Aprenda a preparar essas balinhas de caramelo que foram febre nos anos 90 e mate a saudade da infância! O passo a passo é simples, mas requer paciência: ela precisa de 24 horas de descanso antes de ser cortada. O resultado? Uma delícia que vale cada minuto!
Ingredientes
Publicidade
Modo de preparo
-
Separe os ingredientes na bancada para agilizar o preparo;
Receiteria
-
Em uma panela de fundo grosso, coloque o açúcar e leve ao fogo médio-baixo. Mexa constantemente até que o açúcar derreta completamente e a mistura fique homogênea;
Receiteria
-
Depois, adicione a manteiga e misture até incorporar novamente. Coloque o creme de leite e o sal, e mexa constantemente até obter um caramelo cremoso e que não gruda mais na panela;
Receiteria
-
Transfira a mistura para um recipiente retangular untado com um pouco de manteiga (não exagere, para não pegar o sabor na bala). Para ter balas mais altas, opte por um recipiente menor. Leve à geladeira por 24 horas para firmar;
Receiteria
-
Retire da geladeira e corte as balas no tamanho de sua preferência. Agora é só aproveitar!
Receiteria
Publicidade
anote aí...
Há alguns truques para deixar sua bala de caramelo com o melhor sabor. Por exemplo, quando estiver derretendo o açúcar, se atente para que não queime ou escureça demais, evitando assim que fique amargo. Utilize também o creme de leite em temperatura ambiente, isso ajudará no ponto.
E falando em temperatura, a consistência depende muito do clima e da localização. Se o clima de sua cidade for muito quente, as balinhas podem ficar mais moles e grudentas. Caso queira a bala sempre firme, mantenha armazenada na geladeira.
Essa receita rendeu cerca de 350 gramas, 25 balinhas com 14 gramas cada. As balas embaladas em papel transparente podem ser uma opção interessante para se usar em aniversários e surpreender as crianças. E por que não preparar essa delícia com elas? Veja agora nossa seleção de receitas para fazer com a criançada e mãos na massa!

Minha paixão pela cozinha começou na infância, aprendendo a cozinhar com minha mãe e avó. Cresci passando a limpo receitas dos cadernos da minha mãe e assistindo a programas de culinária, o que despertou o sonho de estudar gastronomia. Hoje, sou designer, gastrônoma e pós-graduada em Food Design. Para mim, cozinhar é como uma alquimia: uma mistura de temperos, ervas e sabores!
minhas receitas instagramExperimente também...
Publicidade
avaliações
Ainda não há avaliações nesta receita. Seja o primeiro a avaliar!