28 receitas de creme brûlée que vão te teletransportar para a França

Escrito por    

O creme brûlée, que em português significa creme queimado, é um doce de origem francesa, feito basicamente com gemas, creme de leite fresco, açúcar e fava de baunilha. O doce consiste em um creme coberto por uma casquinha crocante de açúcar, mescla texturas diferentes e é a prova de que a alegria está nas coisas simples da vida.

Continua após o anúncio

Essa é uma sobremesa muito comum em diversos restaurantes franceses e ficou ainda mais famosa depois de aparecer em um trecho do filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, em que a protagonista, depois de uma sequência de pequenos gestos, mostra como fica bem após quebrar a casquinha crocante de açúcar do doce.

Por fazer parte da culinária francesa e ser tão apreciado, muita gente pensa que o creme brûlée é difícil de ser preparado, o que não é bem verdade. Porém, alguns pontos são importantes para que o resultado seja incrível, como o uso do creme de leite fresco e o açúcar tostadinho em cima – que você confere como fazer com uma colher em algumas receitas.

Se você ficou com vontade de testar uma receita em casa, basta conferir a lista abaixo que conta com opções simples e outras mais incrementadas, feitas com frutas, chocolate e outros ingredientes.

Creme brûlée

Foto: Reprodução / the cookie shop

1. Creme brûlée individual: quer saborear esse doce francês incrível, mas não tem com quem dividir? Então, basta conferir as dicas dessa receita que conta com a medida exata para uma porção individual. Assim, você evita comer um monte, mas ainda pode se deliciar com o gostinho sensacional dessa sobremesa.

2. Creme brûlée sem creme de leite fresco: que tal preparar uma receita de creme brûlée que é feita com creme de leite, gemas, açúcar, água, leite e extrato de baunilha? Essa é uma ótima opção para quem não encontra o creme de leite fresco! O resultado não é igual ao tradicional, mas também é muito saboroso.

3. Creme brûlée sem lactose: para fazer uma receita do creme francês sem lactose, é preciso substituir o creme de leite por leite de castanha de caju, mas você também pode usar outro leite de origem vegetal, desde que ele tenha uma textura densa. O sabor dessa sobremesa é tão gostoso que até fica parecido com a versão mais comum.

4. Creme brûlée sem maçarico e creme de leite fresco: se você não consegue encontrar o creme de leite fresco, não precisa deixar de testar uma receita de creme brûlée, basta seguir a dica desta opções que usa o ingrediente na versão comum. Além disso, você também aprende a fazer a casquinha de açúcar sem o auxílio de um maçarico.

5. Creme brûlée com leite: essa é uma receita em que o creme brûlée fica bem levinho, e isso acontece porque além do creme de leite, o leite também entra em cena no preparo da receita. É uma excelente escolha para quem quer um doce com um sabor incrível e que conta com uma lista de ingredientes bem curtinha.

Continua após o anúncio

6. Creme brûlée básica: essa é uma receita bem básica de creme brûlée e que ainda dá uma dica diferente para quem não tem maçarico em casa: basta levar a sobremesa ao forno em banho-maria com água gelada e bastante gelo para que o creme não esquente e a casquinha fique bem crocante.

7. Creme brûlée com açúcar demerara: essa é uma receita em que o creme é bem tradicional, mas sugere o uso de açúcar demerara para conseguir aquela casquinha crocante. Essa é uma excelente escolha para quem quer deixar a sobremesa um pouco mais saudável, mas sem perder a essência original do doce.

8. Creme brûlée delicioso: para preparar essa receita em casa, você vai precisar apenas de creme de leite fresco, açúcar cristal, gemas e fava de baunilha. Mesmo com uma lista de ingredientes tão curtinha, você vai obter uma sobremesa cremosa, que ainda é coberta por uma casquinha crocante. Além disso, se você não tiver um maçarico em casa, você ainda pode conferir como caramelizar o açúcar com o auxílio de uma colher.

9. Creme brûlée com açúcar mascavo: outra dica interessante para mudar um pouco a casquinha do seu creme brûlée é usando o açúcar mascavo nesse passo. O resultado é uma sobremesa com um toque levemente menos doce do que a versão tradicional, mas que pode agradar os mais variados paladares.

Creme brûlée com chocolate

Foto: Reprodução / i could kill for dessert

10. Creme brûlée de Nutella: que tal preparar um delicioso creme brûlée que ganha um toque de Nutella? Essa é a proposta dessa receita, que ainda ensina como fazer o famoso creme de cacau e avelã em casa. Essa é uma ótima escolha para quem quer inovar e deixar a sobremesa clássica com uma cara nova!

11. Creme brûlée de chocolate e cointreau: você também pode usar chocolate amargo e cointreau – um licor de laranja -, para deixar sua sobremesa com uma cara nova. O legal é que essa opção não dá muito mais trabalho do que a versão original e ainda pode surpreender positivamente quem experimentar o doce.

12. Creme brûlée de chocolate: se você não é muito fã de chocolate amargo e não quer inserir uma bebida alcoólica na sua sobremesa, mas ainda assim quer o gostinho do chocolate, pode parar para conhecer essa opção que leva o ingrediente na versão meio amargo.

13. Creme brûlée de chocolate ao leite: agora, se você é daquelas pessoas que adoram uma sobremesa bem docinha, essa pode ser a receita ideal para ser testada na sua cozinha. Aqui, uma versão tradicional do creme brûlée é incrementada com o chocolate ao leite. O resultado é tão bom, que será difícil não querer repetir!

