32 receitas de panetone e chocotone para fazer bonito no Natal

Escrito por    

Sempre lá pela metade do mês de outubro, é quase que inevitável começarmos a pensar nos doces e sobremesas tradicionais para as festas do fim do ano, como o panetone e o chocotone. Já pensou em fazer essas delícias em casa? Veja receitas, economize e impressione neste Natal:

Continua após o anúncio

Receitas de panetone

1. Panetone de frutas secas: essa é uma excelente receita que ensina a preparar em casa o panetone mais tradicional, que leva frutas cristalizadas ou secas na massa. Aqui, foram usados figos, damascos, cerejas, abacaxi e passas brancas.

2. Panetone fácil: esse é um panetone bem simples e fácil de fazer, que apesar de não ficar com uma massa 100% parecida com os comprados, resulta em um bolinho bem fofinho e saboroso. A receita rende dez unidades de 100g cada.

3. Panetone de goiabada: para quem dispensa as frutas secas, esse panetone é feito com goiabada e fica com uma massa densa super gostosa. Como essa receita rende dois panetones de 500g, aproveite para presentear uma amiga com o outro.

4. Panetone simples: apesar da massa desse panetone simples não ficar super úmida e encorpada, ela fica bem leve, macia e deliciosa. Dica: se você não gosta das frutas, pode substituí-las por gotas de chocolate.

5. Panetone de pote: essa é uma ótima sobremesa para fazer com os restos de panetone que sobrarem em casa. É um panetone de pote com Nutella e castanhas. Se quiser deixá-lo mais refinado e com cara de Natal com neve, pode salpicar açúcar de confeiteiro sobre a última camada.

6. Panetone de caneca: esse panetone de caneca fica com um resultado super bonitinho e é ótima lembrancinha para dar para os convidados nas festas de fim de ano. É um bolinho simples com frutas cristalizadas (ou gotas de chocolate para os que preferem) feito com leite, óleo, açúcar, farinha de trigo, fermento e essência de panetone.

Receitas de chocotone

7. Panetone trufado recheado de chocolate branco: que tal um Natal com panetones fartos sem nem pensar em calorias? Esse aqui é recheado com trufa de chocolate branco, chocolate meio amargo ralado e creme de leite.

8. Panetone recheado com sorvete: que tal inovar na receita e apostar em um panetone recheado com sorvete e coberto com chocolate para sua Ceia de Natal? É delicioso e ideal para consumir nos dias quentes do verão.

Continua após o anúncio

9. Panetone recheado com trufa de maracujá: esse é um panetone recheado com trufa de maracujá super saboroso e bem simples de preparar em casa. É uma ótima sugestão de sobremesa para vender ou dar de presente.

10. Panetone de brigadeiro especial: esse incrível panetone é recheado com um brigadeiro especial feito com creme de leite, chocolate e cacau em pó. O perfil de sabor lembra a versão tradicional de laranja e limão siciliano. A receita rende duas unidades de 500g cada.

11. Panetone de chocolate meio amargo e passas: essa versão de panetone leva entre seus ingredientes chocolate e uvas passas. Um detalhe importante desta receita é a “esponja”, que nada mais é do que uma parte da massa produzida antes para ajudar na fermentação, que traz uma melhora significativa na qualidade do panetone.

12. Chocotone recheado com brigadeiro: esse chocotone recheado com brigadeiro é perfeito para quem adora sobremesas de Natal bem doces. Entre seus ingredientes, estão leite condensado, ovos, creme de leite e chocolate meio amargo. Para decorar, aposte em MM’s.

13. Chocotone trufado: esse é um incrível chocotone trufado feito com chocolate ao leite e meio amargo, essência de rum, creme de leite e açúcar de confeteiro. No final, cubra o creme com frutas e castanhas pressionando levemente.

14. Chocotone de Oreo: aprenda a preparar um delicioso chocotone feito com bolacha Oreo decorado com uma técnica que leva plástico bolha. Entre os ingredientes do recheio, estão também doce de leite e creme de leite.

15. Panetone trufado com sorvete: esse é um delicioso panetone trufado de chocolate (pode ser amargo, ao leite ou blend) com sorvete de creme. Após pronto, leve ao freezer até a hora de servir. Para incrementar, enfeite com morangos.

Sobremesas com panetone e chocotone

16. Torta gelada de panetone: essa sobremesa nada mais é do que panetone, camadas de sorvete de creme e doce de leite pastoso. É uma torta gelada simples de fazer que fica super saborosa! Deixe no freezer pelo menos 24h.

