Para o manjar, não existe meio-termo: fica levinho, aerado e sem gruminhos, ou fica pesado, muito doce, nada especial. Estudamos e preparamos esta receita até chegar à textura, sabor e leveza que uma sobremesa afetiva deve ter. Faça este clássico da culinária brasileira.
Ingredientes para o manjar
Ingredientes para a calda
Publicidade
Modo de preparo do manjar
Receiteria
Receiteria
Receiteria
Receiteria
Modo de preparo da calda e finalização
Receiteria
Receiteria
Receiteria
Receiteria
Publicidade
Como preparar um manjar de coco perfeito?
O manjar de coco é muito servido em festas e ocasiões especiais, como ceia de Natal e de Ano Novo. A calda de ameixa contrasta cor a cor branquinha do manjar, oferecendo uma apresentação refinada e delicada. É o tipo de sobremesa que todo mundo consegue preparar sem dificuldade. Entretanto, é importante ficar de olho nos detalhes. Confira as dicas:
Use ingredientes de qualidade: principalmente o leite condensando e o creme de leite precisam ser de qualidade. Você pode usar um creme de leite fresco, que possui alto teor de gordura, deixando o manjar mais cremoso e com textura aveludada. Se for usar coco ralado industrializado, escolha uma marca sem adição de açúcar para manter o sabor da sobremesa bem equilibrado. O coco ralado fresco oferece um sabor mais intenso.
Evite a formação de gruminhos: se o amido de milho não for bem dissolvido, ele vai empelotar e deixar o manjar cheio de gruminhos. Nunca dissolva o amido em leite quente. Faça conforme a receita: misture o amido com o leite, que deve estar gelado ou em temperatura ambiente. Mexa bem até dissolver completamente. Também é importante mexer o manjar durante todo o cozimento – se surgir algum gruminho, use uma colher de pau para desfazê-lo.
Cuidado com o ponto do manjar: o manjar deve ser cozido em fogo baixo, mexendo bem, até engrossar. Teste o ponto: coloque um pouco da mistura em uma colher e observe se ela está levemente cremosa – se estiver, quando esfriar, a sobremesa ganhará firmeza sem perder a maciez. Se a textura estiver muito grossa, após esfriar, o manjar ficará ainda mais duro. Não use mais amido de milho do que o recomendado na receita.
Desenforme com cuidado: tradicionalmente, o manjar é moldado em uma forma redonda com furo no meio. Para evitar que o creme grude na forma, é importante untá-la com um pouco de óleo ou manteiga antes de despejar a mistura. Se a forma for de silicone, o manjar tende a se soltar com mais facilidade. Se for de alumínio, passe uma faca por toda a lateral, desgrudando o manjar da forma. Depois, é só colocar um prato sobre a forma e virar ambos os recipientes de uma vez só para desenformar.
Respeite o tempo de resfriamento: se você tentar desenformar o manjar após 1 hora na geladeira, provavelmente ele vai se despedaçar inteiro. O ideal é deixar o manjar resfriando por, pelo menos, 4 horas antes de servir. Se possível, prepare a noite para servir no dia seguinte – além de garantir um resfriamento correto, esse descanso deixará o sabor mais acentuado. Não indicamos resfriar o manjar no congelador, pois isso pode alterar a textura, deixando a sobremesa com pontinhos cristalizados.
Prepare a calda corretamente: seu manjar pode ter ficado lindo e cremoso, porém se a calda não estiver saborosa, ela será a vilã da sobremesa. Prepare a calda em fogo baixo e tenha muito cuidado para o açúcar não queimar – ele deve ficar com um tom de caramelo mais claro. Se ficar muito escuro, talvez tenha queimado e o sabor será amargo. Após adicionar as ameixas à calda, continue de olho, pois ainda há o risco de queimar. Não despeje a calda quente sobre o manjar, espere esfriar, para evitar uma interferência na textura.
