35 receitas incríveis e muito saborosas de macarrão à carbonara

Macarrão à carbonara é um prato italiano, que mistura a massa com pedaços pequenos de guanciale, pancetta ou bacon e com um molho de ovos e é, normalmente, servido com queijo ralado por cima. Porém, quando essa receita foi incorporada pelo continente Americano, outro ingrediente passou a ser utilizado com frequência no molho do macarrão à carbonara: o creme de leite.

Publicidade

O preparo dessa delícia é muito simples: primeiro, você deve colocar a massa para cozinhar em água quente com sal, depois, bata os ovos à mão formando um molho e, por último, frite a carne escolhida, deixando-a bem crocante. Esses três ingredientes devem ser misturados e servidos quentinhos.

Você pode aprender receitas tradicionais, receitas com creme de leite no molho e receitas que usam outros ingredientes especiais. Confira!

Receitas tradicionais

1. Macarrão à carbonara simples: para fazer uma receita de macarrão à carbonara tão gostosa quanto as dos restaurantes por aí, você vai precisar de guanciale, pancetta ou bacon, queijo pecorino ralado, espaguete, ovos, gemas, sal e pimenta. Cozinhe a massa enquanto frita a carne com a sua própria gordura, e, depois, em um pote, misture o queijo e os ovos. Por último, é só juntar os três e servir!

2. Macarrão à carbonara com pancetta: como já foi dito, você pode escolher qual carne, das três opções tradicionais, quer usar para preparar seu macarrão à carbonara, mas, nessa receita, a pancetta foi a escolhida. Ela é mais rica em sabor que o bacon, mas também é mais difícil de ser encontrada, então, se você se deparar com ela no mercado, não deixe de experimentar.

Publicidade

3. Macarrão à carbonara com salsinha: esse macarrão à carbonara usa apenas cinco ingredientes em seu preparo, sendo eles, bacon, ovos, queijo parmesão, salsinha e espaguete. O sal fica de lado nessa receita, já que o bacon é uma carne bem salgada e traz o sabor necessário ao prato. Por outro lado, a salsinha colabora para um gostinho diferente e uma apresentação mais bonita.

4. Macarrão à carbonara com salsinha e pimenta: a salsinha também aparece nessa receita, mas ao lado dela temos a pimenta do reino e o sal, trazendo um sabor mais forte e presente ao macarrão. Ao escorrer a massa bem quentinha, lembre-se de misturá-la com os ovos crus imediatamente. Dessa forma, os ovos vão cozinhar no calor!

5. Macarrão à carbonara com parmesão e pecorino: é hora de misturar os sabores tão particulares de dois queijos, o queijo parmesão e o queijo pecorino. Juntos, eles trazem textura e cremosidade ao prato. Além disso, você vai misturá-los também com um pouquinho de pimenta do reino moída e com três ovos inteiros para fazer um creme que será adicionado à massa.

Publicidade

6. Macarrão à carbonara com dois queijos e azeite: a mistura de parmesão e pecorino aparece novamente nessa receita, mas outro ingrediente também se destaque no preparo da massa, o azeite. Na verdade, ele é usado para fritar o bacon, deixando-o bem crocrante, mas colabora com o prato e dá um gostinho diferente e especial.

7. Macarrão à carbonara sem clara de ovo: essa receita de macarrão à carbonara leva dois ovos em seu preparo, mas separa a gema da clara, deixando essa última de lado e usando apenas as gemas do ovos. É claro que um pouquinho da clara ainda vai para o molho, já que é muito difícil separá-las por completo, mas o objetivo é deixar o molho bem amarelinho, misturando-o com o queijo.

8. Macarrão à carbonara com ovo caipira: ainda pensando na cor amarelada do molho, essa receita escolhe usar ovos caipiras, ao invés dos ovos de granja mais comuns. Além disso, o molho fica com bastante cremosidade por causa do queijo. Você não vai conseguir resistir!

9. Macarrão à carbonara com cebola: normalmente, os únicos temperos utilizados no macarrão à carbonara são a pimenta do reino e o sal, mas essa receita resolveu incorporar uma grande quantidade de cebola no prato. Você vai aproveitar a gordura soltada pelo bacon para dourar a cebola e deixá-la super saborosa!

10. Macarrão instantâneo à carbonara: macarrão à carbona já é uma receita super fácil e rápida de fazer, mas imagina se você puder substituir o macarrão tradicional por macarrão instantâneo? Isso mesmo, essa receita usa miojo, daqueles que ficam prontos em três minutos, para fazer um delicioso prato à carbonara.

Receitas com creme de leite

11. Macarrão à carbonara simples com creme de leite: como já foi dito, o creme de leite não é um ingrediente usado nas receitas tradicionais de carbonara, mas foi incorporado pelos americanos que buscavam ainda mais cremosidade para o prato. Nessa receita, o creme de leite é acrescentado por último, depois de todo o preparo da massa.

12. Macarrão à carbonara com creme de leite e alho picado: além do creme de leite, outro ingrediente foi utilizado nessa receita para dar um toque especial à massa, o alho. Você vai usar três dentes de alho picadinhos e fritá-lo na gordura soltada pelo bacon e acrescentá-lo por último ao prato.

13. Macarrão à carbonara com uma colher de creme de leite: se você quer uma massa levemente mais cremosa, mas sem perder as características tradicionais da carbonara, essa é a receita certa. Você vai colocar apenas uma colher de sopa de creme de leite no molho!

14. Macarrão à carbonara com creme de leite e cebola: essa receita de macarrão à carbonara é perfeita para os momentos em que você quer comer alguma coisa muito gostosa, mas que não dê muito trabalho. É rápida, fácil de fazer e agrada (quase) todo mundo.