14. Creme brûlée de chocolate branco e framboesa: se você está procurando por uma opção da receita desse creme que seja bem incrementada, essa aqui pode ser a melhor escolha. Aqui, o chocolate branco é usado no preparo do creme e as framboesas são o recheio. Além disso, outro ingrediente inusitado entra em cena: o chá verde com limão.

Continua após o anúncio

Creme brûlée com frutas

Foto: Reprodução / frufruta

15. Creme brûlée de uva: essa é uma receita bem diferente da versão tradicional francesa, mas isso acontece porque o objetivo dela é ser saudável. Para testar essa opção em casa, você vai precisar de suco de uva integral, castanha de caju, leite de coco, goma de tapioca, açúcar demerara, ágar-ágar e, opcionalmente, um pedacinho de beterraba. Ah, essa sobremesa está liberada para os veganos!

16. Creme brûlée de maracujá: essa é uma receita de creme brûlée em que a baunilha é deixada de lado e dá lugar para o maracujá. Essa é uma ótima pedida para quem quer uma sobremesa com um toque mais azedinho, já que esse é o sabor da fruta escolhida para essa opção. O trabalho extra não é grande e o sabor pode surpreender.

17. Creme brûlée de banana: quer dar um toque bem brasileiro para a sobremesa francesa? Então, que tal conhecer todas as sugestões dessa receita que leva banana da terra? Essa é uma ótima pedida para sair da rotina, mas sem ter muito trabalho extra. Além disso, com essa opção é possível agradar os mais variados paladares.

18. Creme brûlée de limão siciliano: uma ótima maneira de dar um toque especial para esse clássico francês é com o uso do limão siciliano. O modo de preparo e os outros ingredientes são tradicionais da receita, é só a fruta que entra para dar um toque extra de sabor ao doce. O modo de preparo não fica mais complicado, mas o sabor é novo.

19. Creme brûlee de mamão e framboesa: essa é uma receita bem diferente do creme brûlée clássico, pois além de ter o acréscimo de frutas, ainda leva sorvete de creme. Mesmo assim, essa é uma ótima pedida para testar em casa nos dias de calor.

Creme brûlée incrementado

Foto: Reprodução / vai comer o quê?

20. Creme brûlée de pistache: essa é uma receita de creme brûlée que leva todos os ingredientes, mas que tem o acréscimo de uma pasta de pistache caseira. A oleaginosa não é um ingrediente muito barato, mas que dá um gostinho completamente especial ao doce. Por isso, o investimento vale a pena.

21. Creme brûlée de doce de leite: o doce de leite é um ingrediente muito queridinho pelos brasileiros, por isso, ele é usado no preparo das mais variadas sobremesas… e com o creme brûlée não é diferente! O passo a passo dessa receita não é nada complicado e você ainda pode se surpreender positivamente com o resultado final.

22. Creme brûlée de especiarias: nessa receita, não é só a baunilha que entra em cena para dar um toque especial de sabor ao prato, se você decidir testá-la em casa, também vai precisar de cardamomo, anis-estrelado e canela. Essa é uma ótima escolha para quem quer um creme com um gostinho incrível de especiarias.

23. Creme brûlée de café: que tal preparar uma receita de creme brûlée em que a baunilha é deixada de lado e que tem café e laranja como acréscimo? Essa é a proposta dessa receita, que usa itens muito comuns na cozinha dos brasileiros.

24. Creme brûlée de rapadura: para testar essa receita em casa, você vai precisar apenas de ovos, rapadura, creme de leite fresco e açúcar demerara. Mesmo com uma lista de ingredientes tão curtinha, você pode obter um delicioso doce francês, mas que conta com um toque bem brasileiro. Essa é uma ótima pedida para quem gosta de inovar na cozinha!

25. Creme brûlée com cumaru: essa é uma receita que faz o uso do creme de leite UHT, aquele comum encontrado no mercado. O resultado é um pouco diferente do doce tradicional, que é feito com creme de leite fresco, mas também fica muito saboroso. Além disso, a baunilha é deixada de lado e o cumaru é o que dá um toque de aroma ao doce.

26. Creme brûlée de cappuccino: que tal acrescentar café expresso ao seu doce? Essa é a proposta dessa receita, que além de ganhar a casquinha crocante de açúcar, também leva uma cobertura de creme de leite fresco batido e chocolate amargo ralado. Essa é uma excelente escolha para quem quer deixar a sobremesa com um toque diferente.

27. Creme brûlée de canjica: outra maneira de deixar essa sobremesa francesa com uma cara mais brasileira é com o acréscimo da canjiquinha. Se você quer que o seu doce renda bastante, essa pode ser uma excelente escolha.

28. Creme brûlée de ruibarbo e mel: essa é uma receita, que, na verdade, leva dois ingredientes diferentes da versão tradicional: o ruibarbo e o mel. O trabalho extra não será grande, mas o sabor pode surpreender quem experimentar.

O creme brûlée é um doce delicado, que mistura texturas diferentes e que conta com um sabor único, por isso, seu sucesso ao redor do mundo não acontece à toa. A culinária francesa é muito famosa pelos doces, então, que tal conferir como preparar os famosos macarons também?

PARA VOCÊ