10 receitas de pavê de amendoim para a hora da sobremesa ficar ainda melhor

Escrito por                          

Amendoim, esta iguaria típica da América do Sul que ganhou boa parte do mundo e conquistou o coração de muita gente pelos quatro cantos do planeta. Rico em gorduras insaturadas e vitaminas (especialmente vitamina E e aquelas do complexo B), a oleaginosa ainda é uma excelente fonte de minerais como magnésio, fósforo, zinco, ferro e potássio, entre outros, além de não conter colesterol.

Indo além do aspecto nutricional, o amendoim é um ingrediente versátil e que pode ser usado em diferentes pratos. Com ele, você pode preparar leites vegetais, alimentos salgados e, é claro, doces deliciosos, como pé-de-moleque, paçoca, bolos, tortas e pavês.

Pode não parecer, mas as opções de pavê de amendoim são bem variadas. Tanto é que nós separamos aqui as melhores receitas de pavê de amendoim (ou de seus derivados, digamos assim) que vão deixar você de água na boca. Prepare o lenço e aprenda a fazer maravilhas com esta deliciosidade sul-americana.

1. Pavê de amendoim

Foto: Reprodução / Panelaterapia

Apesar do aspecto nutricional saudável do amendoim, esta receita passa longe de ser “fitness”. Aqui está uma deliciosa bomba calórica repleta de manteiga e creme de leite que vai deixar a massa da torta com um aspecto semelhante à da famosa torta holandesa. O resultado é com uma textura incrível e um sabor maravilhoso.

2. Pavê vegano de amendoim

Foto: Reprodução / Blog da Zona Cerealista

Se você procura uma versão mais saudável, mas não menos saborosa do pavê de amendoim, esta é uma das melhores receitas à sua disposição. Aqui não há qualquer ingrediente de origem animal e o doce deste pavê fica por conta do açúcar demerara, um dos mais saudáveis disponível no mercado atualmente.

3. Pavê de amendoim sem lactose

Também uma ótima opção para os veganos e para quem tem intolerância à lactose, este pavê mantém longe os ingredientes de origem animal, mas não puxa tanto para um aspecto de “sobremesa saudável” (o que não tem problema algum). Na lista de ingredientes estão açúcar refinado e creme de soja (versão vegetal do creme de leite). Ao final, você tem um pavê bonito e saboroso.

4. Pavê de paçoca

Foto: Reprodução / Torrada Torrada

A paçoca é, sem dúvida, umas formas mais gostosas e populares de se consumir amendoim. Assim, nada mais justo do que dar espaço para os pavês de paçoca nesta lista. O primeiro deles é uma delícia que leva 15 paçocas do tipo rolha, leite condensado, creme de leite e até mel e chocolate meio amargo na lista de ingredientes. Essa bomba de delícias não tem como dar errado.

5. Pavê vegano de paçoca

A paçoca costuma fazer muito sucesso entre os veganos por ser um doce prático e não conter nenhum item de origem animal. Assim, aqui está uma receita de pavê vegano com esta deliciosidade, que leva açúcar demerara, leite vegetal e paçoca esfarelada. Em instantes você prepara o creme que vai ser a argamassa entre as bolachas maisena para dar vida a um pavê incrível.

6. Pavê de paçoca com sorvete

Uma das receitas mais simples desta lista, este pavê de paçoca com sorvete leva apenas quatro ingredientes. Isso também deixa evidente o quanto é fácil de preparar esta delícia, que mistura amendoim com sorvete de creme e resulta em uma ótima opção de sobremesa para dias quentes — e também para aqueles não tão quentes assim, afinal tomar sorvete nunca é demais.

7. Pavê de brigadeiro de paçoca e chocolate

Paçoca é gostoso. Brigadeiro é gostoso. O que dizer, então, de um brigadeiro de paçoca? E se adicionarmos mais chocolate à receita? E se, depois de tudo, ainda montarmos um pavê com todos esses ingredientes sem igual? Pois é exatamente disso que se trata esta receita. Além de ser apetitoso, este pavê pode ser preparado rapidamente e vai agradar a todos os paladares.

8. Pavê de Paçoquita

Diferente da maioria das receitas apresentadas nesta lista, este pavê feito com Paçoquita utiliza bolacha champagne em sua composição. Além disso, conta também com Paçoquita Cremosa, creme de leite e chocolate (ao leite e meio amargo) para deixar tudo com uma textura sensacional e com um sabor sem igual. Você não vai se arrepender.

9. Pavê de Dadinho

Praticamente unanimidade entre os apreciadores de doces de amendoim, o famoso Dadinho ampliou a linha de produtos com esta oleoginosa. Assim, além do tradicional confeito em cubo, temos ainda biscoito wafer, miniwafer coberto com chocolate e também o incrível Dadinho Cremoso. E isso tudo é basicamente a lista de ingredientes desta receita de pavê de Dadinho — você suspira só de pensar em tudo isso junto.

10. Pavê de Reese’s

Foto: Reprodução / Gordelícias

Para finalizar esta dezena de receitas de pavê de amendoim, mais uma sobremesa preparada com um doce de amendoim. O Reese’s é um bombom da Hersheys que é, basicamente, paçoca coberta com chocolate. Os ingredientes deste pavê são bem diferentes dos demais, como massa para preparo de bolo de chocolate, pudim de chocolate e pudim de baunilha. A junção de tudo, entretanto, compensa o investimento.

É impossível não ler esta lista sem ficar salivando e pensando em se acabar em meio a porções de doces de amendoim. O mais interessante dessas receitas é que elas geralmente são de fácil preparo e não levam muito tempo para ficarem prontas (mas lembre-se de que elas precisam passar um bom tempo na geladeira antes de serem servidas). Mas a garantia de sucesso faz valer a pena esperar por algumas horas antes de se deliciar com um pavê de amendoim.

PARA VOCÊ