12 receitas de picles que vão te fazer ver esse prato com outros olhos

Escrito por    

Com certeza, você já ouviu falar em picles. Seja na salada, em hambúrgueres ou servidos como aperitivos, esses vegetais conservados em vinagre são muito comuns lá fora, mas aqui no Brasil ainda sofrem um pouco de preconceito – quem nunca viu alguém pedindo para tirar o picles do lanche?

Continua após o anúncio

Muita gente pensa que o picles só pode ser feito com pepinos, mas, na verdade, eles podem ser feitos com o vegetal que você preferir – como cebola, abobrinha, brócolis, cenoura, rabanete ou beterraba. Basta colocá-los em conserva com vinagre e sal e deixar o tempo necessário!

Se você já é fã de picles ou acha que está na hora de experimentar com outros olhos, confira essa seleção com 12 receitas para se deliciar:

1. Picles de cenoura, brócolis, rabanete e pepino

Foto: Reprodução / A CASA ENCANTADA

Saia do comum e confira como fazer picles com diversos vegetais além do pepino. Você pode utilizar cenoura, brócolis e rabanete como alternativa. O tempo de espera na geladeira depende da sua preferência: se gosta mais crocante, deixe apenas 5 dias, se prefere mais macio, são necessários 15 dias.

2. Picles de pepino cornichon

Foto: Reprodução / GORDELICIAS

Para fazer essa receita de picles, você só vai precisar de pepino cornichon – aquele menorzinho -, água, vinagre, açúcar e sal. Não se esqueça de lavar bem os vegetais antes de fazer, o consumo é feito com casca e tudo, então, a higienização é muito importante.

3. Picles de pepino com especiarias

Foto: Reprodução / COZINHA DA MATILDE

Que tal incrementar a receita clássica de picles com algumas especiarias? Acrescente grãos de mostarda, alho, coentro, louro, cravos, pimenta-do-reino e cebolas. Para não perder a crocância, lembre-se de não deixar muito tempo cozinhando.

Continua após o anúncio

4. Picles suecos

Foto: Reprodução / MALAS E PANELAS

Simples e fácil de fazer, essa receita de picles suecos é perfeita para acompanhar um sanduíche, carnes ou salada. O pepino que deve ser utilizado é o japonês, cortado em pequenas rodelas bem fininhas. Deixe de molho por até uma semana para não perder a cor e nem o sabor.

5. Picles de pepino fácil

Foto: Reprodução / GASTROLÂNDIA

Bem tradicional e muito fácil de fazer, essa receita de picles só usa pepino, vinagre, sal, açúcar e água, ou seja, ingredientes básicos. Ferva os ingredientes, coloque em potes de vidro e deixe por pelo menos 5 dias em descanso, antes de consumir. A receita dura até 5 meses!

6. Picles agridoce de tomate

Foto: Reprodução / SEM MEDIDA

Uma ótima opção para servir de aperitivo, junto com torradinhas, essa receita de picles agridoce de tomates vermelhos e amarelos fica uma delícia. Você vai precisar de tomates, açúcar, vinagre, tomilho e coentro. Experimente!

7. Picles de pepino com gengibre

Foto: Reprodução / COZINHA TRAVESSA

Essa versão do picles de pepino leva gengibre e pimenta malagueta, fazendo uma combinação incrível de sabores mais fortes e leves, como o do pepino. O modo de fazer é bem simples e tradicional. Aproveite!

8. Picles de pepino cornichon diferente

Foto: Reprodução / COZINHA DAL BO

Continua após o anúncio

Os cornichons são uma variação francesa do picles, feito com pepinos um pouco menores que os utilizados em receitas tradicionais. O segredo é colocar bastante vinagre, alho, cebola, tomilho, pimenta e o toque final vai para a fatia de limão siciliano no topo. Fica uma delícia!

9. Picles de pepino, cebola roxa e beterraba

Foto: Reprodução / TEMPERO ALTERNATIVO

Essa receita ensina a fazer o picles de pepino agridoce, com pepino japonês, açúcar, sal, vinagre e alho. Se você quiser outras opções em conserva, confira também as receitas de cebola roxa e beterraba em conserva, que levam praticamente os mesmos ingredientes.

10. Picles de rabanete

Foto: Reprodução / COZINHA VIBRANTE

Ótima opção para saladas, hambúrgueres e até mesmo como aperitivo, esse picles de rabanete é feito em apenas 15 minutinhos. Os ingredientes são simples e fáceis de encontrar – rabanete, sal, açúcar, vinagre, água, pimenta e alho. Veja como fazer!

11. Picles de cenoura, cebola, morango e beterraba

Com essa receita, você pode usar a sua criatividade e fazer o legume que desejar em conserva. A base é quase sempre a mesma, o que muda é o ingrediente principal e alguns temperos e ervas que desejar colocar. O vídeo mostra como fazer picles de cenoura, cebola, morangos e beterraba.

12. Picles de legumes

Essa versão de picles é um pouco diferente das outras, já que todos os ingredientes são colocados em conserva juntos. Perfeito para servir como aperitivo, em um jantar, os legumes escolhidos foram pepino, abobrinha, aspargos, cebola roxa, cenoura, rabanete e chuchu.

Viu como o picles não é feito necessariamente com pepino? Se você não gosta muito de pepinos, pode utilizar seus legumes favoritos e testar fazê-los em conserva. Para armazenar, capriche na escolha dos potes de vidros, existem muitas opções divertidas e que deixarão sua mesa ainda mais colorida!

PARA VOCÊ