8 receitas de cupim assado para surpreender no almoço de domingo

Escrito por                          

O almoço de domingo pede uma comida mais elaborada e caprichada e uma carne assada é sempre uma ótima opção. Tradicional em churrascarias, o cupim é uma carne macia e muito saborosa.

Há várias maneiras de preparar essa delícia, porém, quando assada, ela fica com o sabor ainda mais marcante. O tempero vai de acordo com o gosto de quem está cozinhando e por ser uma carne versátil, há inúmeras maneiras de temperá-la.

Confira receitas de cupim de boi que vão te deixar salivando.

1. Cupim ao forno com mix de temperos

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

O segredo dessa carne está no mix de temperos. Aqui, a combinação entre alho, cominho e cumari vermelha provoca uma explosão de sabores. O bacon também dá um toque todo especial para a receita, que promete ficar pronta em duas horas de forno.

2. Cupim ao forno com vinho tinto e cominho

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

Essa receita é feita em duas partes. Primeiro, a carne é cozida na panela de pressão junto com a cebola, o alho, o cominho, o vinho tinto, o caldo de carne e uma pitada de sal. Depois, ela é levada para um refratário junto com pedaços de batatas por mais ou menos uma hora. O resultado é uma carne macia e supergostosa.

3. Cupim ao forno com ervas e alho em flocos

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

Deixar a carne marinando é o pulo do gato dessa receita. Corte o cupim em tiras grossas e leve para um refratário junto com shoyu e os outros temperos. Deixe descansar por aproximadamente vinte minutos. Depois, leve para uma frigideira grande, regue com azeite e deixe assar muito bem dos dois lados. Está pronto!

4. Cupim assado simples

Paciência é o principal ingrediente para essa receita, mas o resultado final vale a pena! Tempere um quilo de cupim com manteiga, sal grosso, alho e pimenta-do-reino. Embrulhe a peça em um papel alumínio – o truque aqui é dar oito voltas. Leve para o forno e vire na metade do tempo.

5. Cupim assado macio

Extremamente macio, esse cupim é muito simples de fazer. Em um refratário, tempere a sua peça de cupim com sal grosso e azeite. Embrulhe a carne muito bem em papel alumínio. Leve ao forno pré-aquecido a 220° por duas horas, depois, vire a carne e deixe por mais uma hora e meia. Fica uma delícia!

6. Cupim na manteiga

Muito simples de fazer, essa receita leva apenas três ingredientes: o cupim, sal grosso e um pouco de manteiga. O segredo aqui é furar bem a carne para que a gordura interna seja eliminada à medida que for assando. O resultado é uma carne macia, suculenta e muito saborosa.

7. Cupim na brasa

O sabor de uma carne na brasa é simplesmente irresistível. Essa receita te ensina o passo a passo para preparar um delicioso cupim na brasa. Atenção para os ingredientes: cebola, pimenta-do-reino, alho, manteiga e sal grosso. Além, é claro, da carne.

8. Cupim no bafo

Quer preparar uma carne digna das melhores churrascarias? Então, confira essa receita. Com poucos ingredientes, o segredo dessa versão está em embrulhar a carne em papel celofane, que vai abafar o seu pedaço de cupim e garantir, assim, uma carne macia e suculenta!

Essas receitas são a prova de que você não precisa ir a uma churrascaria para comer um cupim assado. Basta ter um pouquinho de paciência para preparar um almoço de domingo incrível e delicioso!

PARA VOCÊ