18 receitas de fraldinha para aproveitar com os amigos

Seja em churrascos, assada, preparada na chapa ou frita, a fraldinha é um corte suculento e macio, que se encaixa em qualquer ocasião. É fácil e barato incluir esse corte em refeições rápidas do dia a dia ou em eventos especiais com os amigos.

Pensando nisso, que tal acrescentar ao seu repertório estas receitas de fraldinha e desfrutar de deliciosos pratos e momentos divertidos com os amigos?

Receitas simples

1. Fraldinha simples: por ser uma carne fibrosa, para este preparo utiliza-se a parte mais macia da peça de fraldinha. O tempero é simples, utilizando apenas alho e sal. Após isso, basta levar a peça à grelha por volta de 5 minutos e pronto. Em pouco tempo se tem uma boa opção para churrascos, podendo ser acompanhada de mandioca e salada.

2. Fraldinha acebolada: receita bastante tradicional em bares e restaurantes, a fraldinha acebolada é um prato simples e muito apetitoso. Essa receita consiste em caramelizar levemente a cebola com molho shoyu e manteiga e misturá-la com a carne em cubos. Leve tudo para uma chapa ou uma frigideira e tempere.

3. Fraldinha na chapa: ainda trazendo o preparo da fraldinha para dentro de casa, esta receita temperada com bastante especiarias traz todo o sabor do grelhado, a medida em que a carne cozinha por dentro e doura por fora. Para preservar os sucos da carne, aguarde alguns minutos para cortá-la e servi-la.

4. Fraldinha na frigideira: para trazer ao dia a dia uma receita que remeta ao churrasco, uma ótima opção é a fraldinha de frigideira. Certifique-se que a panela esteja bem quente, para que a carne seja grelhada e não cozida, mantendo-a suculenta. Após ser grelhada, leve ao forno para garantir o ponto da carne.

5. Picadinho de fraldinha com legumes: tradicional na culinária brasileira, o picadinho abrange todas as ocasiões, desde uma refeição rápida até uma reunião com os amigos. Seu preparo é simples e é uma opção saudável, já que é acompanhada por legumes. Pode aproveitar sem culpa!

6. Fraldinha na panela de pressão: este é um prato que mistura sabor e praticidade. Com tempo de preparo de pouco menos de 30 minutos, se obtém uma fraldinha perfeitamente cozida e levemente caramelizada, graças a uma camada de tomates e cebola.

7. Fraldinha assada ao forno: o diferencial desta receita de fraldinha é a presença da mostarda no tempero. A mistura de mostarda e alho incrementa o sabor e resulta em uma redução que deixa a carne ainda mais saborosa. Você também pode regar alguns vegetais com esse molho. Imagina só a delícia que fica!

8. Fraldinha na manteiga: mais uma receita de fraldinha preparada no forno, esta é incrementada por uma pasta de manteiga ao alho. Com seu tempo de preparo em torno de 15 minutos, é uma receita rápida e perfeita para servir às visitas de última hora.

9. Hambúrguer de fraldinha: uma alternativa ao hambúrguer industrializado é este preparo caseiro. Para esta receita, a dica é usar temperos em pó, já que eles não queimam em contato com a frigideira. Para equiparar sua experiência a de hamburguerias tradicionais, sirva acompanhado de batatas.

Receitas elaboradas

10. Fraldinha de panela de pressão com cerveja e champignon: a cerveja preta faz com que a carne se torne ainda mais macia. O fato de ela ser preparada na panela de pressão também colabora para a maciez da carne. Além disso, a cerveja traz mais sabor para a fraldinha e compõe um caldo delicioso para se misturar aos acompanhamentos.

11. Rocambole de fraldinha: além de muito saboroso, o rocambole é um prato que impressiona pela apresentação. Com o corte aberto da fraldinha, basta temperá-la, rechear com espinafre e tomate e enrolar para levar ao forno. Com essa receita, é possível apreciar o sabor com os amigos e impressioná-los com a beleza do prato.

12. Fraldinha recheada com espinafre e bacon: seguindo a inspiração do rocambole, esta receita é incrementada pelo bacon que, além de ter um sabor que agrada a todos e se encaixa em qualquer prato, faz com que a carne permaneça ainda mais suculenta após ser assada. É uma receita ótima que vale a pena ter nas suas confraternizações.

13. Ragú de fraldinha: apesar de ser um pouco mais demorada, esta receita com certeza vale o seu esforço. O resultado é um ensopado de fraldinha com legumes, extremamente saboroso, graças ao vinho e às especiarias que compõem o molho. Se desejar incrementar o prato, acrescente mais legumes, como batatas, e aproveite com os amigos.

14. Fraldinha marinada com alecrim e limão: perfeita para uma carne mais temperada, a marinada faz com que o sabor suave de especiarias, como o alecrim, seja mais acentuado e evidente no seu prato. O tempo médio para marinar a fraldinha é de 4 a 8 horas. Após esse período, grelhe a carne normalmente e desfrute da suculência e sabor dessa receita.

15. Kafta de fraldinha: prato inspirado no oriente médio, esta receita consiste em fraldinha moída bem temperada, envolvendo um espeto de madeira, assada na churrasqueira ou em uma chapa. A fraldinha atende perfeitamente esse preparo, tornando a kafta um ótimo integrante em churrascos e confraternizações.

16. Brasato de fraldinha: nesta receita, a fraldinha é preparada com um molho de vinho, folhas e louro e cebola. Ela é é levada à geladeira por 12 horas antes de ir ao fogo. A técnica do brasato consiste em cozer a carne lentamente e o resultado vale a pena ser experimentado.

17. Fraldinha manteiga e alho: nesta receita, é preparada uma pasta de manteiga e especiarias para besuntar a fraldinha. Após temperada, leve a carne à churrasqueira por aproximadamente 10 minutos, até alcançar o ponto desejado. A receita ainda é incrementada por uma crosta de alho crocante frito na cachaça. Perfeita para reuniões descontraídas com os amigos.

18. Fraldinha na cachaça: uma ótima opção para o churrasco com os amigos, esta receita é bastante aromática por conta das especiarias utilizadas no tempero. Preparada na churrasqueira, ela se torna ainda mais saborosa, uma vez que a fraldinha é flambada na cachaça. Impressione todos com esse prato!

Com essas opções, reunir os amigos será ainda mais prazeroso. Aproveite também para incrementar seus pratos com essas receitas de molho de mostarda e se delicie!

PARA VOCÊ