Publicidade

15. Macarrão à carbonara com creme de leite e bacon frito no azeite: normalmente, o bacon frita com sua própria gordura, sem ter necessidade de banhá-lo no olho, mas você também pode usar um pouquinho de azeite para dourá-lo, incrementar ainda mais seu sabor.

16. Macarrão à carbonara com creme de leite e bacon frito na manteiga: outro ingrediente que pode ser usado para ajudar na fritura do bacon é a manteiga. Ela é um ingrediente muito saboroso, apesar de possuir bastante gordura, e vai deixar seu macarrão ainda mais delicioso.

17. Macarrão à carbonara com creme de leite e queijo pecorino: a mistura de creme de leite com queijo pecorino deixa o macarrão à carbonara extremamente cremoso e muito saboroso! O preparo continua super simples e vai agradar sua família, vale a pena testar essa receita!

18. Macarrão à carbonara com creme de leite e cheiro verde: cheiro verde é um raminho de ervas muito utilizados para temperar comidas deliciosas, normalmente ele contém cebolinha e salsinha, e é usado para trazer muito sabor a esta receita de macarrão à carbonara!

19. Macarrão à carbonara com creme de leite light: receitas com creme de leite podem ter bastante calorias, mas se você usar o creme de leite light pode deixar o prato mais leve e mais saudável. Que tal experimentar?

20. Macarrão à carbonara com creme de leite e noz moscada: outro tempero que deixa a comida com um gostinho muito especial e extremamente saborosa é a noz moscada. Essa receita é bem simples, mas esse ingrediente deixa o prato ainda mais gostoso!

Carbonara com vegetais

21. Macarrão à carbonara com abobrinha: essa receita de macarrão à carbonara recebeu o acréscimo da abobrinha. A abobrinha é um legume super saudável, nutritivo e saboroso e vai deixar seu prato ainda mais especial. Confira!

22. Macarrão à carbonara com shimejii: se você é fã de cogumelos, vai adorar essa receita! O tradicional macarrão à carbonara foi incrementado com shiimeji e ganho um novo sabor, forte e bem gostoso.

23. Macarrão à carbonara com alho poró: aprenda a substituir a pancetta ou o bacon por três alhos-poró médios fatiados e refogados no azeite. Use bastante queijo parmesão e pecorino para deixar o prato mais cremoso!

Publicidade

24. Macarrão à carbonara com ervilhas: as ervilhas são um vegetal muito usado em variações de macarrão carbonara por aí. Elas tem um sabor leve, mas fazem diferença no gostinho final do prato. Que tal experimentar?

25. Macarrão à carbonara com ervilhas e mix de pimentas pretas: a diferença dessa receita para a anterior, é o uso de um mix de pimentas pretas moídas na hora para temperar e incrementar o prato. Fica uma delícia!

Carbonara com outras carnes

26. Macarrão à carbonara com mortadela: as receitas tradicioanis de macarrão à carbonara levam guanciale, pancetta ou bacon em seu preparo, mas se você não tem nenhuma dessas delícias em casa, pode substituí-las por mortadela! É uma versão mais simples, porém não deixa de ser muito saborosa!

27. Macarrão à carbonara com carne seca: a carne seca é uma carne de sabor e textura muito presentes, porém com os ingredientes certos é possível criar um prato leve e equilibrado. Confira os ingredientes e o passo a passo da receita para não errar no preparo.

28. Macarrão à carbonara com linguiça calabresa: você já pensou em incrementar o bacon com linguiça calabresa no preparo de seu macarrão à carbonara? Essa receita te mostra que isso é possível e que o sabor do prato continua muito gostoso!

29. Macarrão à carbonara com lombo defumado: bacon e lombo defumado, é essa a proposta de combinação dessa receita. O prato deve ficar ainda mais saboroso e suculento com essa mistura. Vale a pena testar em casa!

30. Macarrão à carbonara com linguiça toscana: outra linguiça que pode ser usada para melhorar ainda mais o sabor do seu macarrão à carbonara é a toscana. Você vai dividir a linguiça em diversas parte, enrolá-las como se fossem almôndegas e fritá-las junto com o bacon.

Carbonara com ingredientes especiais

31. Macarrão à carbonara com vinho branco: nessa receita, dois dedinhos de vinho branco foram utilizados para aumentar o sabor do prato. Isso deixa a refeição mais especial e mais sofisticada, perfeita para um jantar romântico, por exemplo!

32. Macarrão à carbonara com tofu defumado: se você é vegetariano e achou que não encontraria a receita certa para você, se enganou! Esse macarrão à carbonara substituiu a carne de porco por tofu defumado e ficou uma delícia.

33. Macarrão à carbonara com leite: aqui, o creme de leite foi deixado de lado, e em seu lugar, foi usado meia xícara de leite morno, garantindo, ao mesmo tempo, cremosidade e leveza ao macarrão.

34. Macarrão à carbonara com suco de limão siciliano: o suco de limão siciliano foi usado nessa receita buscando equilibrar o sabor dos ingredientes e trazer um leve azedinho à massa. O resultado é muito saboroso!

35. Macarrão à carbonara com suco e raspas de limão siciliano: além do suco de limão siciliano, essa receita também utilizou as raspas do limão misturadas com bacon e alho douradinhos para incrementar o sabor do macarrão.

Como você pode perceber, nenhuma dessas receitas exige um grande conhecimento culinário, todas elas são simples e rápidas de fazer. O macarrão à carbonara é um prato perfeito para os dias em que você deseja uma refeição deliciosa, mas não tem muitos ingredientes em casa ou muito tempo para dedicar à cozinhar.

Macarrão à carbonara é uma das maneiras mais fáceis para preparar uma massa saborosa em pouco tempo, mas você também pode aprender a fazer macarrão alho e óleo e macarrão de panela de pressão para variar seu cardápio!