30 receitas de arroz de forno deliciosas para você variar seu cardápio

Por
Atualizado em 03.08.21

O arroz é um ingrediente que está presente na mesa da maioria dos brasileiros diariamente. É rico em carboidratos saudáveis, que tem o papel de fornecer energia ao nosso corpo. Além dos carboidratos, ele também é rico em proteínas, vitaminas e minerais que são essenciais.

Publicidade

Por ser um prato que está tão presente na nossa mesa, é interessante conhecer receitas em que você possa variar o modo de preparo, os ingredientes e até mesmo reaproveitar aquele arroz que sobrou do almoço, e o arroz de forno é perfeito para essas situações.

Confira 30 receitas de arroz de forno prático, com carnes e embutidos, peixes e frutos do mar, vegetarianos e cremosos para você testar na sua cozinha:

Arroz de forno prático

1. Arroz de forno à parmegiana: para preparar esse prato, além do arroz, você vai precisar de mussarela, presunto, tomate, molho de tomate e orégano. O modo de preparo é bem simples, só é preciso cortar os ingredientes e distribuí-los em camadas em um refratário. Depois que a montagem estiver pronta, leve ao forno até o queijo derreter.

2. Arroz de forno com milho e ervilha: para acompanhar o arroz, os ingredientes sugeridos nessa receita são: milho, ervilha, molho de tomate, creme de leite e um queijo de sua preferência. Você só precisa cozinhar o arroz e depois misturá-lo com o restante dos ingredientes em um refratário e levar ao forno.

Publicidade

3. Arroz de forno fácil: os ingredientes escolhidos para acompanhar o arroz nessa receita foram mussarela, presunto, manjericão, pimenta, azeite e queijo parmesão. Você só precisa colocar os ingredientes em camadas em um refratário e levar ao forno. Uma dica para que o arroz fique úmido, é regar um pouco de azeite sobre ele.

4. Arroz de forno com frango fácil: além do frango desfiado e temperado, você também vai precisar de arroz cozido, presunto, cenoura, requeijão, mussarela e orégano para montar esse prato. Apesar de ser uma receita caprichada, é bem fácil de fazer. O sucesso é garantido!

5. Arroz de forno simples: essa receita pede apenas arroz cozido, leite, manteiga, queijo parmesão, ovos e sal. É um prato simples pelos ingredientes e também pelo seu modo de preparo.

Publicidade

6. Arroz de forno com legumes: arroz cozido, abobrinha, berinjela, tomate, salsa, parmesão e temperos são os ingredientes que você vai usar para preparar esse prato. Depois de refogar os legumes, basta misturar com o arroz, salpicar queijo e levar ao forno para gratinar.

7. Arroz de forno com frango defumado: além do arroz cozido e do frango defumado, para preparar essa receita você também vai precisar de requeijão, mussarela, parmesão e champignon, além de temperos.

8. Arroz de forno agridoce: para acompanhar o arroz cozido, essa receita sugere usar seleta de legumes, champignon, queijo e tomate, além de temperos. O ingrediente escolhido para dar um toque agridoce ao prato foi o mel.

Arroz de forno com carnes e embutidos

9. Arroz de forno com frango e castanha: para preparar essa receita, primeiro o arroz deve ser cozido. Depois disso, misture o arroz com frango cozido desfiado, mussarela e castanha de caju. O próximo passo é levar ao forno até que o queijo derreta.

10. Arroz de forno com frango: nessa receita, o arroz é cozido junto com o frango, mas antes disso, é preciso cozinhar, desfiar e temperar a carne. Depois que o arro estiver pronto, é hora de distribuí-lo em um refratário, com camadas de queijo. Após terminar essas etapas, basta levar ao forno para o queijo derreter.

11. Arroz de forno com frango e seleta de legumes: nessa receita, o arroz cozido é misturado com um refogado de frango desfiado, molho de tomate e seleta de legumes. Para a montagem, é só intercalar camadas de arroz, presunto e queijo mussarela.

12. Arroz de forno com frango e catupiry: essa é outra receita em que os ingredientes não são misturados ao arroz, mas sim, montados em camadas em um refratário. As camadas são montadas com arroz cozido, frango refogado e catupiry.

13. Arroz de forno com linguiça: a linguiça escolhida para preparar essa receita foi a toscana. Além dela, o prato também leva ingredientes como cenoura, molho de tomate e mussarela ralada. O resultado é um arroz molhadinho e muito saboroso!

14. Arroz de forno colorido com calabresa: essa é uma receita em que o arroz não precisar ser cozido antes de ir ao forno. Para deixar o prato colorido, os ingredientes escolhidos foram alho-poró, cenoura, pimenta, repolho roxo, tomate, queijo provolone e calabresa.