Se você seguir o passo a passo corretamente, pode ter certeza que a sua sobremesa será um manjar dos deuses! Diquinha para finalizar com perfeição: algo que acontece muito em sobremesas cremosas é a formação de uma película grossa na superfície do doce. Para evitar, basta tampar a forma com plástico-filme, deixando-o em contado com o manjar (veja o passo 4 do preparo do manjar).
Posso substituir a calda de ameixa?
A calda de ameixa é uma das opções mais tradicionais para acompanhar o manjar de coco. Embora a calda seja doce, as ameixas possuem um leve acidez, que harmoniza perfeitamente com o frescor do coco.
Outro ponto positivo da calda de ameixa é a apresentação – as frutas em calda oferecem uma cor roxa e textura carnuda que se destacam no manjar branco. No entanto, essa não é a única opção, seja por gosto pessoal ou por falta de ingredientes, você pode preparar outras caldas para o manjar. O principal ponto a se considerar é a harmonização de sabores.
Já preparamos um manjar de coco com calda de morango que ficou simplesmente delicioso. Para a calda, usamos morangos frescos picados, açúcar e um pouquinho de suco de limão, que ajuda a equilibrar a acidez e deixa o preparo com uma cor brilhosa. Na decoração, utilizamos morangos frescos e folhinhas de hortelã. Ficou um charme – as cores são perfeitas para uma ceia natalina.
Aliás, caldas de frutas vermelhas são muito populares para acompanhar manjar. Além do morango, você pode optar por uma calda de framboesa ou amora. Outra alternativa é preparar uma compota com as 3 frutas. Além de uma cor vibrante, você terá uma calda docinha e com uma leve acidez.
Para quem gosta de sabores tropicais, nossa dica é apostar no xarope de abacaxi. A receita leva abacaxi, limão, mel, gengibre e hortelã. O preparo é fácil: basta picar o abacaxi em cubinhos pequenos e cozinhar todos os ingredientes juntos em fogo baixo por 20 minutos. O resultado é uma calda menos doce com uma cor amarela linda.
Ainda nas opções de frutas tropicais, você pode fazer uma calda de maracujá, de manga ou de laranja. Agora, se o tempo estiver corrido, aposte na tradicional calda de pudim, que entrega uma apresentação mais simples, porém combina muito com manjar. Vale decorar com lascas de coco fresco para trazer um charme.
Se não quiser, não precisa preparar uma calda. Basta finalizar o manjar com uma camada generosa de coco ralado. Enfim, há muitas opções – é só escolher a sua preferida. Ou cada vez que preparar manjar, faça uma calda diferente. Experimentar novos sabores e combinações tira a gente da rotina, além de deixar a cozinha mais divertida.

Prazer, Carlos! Sou um cozinheiro autodidata. Cresci com os livros de culinária de minha mãe, aprendi as receitas da família e me apaixonei por confeitaria. Em meus preparos, gosto de contar histórias, envolver as pessoas e criar memórias.
minhas receitas instagram
Manjar branco
Publicidade
Tem dúvidas sobre esta receita?
Faça sua pergunta e nossa equipe irá te responder!Perguntas e Respostas (6)
Você fez esta receita? Queremos sua avaliação!
Compartilhe conosco sua experiência. A receita ficou boa?
avaliações
filtrar ordenar Verônica
05/06/2025
Cris
09/04/2025
pireslavigne@yahoo.com
28/12/2024
VANDA
20/12/2024
Elaine
26/12/2023
Alair Armando
24/12/2023
Maria Elena da Silva Prado
23/12/2023
Maria Conceição
17/12/2023
Maria
14/12/2023
Eliane
27/11/2023
cosme dos Santos
28/09/2023
Raquel
19/08/2023
Marli
04/08/2023
Mirian
16/05/2023
Adelvanenascimento@gmail.com
15/04/2023
Suzana Borges
01/04/2023
Ju Guerreiro
17/02/2023
Diana
14/02/2023
Rogério Aparecido Rodrigues
08/01/2023
Lucy
02/01/2023
Publicidade