de tomate e pepino. Para o gostinho especial você vai precisar de tabasco, sal, pimenta, limão, salsinha e cebola.

22. Ceviche de camarão com caju: e que tal combinar camarões com pedaços de caju? Essa fruta dá um toque super especial ao prato e o deixa ainda mais refrescante e colorido. O preparo não é nada trabalhoso, mas você pode se surpreender com o resultado.

23. Ceviche de camarão simples: já pensou em usar limão siciliano no seu ceviche? O sabor dessa opção é diferente do taiti, mas o resultado também é muito gostoso, viu? Além disso, a lista de ingredientes dessa receita é bem curtinha, por isso, vale a pena experimentar.

24. Ceviche de camarão no mamão: já nessa receita o camarão deve marinar no suco de duas frutas: limão e laranja. Além disso, para uma apresentação diferente, a dica é servir o prato em um mamão cortado ao meio, que também pode ser comido, é claro.

25. Ceviche de polvo grelhado: o polvo também pode render um ceviche de dar água na boca, sabia? Porém, aqui o preparo é um pouco mais demorado, já que o fruto do mar deve ser cozido por aproximadamente 50 minutos. Mas se você tem um tempinho sobrando, super vale a pena apostar nesse prato.

26. Ceviche de camarão com peixe branco: combinar camarão com um peixe branco de sua preferência também pode ser uma boa pedida para um prato cheio de sabor. Além disso, esse é um prato bem diferente, já que leva abacate no preparo e nachos como acompanhamento.

27. Ceviche de polvo e camarão: aqui nessa receita o ceviche não é feito apenas com polvo e camarão, pois o peixe branco também entra em cena. Essa é uma ótima pedida para quem quer um prato cheio de sabor e com uma combinação de dar água na boca.

Ceviche de salmão

Foto: Reprodução / Sabor sonoro

28. Ceviche de salmão e maçã: essa é uma receita que foge bastante do tradicional, já que o salmão é combinado com maçã verde. Mesmo assim, o resultado é um prato com um sabor incrível, já que o peixe fica muito bem com o toque doce e ácido da fruta.

29. Ceviche de salmão oriental: o toque oriental dessa receita está no acréscimo de shoyu e gergelim ao prato. Mas a criatividade não para por aí e o abacate também entra em cena para deixar o prato ainda mais especial e inovador.

30. Ceviche de salmão com maracujá: e que tal deixar seu peixe marinar no suco de duas frutas? Aqui além do maracujá, o limão também é usado, já que ambas são ácidas. Isso faz com que o prato tenha uma incrível combinação de sabores.

31. Ceviche misto: para preparar essa receita, você vai precisar de linguado, salmão e camarão. Mesmo sendo esse prato sendo bem variado o preparo continua sendo bem simples, viu? O tempo na cozinha é um pouquinho maior, mas nada que vá muito além do normal.

32. Ceviche de salmão: essa é uma opção bem simples de ceviche de salmão, mas que ganha um toque especial: pedaços de abacate. A fruta combina muito bem com o peixe escolhido e ainda deixa seu prato mais colorido e saboroso. Que tal testar em casa?

33. Ceviche de salmão com caju: a dica dessa receita é escolher um caju bem maduro para o preparo do prato, pois a fruta deve ser batida, assim, ela vira parte do molho que acompanha o peixe. O resultado é tão gostoso, que vai ser difícil parar de comer.

34. Ceviche de salmão delicioso: essa é uma receita que tem apenas um toque diferente do tradicional: ela leva shoyu. Mesmo com um ingrediente extra o resultado final é bem diferente. Por isso, se você gosta de inovar, essa pode ser a receita ideal.

35. Ceviche de salmão prático: já para quem quer uma receita bem simples, que fica pronta em apenas alguns instantes e que ainda não dá muito trabalho, essa pode ser a opção ideal. Mesmo assim, o sabor não deixa nada a desejar, viu?

36. Ceviche de salmão simples: e que tal preparar um ceviche de salmão que leva poucos ingredientes? Essa é uma boa pedida para quem quer um sabor simples, mas que seja marcante e delicioso. Além disso, essa é uma opção que não deixa nada a desejar perto das mais incrementadas.

Ceviche sem peixe

Foto: Reprodução / Panelinha saudável

37. Ceviche de coco: quer um ceviche que usa pouquíssimos ingredientes e é ideal para um lanche ou petisco mega saudável? Essa pode ser a opção ideal para você. Além disso, o preparo leva apenas alguns minutinhos, por isso, vale a pena experimentar.

38. Ceviche de coco com manga: a combinação de duas frutas marinadas no limão pode ser muito saborosa, sabia? Além disso, os temperos usados dão um gosto bem especial ao prato. Se você quer deixar a carne de lado, essa pode ser uma ótima pedida.

39. Ceviche de manga: já essa é uma ótima opção para quem busca praticidade. A manga é picada é misturada com o suco de limão e alguns temperos. Depois disso, basta servir o prato e se deliciar com o seu sabor.

40. Ceviche de pinha: na verdade, essa é uma receita que leva uma pequena quantidade de peixe branco, mas ele é usado apenas para preparar o molho em que a pinha deve marinar. A fruta é o principal ingrediente desse prato que é super refrescante.

O ceviche é um prato que cai muito bem em diversos momentos, já que pode ser servido como entrada, petisco ou até prato principal em um dia que buscamos por uma refeição leve. A variedade de peixes e frutos do mar também permite uma boa variação de sabores. Além disso, até quem não come carne pode escolher alguma das opções com frutas para se deliciar.

PARA VOCÊ