13 receitas de leite vegetal saborosas para você preparar em casa

Por
Atualizado em 31.01.20

Os leites vegetais são uma boa alternativa para quem tem intolerância ou alergia à lactose, e para quem faz dietas em que o consumo do leite de origem animal é excluído, como é o caso dos veganos.

Publicidade

Existem diversas opções de leite vegetais, mas nem sempre é possível encontrá-los em supermercados, ou seu preço é muito elevado. Além disso, esses produtos industrializados podem conter uma grande quantidade de açúcar, corantes e conservantes, o que não é muito interessante para nossa saúde.

Uma alternativa para substituir os leites de origem animal sem consumir leites vegetais industrializados é prepará-los em casa. Existem diferentes ingredientes e modos de preparo para você testar.

A seguir você pode conferir uma lista com 13 leites vegetais que são feitos com diferentes ingredientes.

1. Leite de amendoim: o leite de amendoim é uma opção nutritiva, saborosa e de baixo custo. Além disso, ele pode ser obtido de diversas maneiras: pode ser deixado de molho e batido; outra opção que deixa o sabor mais leve é tostar o amendoim e depois batê-lo com água. Na opção apresentada na receita, o amendoim é cozido antes de ser deixado de molho.

Publicidade

2. Leite de aveia: a aveia é um cereal rico em fibras, auxilia o trânsito intestinal e também combate o colesterol. O preparo do leite é bem simples, só é preciso deixar a aveia de molho por 1 hora, bater a mistura no liquidificador e depois coar. É possível guardar na geladeira por até 3 dias.

3. Leite de castanha-do-Pará: a castanha-do-Pará é rica em selênio, um mineral que tem poder antioxidante, ajuda a prevenir o câncer, fortalece o sistema imunológico e também ajuda na formação dos hormônios da tireoide. Seu preparo é um pouco demorado, pois a castanha deve ficar de molho por 8 horas.

4. Leite de coco: o preparo do leite de coco é bem simples. Você só precisa bater a fruta com água no liquidificador e depois coar com o auxílio de um pano de prato esterilizado. Além disso, o leite de coco caseiro é muito mais saboroso que o industrializado.

Publicidade

5. Leite de castanha-de-caju: essa é uma receita simples de ser feita, porém demorada, já que a castanha-de-caju deve ficar de molho por 8 horas. Esse leite pode ser usado no preparo de vitaminas, com café, puro e em receitas doces e salgadas.

6. Leite de arroz: essa é uma das opções mais fáceis e baratas de leite vegetal. O sabor é característico do grão e sua textura é mais rala em relação aos demais. O preparo é bem simples, só é necessário cozinhar o arroz, depois bater o grão com a água do cozimento no liquidificador e coar.

7. Leite de semente de linhaça: a semente de linhaça contém ômega 3 e 6, vitaminas e fibras, além de possuir compostos antioxidantes e anticancerígenos. Para preparar esse leite, é preciso deixar as sementes de molho por 12 horas.

8. Leite de amêndoas: o leite de amêndoas tem um sabor suave e uma textura leve. Essa é uma receita prática de ser separada e com apenas uma xícara de amêndoas é possível obter 700 ml de leite. Por ter um sabor suave, pode ser usado em diversas receitas.

9. Leite de soja: esse é o leite vegetal mais conhecido. Para preparar essa receita é preciso deixar a soja de molho em água fervente por 5 minutos. Depois disso, é preciso deixá-la de molho em água fria por 8 horas, bater no liquidificador com 5 xícaras de água para cada xícara de soja hidratada, coar e depois cozinhar o leite por meia hora.

10. Leite de semente de abóbora: as sementes de abóbora devem ficar de molho por 8 horas antes de iniciar o preparo do leite, que é bem simples. Só é preciso bater as sementes com água filtrada no liquidificador e coar.

11. Leite de quinoa: para preparar essa receita, primeiro a quinoa deve ser cozida por 5 minutos. Depois disso, coe e leve ao forno com uma nova água até ferver. Bata tudo no liquidificador e coe novamente.

12. Leite de semente de girassol: esse leite é bem simples de ser feito e combina com vitaminas, smoothies, cereal ou para beber puro. Para manter as propriedades é preciso ser servido frio.

13. Leite de avelã: a receita de leite de avelã é simples de ser feita. Só é preciso torrar as oleaginosas até que a casca comece a se soltar, depois disso será preciso retirar as cascas com o auxílio de um pano. Deixe as avelãs de molho por 8 horas, depois bata no liquidificador com água filtrada, coe e adoce, se preferir.

Publicidade

Preparar leites vegetais em casa pode ser um processo muito simples, além de seu consumo ser muito nutritivo.