17. Rabanada de panetone: se você adora sobremesas com panetone e tem algum sobrando em casa, que tal preparar uma deliciosa rabanada? A receita leva leite, ovos, manteiga, açúcar de confeiteiro e canela em pó.

Continua após o anúncio

18. Sobremesa cremosa de panetone: sobremesa simples e fácil de preparar em casa, ideal para servir para as visitas em ocasiões especiais. Aqui você vai precisar de um panetone fatiado, rum, pêssegos em calda, uma receita de crocante e outra de marshmallow. Para o creme, utilize leite, leite condensado, creme de leite, gotas de baunilha, amido de milho e gemas.

19. Trufa de panetone: que tal preparar pequenas trufas de panetone com chocolate branco, creme de leite e uvas passa? A receita rende 25 unidades, é fácil de fazer e pode ser preparada em apenas 30 minutos.

20. Pavê de panetone e frutas: além de ser uma ótima sobremesa para a Ceia de Natal, esse pavê pode também ser feito com as sobras do panetone após as festas. A receita leva um panetone, abacaxi, morango e suco de laranja. Para o creme, utilize leite condensado, creme de leite, suco de laranja e raspas da casca de duas laranjas.

21. Pudim de panetone: aqui você utiliza o panetone para preparar um delicioso e cremoso pudim, que fica parecendo um “pudim de pão”. Para dar um gostinho a mais, acrescente um pouco de vinho do Porto e aposte no açúcar com canela.

22. Torrada de panetone de chocolate: panetone de chocolate aquecido na chapa é uma excelente forma de reciclar o que sobrou, já que ele se transforma em uma torrada quentinha com as bordas crocantes, centro macio e calda espessa. Complemente com uma bola de sorvete de creme para ficar ainda melhor.

23. Chocotone gelado com iogurte grego e cerejas em calda: fácil de fazer, saborosa e refrescante, essa sobremesa é feita com chocotone, iogurte grego, cream cheese e cerejas em calda. Ótima opção para servir para os convidados na Ceia do Natal.

24. Pavê de panetone de chocolate: esse é um pavê feito com panetone de chocolate, creme básico de leite condensado, leite e gemas, e raspas de chocolate e nozes, que garantem uma ótima textura ao doce.

25. Tortinha de panetone e morango: que tal apostar em uma tortinha saborosa e fácil de preparar? Para a receita é necessário utilizar ingredientes como panetone com gotas de chocolate, morango, geleia de morango e chantilly.

26. Brigadeiro de chocotone: esse é um brigadeiro cremoso e saboroso recheado com chocotone. Além de fácil de fazer, você precisará somente de três ingredientes. São eles: leite condensado, chocolate em pó e manteiga.

27. Rabanada de chocotone: uma das sobremesas mais tradicionais e esperadas na época do final de ano com certeza é a rabanada, que neste caso pode ser feita tanto com chocotone quanto com panetone normal. São duas maravilhas natalinas que juntas fazem uma combinação incrível!

28. Cupcake de panetone: essa receita rende dez mini cupcakes de panetone, aqueles bem miudinhos. Se não tiver a maquininha de fazer o bolinho, faça no forno que o resultado fica igual. Fica com o sabor de um panetone, porém com a textura bem macia de um bolo. Lindo e delicioso!

Panetones e chocotones saudáveis

29. Panetone sem glúten e sem lactose: essa é uma receita de panetone super gostosa que não conta com glúten e nem lactose, perfeita para os intolerantes. Entre os ingredientes, estão açúcar mascavo, farinha de arroz, ovos, óleo de coco, essência de panetone, farinha de linhaça, cranberries desidratados e chocolate.

30. Panetone vegano sem glúten: aqui você confere a receita de um panetone vegano e sem glúten, que leva ingredientes como açúcar mascavo, farinha de grão de bico, farinha de amêndoas, vinagre de maçã, óleo de coco e chocolate sem leite.

31. Chocotone funcional: que tal uma receita deliciosa e saudável para o Natal? É um chocotone funcional super saboroso, sem glúten e sem lactose, feito com biomassa de banana verde e outros ingredientes que trazem benefícios para a saúde.

32. Chocotone vegano simples: essa é uma maravilhosa receita de chocotone vegano que você pode se deliciar sem culpa, já que é feita com ingredientes como extrato de soja e chocolate vegano. Dica: se quiser preparar um panetone “exótico”, adicione goiabada picadinha. Além disso, para dar um sabor mais gourmet, adicione uma colher de essência de baunilha.

O que achou? São receitas variadas para fazer não apenas no final do ano, mas sempre que sentir vontade de uma sobremesa de Natal. E se quiser algo mais elaborado, confira também nossas receitas de panetone trufado!

PARA VOCÊ