Essa é daquelas receitas que surpreendem pelo sabor marcante de ervas e tempero diversificado. A manteiga, feita com alecrim, salsinha, raspas e suco de limão-siciliano, é o grande destaque, transformando uma simples ave em algo memorável para a sua ceia de Natal!
Ingredientes
Publicidade
Modo de preparo
-
Reúna os ingredientes sobre a bancada. Para essa receita, a manteiga deve estar amolecida, em temperatura ambiente. Corte a maçã em 4 partes iguais e a cebola ao meio;
Receiteria
-
Em um recipiente, misture a manteiga, o alecrim e a salsinha com as raspas e o suco do limão-siciliano;
Receiteria
-
Coloque essa mistura sobre um saco plástico e cubra com outro;
Receiteria
-
Pressione com as mãos, formando uma camada retangular, e leve para congelar por 15 minutos;
Receiteria
-
Enquanto isso, passe o sal por todo o exterior da ave e, dentro, coloque a maçã e a cebola;
Receiteria
-
Solte cuidadosamente a pele da carne e, entre as camadas, adicione pedaços da manteiga de ervas congelada;
Receiteria
-
Transfira a ave para uma forma, cubra com papel alumínio e asse em forno a 200°C por 2 horas, até ficar bem dourada;
Receiteria
-
Em seguida, retire o papel alumínio e deixe dourar a 220°C por cerca de 30 minutos, até que fique crocante;
Receiteria
-
E pronto! Sirva acompanhado de farofa ou salpicão e aproveite a sua ceia.
Receiteria
Publicidade
anote aí...
Para soltar a pele da ave sem rasgar, utilize uma colher virada para baixo, deslizando-a delicadamente entre a carne e a pele. Esse cuidado permite espalhar a manteiga de ervas por baixo, garantindo sabor e suculência em cada pedaço. Faça o processo com calma, principalmente nas regiões do peito e das coxas, onde a pele é mais fina.
Amarrar as coxas e posicionar as asas rente ao peito ajuda a deixar o visual da ave mais uniforme e elegante após o assado. Além da estética, isso contribui para um cozimento mais equilibrado, evitando que partes menores assem rápido demais. Use barbante culinário e dê nós firmes, mas sem apertar demais para não rasgar a pele.
Nos últimos 30 minutos de forno, pincele a ave com a manteiga que se acumula na assadeira a cada 10 minutos. Esse truque realça o dourado, intensifica o aroma das ervas e forma uma crosta saborosa. O resultado é uma ave suculenta, com pele crocante e um perfume irresistível de manteiga e especiarias.
Quem não adora aquele cheiro maravilhoso que perfuma a casa inteira quando estamos assando a ave para a ceia de Natal, não é? Temos os mais diversos tipos de preparo esse prato principal do nosso Natal, mas temos também outras receitas que estão presentes na ceia, recomendamos aqui o nosso Tender ao molho de laranja, esse molho agridoce harmoniza perfeitamente com a carne suína, experimente!

Prazer, Carlos! Sou um cozinheiro autodidata. Cresci com os livros de culinária de minha mãe, aprendi as receitas da família e me apaixonei por confeitaria. Em meus preparos, gosto de contar histórias, envolver as pessoas e criar memórias.
minhas receitas instagramPublicidade
Tem dúvidas sobre esta receita?
Faça sua pergunta e nossa equipe irá te responder!Seja o primeiro a fazer uma pergunta sobre esta receita!
Você fez esta receita? Queremos sua avaliação!
Compartilhe conosco sua experiência. A receita ficou boa?
avaliações
Ainda não há avaliações nesta receita. Seja o primeiro a avaliar!