Publicidade

15. Arroz de forno com carne moída e molho branco: para essa receita é preciso preparar o arroz e a carne moída separadamente, e depois que estiverem prontos, misturá-los em um refratário. Você também pode acrescentar cenoura ralada, milho e ervilha. Quando todos os ingredientes já estiverem misturados, você só precisa cobrir com molho branco e queijo ralado.

16. Arroz de forno com pato: essa é uma receita que demora para ser preparada, porém não é muito trabalhosa. O sabor do pato pato é marcante e sua textura delicada

17. Arroz de forno com lombo e bacon: essa receita é um pouco demorada de ser feita, caso você não tenha um lombo desfiado pronto, mas seu preparo é bem simples. Além do lombo e do bacon, a sugestão é acrescentar legumes ao arroz.

Arroz de forno com peixes e frutos do mar

18. Arroz de forno com camarão e pesto: para quem gosta de sabores marcantes, essa receita pode ser uma boa pedida, já que tanto o camarão, como o molho pesto, possuem sabores de destaque.

19. Arroz de forno com camarão: esse é um prato que mistura diversos sabores. Além do camarão, a sugestão é acrescentar ao arroz cozido queijo gruyère, alho-poró e diversos temperos.

20. Arroz de forno com bacalhau: essa é uma receita simples de ser feita, mas demora para ser servida, pois deve ficar bastante tempo no forno. Uma dica muito importante é dessalgar o bacalhau antes de preparar esse prato.

21. Arroz de forno com peixe-porco: uma das sugestões para preparar esse prato é cozinhar o peixe inteiro, mas sem a pele. Depois de pronto, basta desfiar o peixe e colocar em um refratário junto com o arroz já cozido. Outra sugestão é usar diversos temperos, para que o prato fique com um sabor especial.

Cremosos

22. Arroz de forno com bacon e cogumelos: antes de misturar o bacon e o cogumelo ao arroz cozido, é feito um molho com esses ingredientes. Essa combinação deixa o prato cremoso e saboroso.

23. Arroz de forno com creme de leite: esse é um arroz de forno bem simples, que você pode usar como base para adicionar os ingredientes que mais te agradam. Ele é feito apenas com arroz cozido, creme de leite, leite, gemas e temperos.

Publicidade

24. Arroz de forno com frango: para quem gosta de um prato bem temperado, essa é uma boa opção. Além de frango, a receita também pede bacon milho e pimentão. O arroz é cozido na mesma panela em que o bacon foi frito e com a água que o frango foi cozido, o que deixa o sabor bem marcante. Maionese é usada para dar cremosidade ao prato.

25. Arroz de forno de risoto: a sugestão para preparar esse prato é usar um arroz específico para risoto, como o arbóreo, por exemplo. Para acompanhar um arroz a dica é usar salame e queijo provolone.

26. Arroz de forno com presunto e queijo: a dica dessa receita é começar o preparo pelo creme, que é feito com ovos, creme de leite e salsinha. Depois disso, coloque o arroz cozido em um refratário, cubra com o creme, presunto e queijo, e leve ao forno.

27. Arroz de forno com queijo e creme de leite: essa receita é bem simples de ser feita, já que todos os ingredientes, menos o queijo parmesão, são misturados e colocados em um refratário. O parmesão deve ser jogado por cima de todos os ingredientes, para que vire uma crosta de queijo crocante.

Vegetarianos

iStock

28. Arroz de forno estilo paella: esse é um prato que possui diversas etapas, mas a receita traz um passo a passo bem detalhado. Vale a pena testar em casa e saborear esse arroz supercompleto!

29. Arroz de forno com vegetais, ovo e parmesão: os vegetais escolhidos para acompanhar o arroz nessa receita foram cebola, cenoura, couve-flor, brócolis, vagem, tomate e milho. Além disso, o prato também leva ovos e queijo parmesão para gratinar. O preparo é simples e o resultado é um arroz muito colorido.

30. Arroz de forno vegano: para fechar a lista, uma receita livre de ingredientes de origem animal. Aqui, os vegetais escolhidos para acompanhar o arroz foram cebola, cenoura, abobrinha, repolho, milho, ervilha e azeitonas. Antes de levar ao forno, a dica é cobrir o prato com purê de batatas e com resíduo de amêndoas torrado.

Com versões para diferentes gostos, variados ingredientes e métodos de preparo, o arroz de forno é um prato bem versátil para preparar em diversas situações. Escolha sua receita favorita e aproveite!