15 receitas de pamonha de forno para quem ama a culinária brasileira

A pamonha de forno é mais uma das várias receitas típicas da cultura nacional que você vai aprender aqui no Receiteria. Afinal de contas, quem nunca escutou aquele carro anunciando esse delicioso produto, enquanto ele passa pela sua rua?

A pamonha é uma delícia que normalmente é doce e sempre feita de milho. Tem a sua receita tradicional, mas pode passar por modificações, caso você queira inovar e, se fizer direitinho, com certeza o sabor vai ficar sensacional.

Veja abaixo as melhores receitas de pamonha de forno para você preparar para um delicioso lanche, café da manhã e até mesmo como um tipo de sobremesa para um evento mais especial.

Pamonha de forno tradicional

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

1. Pamonha de forno com leite de coco: a pamonha é aquele prato típico do interior do Brasil e que fica muito gostoso quando bem feito e no ponto certo, por isso é preciso ficar muito atento às dicas que os sites dão a respeito desse delicioso prato. Nessa, por exemplo, você vai usar o leite de coco que dá um sabor ainda melhor.

2. Pamonha de forno com queijo parmesão ralado: para você que adora misturar sabores doces com salgados em seus pratos, essa pamonha é uma receita simplesmente deliciosa para os fãs desse tipo de paladar. Isso porque além de todos os ingredientes doces tradicionais, ela vai também com queijo parmesão ralado.

Publicidade

3. Pamonha de forno tradicional: agora sim chegou o momento de você aprender a receita mais simples e tradicional para se fazer uma verdadeira pamonha, no estilo que era feito desde centenas de anos atrás e permanece forte até hoje. Você vai usar leite de vaca, amido de milho, ovos, manteiga e fermento.

4. Pamonha de forno para Festa Junina: a Festa Junina é uma das principais celebrações do povo nordestino brasileiro e não pode ficar nunca sem ter um delicioso prato de pamonha. Essa receita é essencial para você preparar em alguma dessas festividades que for participar, fica muito boa e é super fácil de fazer.

5. Pamonha doce assada: receita muito simples que usa apenas cinco ingredientes e o preparo é mais fácil ainda. Ideal para você fazer em um café da manhã ou lanche da tarde com a sua família e amigos especiais. Vai precisar apenas de espigas de milho, leite de vaca, margarina, açúcar e uma pitadinha de sal.

6. Pamonha de forno simples de ser feita: outra forma bem simples de fazer esse delicioso doce tradicional brasileiro é com essa receita que é simplesmente sensacional. Ela vai te ensinar direitinho como deixar a pamonha no ponto certo para poder ser devorada em poucos minutos por você e toda a sua família.

7. Pamonha na travessa: uma receita fácil, saborosa e com uma cremosidade de outro mundo! A pamonha na travessa vai ser o seu preparo preferido daqui para frente. Confira o passo a passo e teste em casa!

Publicidade

8. Pamonha de forno sem lactose: para os que são alérgicos à lactose e não podem nem ouvir falar em leite de vaca, essa receita vai te ensinar a preparar esse delicioso doce sem usar nada que venha da proteína do leite. Isso porque o leite de coco toma o lugar para dar cremosidade ao maravilhoso prato.

9. Pamonha assada cremosa: uma receita super cremosa para quem gosta de comer a sua pamonha assim, bem molhadinha. Nesse prato, os ingredientes que você vai usar são o leite de vaca, a manteiga ou margarina, açúcar, fermento em pó, ovos, amido de milho, uma pitada de sal e as espigas de milho verde.

Bolos de pamonha de forno

Foto: Reprodução / Sal de Flor

10. Bolo de pamonha assado: agora que você já aprendeu a fazer a pamonha de forno tradicional, que tal inovar e preparar um verdadeiro bolo feito a partir dessa iguaria. Muito fácil de montar, com ingredientes que você encontra em qualquer supermercado e tudo fica para lá de saboroso, pode confiar.

Publicidade

11. Bolo de pamonha cremoso: uma receita bem cremosa de um bolo de pamonha simplesmente sensacional que usa e abusa de ingredientes para deixar a massa bem molhadinha e suculenta. Você ter que usar, por exemplo, leite de coco, essência de baunilha, leite condensado, manteiga, além de outros produtos.

12. Bolo de pamonha de forno com leite condensado: receita muito simples e que usa o delicioso leite condensado para deixar a pamonha ainda mais gostosa. Ideal para você fazer não somente em um lanche da tarde, mas também em um evento especial, até mesmo em um aniversário, se gostar desse tipo de doce.

13. Bolo de pamonha de forno simples: uma receita super fácil de fazer para você não dá aquela desculpa esfarrapada que não entende nada de confeitaria. Você vai precisar usar apenas cinco ingredientes, juntar todos e bater no liquidificador, colocar na forma e depois por para assar. Quer coisa mais fácil que isso?

14. Bolo de pamonha com coco ralado: os detalhes, toques que são dados nas finalizações é que garantem a sofisticação do que antes era apenas um simples prato. No caso do bolo de pamonha não é diferente, esse coco ralado que vai no final do preparo transforma um simples bolo em algo sensacional.

Publicidade

15. Bolo de pamonha com flocos de coco: para você que adora a mistura de milho com coco em receitas doces, essa é mais uma que você vai aprender a fazer rapidamente e logo vai devorar todo o bolo como se não houvesse amanhã. Além do flocos de coco, a receita também leva leite condensado, leite de coco e leite de vaca.

A pamonha de forno é uma das principais receitas regionais do Brasil e ainda é muito consumida durante todo o ano, principalmente em cidades do interior do país. Mas nem só de culinária típica nacional vive um cozinheiro ou cozinheira amadora. Que tal aprender a fazer um prato espanhol, por exemplo? Confira essas deliciosas receitas de paella e prove que você sabe mesmo ser um chef de cozinha.