8 receitas de doce de leite na panela de pressão com gostinho mineiro

Escrito por                          

Preparar o próprio doce de leite na panela de pressão pode ser uma tarefa bem simples. Além disso, o seu dia pode ficar muito mais gostoso com esse mimo. Por mais que o passo a passo possa parecer bem descomplicado, é preciso seguir algumas regras para que não haja um desastre na sua cozinha, ok?

Pensando nisso, você pode conferir as dicas das 8 receitas abaixo. Assim, você evita acidentes e ainda pode escolher a sua textura favorita, seja mais mole ou mais firminha.

1. Doce de leite na panela de pressão delicioso

Para testar essa receita em casa, o primeiro passo é retirar o rótulo e a cola da lata de leite condensado. Depois, é preciso colocá-la na panela de pressão com água suficiente para cobri-la e que fique dois dedos acima. Após a panela pegar pressão, basta esperar entre 35 e 40 minutos. Espere a pressão sair para abrir a panela. Uma dica importante é esperar a lata esfriar para abri-la, ok?

2. Doce de leite na panela de pressão cremoso

Aqui, o passo a passo é bem parecido ao da receita anterior. As diferenças são: a quantidade de água, que precisa ser suficiente apenas para cobrir a lata e o tempo, na pressão, que é de apenas 30 minutos. O resultado é um doce bem cremosinho e que pode fazer um grande sucesso na sua mesa.

3. Doce de leite na panela de pressão firme

Nessa opção, você também deve retirar o rótulo da lata de leite condensado. Depois, colocá-la na panela de pressão com a quantidade de água necessária para cobri-la. O diferencial está no tempo de cozimento, que é de 40 minutos. Essa é uma boa opção para quem quer um doce um pouquinho mais firme, ideal para rechear bolos, por exemplo.

4. Doce de leite em dois pontos na panela de pressão

Aqui, não há nada de novo nos primeiros passos para fazer seu doce de leite na panela de pressão, mas há algumas regras para utilizar a panela de pressão corretamente. Além disso, há a sugestão de dois pontos diferentes: um com 30 minutos de cozimento e outro com 40 minutos. O primeiro fica mais claro e mais molinho, enquanto o segundo mais escuro e durinho.

5. Doce de leite em três pontos na panela de pressão

Aqui, são três opções de pontos diferentes: 20 minutos, 40 minutos e 50 minutos. A primeira é um pouco mais mole. A segunda um pouco mais firme. E a terceira fica em ponto de corte. Nas duas primeiras opções é preciso mexer bem o doce para que ele fique lisinho.

6. Doce de leite em quatro pontos na panela de pressão

Já viu aquela lata de leite condensado com sistema abre fácil? Ela também pode ser usada para preparar um doce de leite na panela de pressão. Além disso, aqui também há uma dica interessante para quem for usar uma panela de pressão de alumínio. Para melhorar ainda mais, são quatro pontos diferentes para você escolher. Confira

7. Doce de leite na lata comum e na caixa

Aqui, você aprende tanto a fazer o doce de leite na panela de pressão com leite condensado em lata e em caixa. Se você optar pela segunda opção, há alguns truques extras, como usar papel alumínio, por exemplo. Então, que tal checar as duas opções para ver qual é a melhor para você?

8. Doce de leite na panela de pressão lento

Nessa receita, a lata de leite condensado deve ficar na panela entre 35 a 40 minutos. Até aí nada de novo, certo? Porém, a sugestão é que você deixe a lata descansar por 4 horas antes de abri-la.

Como você pode ver, existem alguns segredos para fazer o doce de leite na panela de pressão. Não se esqueça de retirar o rótulo e a cola, colocar a quantidade certa de água e esperar a pressão da panela sair. Ah, a lata também deve estar fria no momento de abri-la, tá? Agora que você já sabe fazer essa delícia em casa, pode conferir receitas com doce de leite.

PARA VOCÊ