10 receitas de purê de batata com creme de leite pra lá de gostosas

Escrito por                          

O purê de batata com creme de leite é um prato de textura marcante e sabor irresistível. O preparo pode ser incrementado com noz-moscada, queijos e até outros legumes, como a cenoura. Confira uma seleção de receitas de batata com creme de leite para incluir no seu cardápio culinário:

1. Purê de batata com creme de leite tradicional

Esse purê é feito com batata asterix. O legume é fervido na água com sal e levado para o forno. Depois, a batata é descascada, cortada e amassada. O preparo do purê ocorre na panela e é preciso combinar o vegetal amassado com a manteiga, o creme de leite e o sal. O prato é peneirado antes de servir.

2. Purê de batata com creme de leite e azeite

A batata é cozida, descascada, amassada e peneirada – se necessário – para compor esse purê. O vegetal é, então, combinado com o creme de leite fresco reduzido até incorporar. Depois, é hora de adicionar o creme azedo e a noz-moscada. Quando estiver tudo homogêneo, é preciso apenas finalizar com o azeite.

3. Purê de batata com creme de leite e pimenta-do-reino

Nessa receita a batata inglesa é utilizada para fazer o purê. Corte-a em pedaços e leve ao micro-ondas com água por 10 minutos. O creme de leite e a manteiga são, então, combinados com a batata e a mistura deve voltar ao micro-ondas. O tempero fica por conta do sal e da pimenta-do-reino.

4. Purê de batata com creme de leite e queijo

Aqui, a batata asterix é descascada, picada em pedaços e cozida no leite. O vegetal é peneirado e, depois de bem amassado, vai para a panela. Um pouco do leite do cozimento deve ser adicionado, além do creme de leite fresco, da noz-moscada, da manteiga e dos queijos gruyére e minas padrão ralados.

5. Purê de batata com creme de leite gratinado

Esse purê é composto pela batata amassada, leite, creme de leite, manteiga, sal e orégano. O preparo é feito em uma panela. A mistura é, então, colocada em uma assadeira e coberta por molho de tomate e queijo mussarela ralado. O prato vai para o forno por aproximadamente 15 minutos para gratinar.

6. Purê de batata com cebola

iStock


Essa receita traz a batata cozida na panela de pressão com água e sal. Após o cozimento, o vegetal é descascado e amassado. O preparo, então, ocorre na panela com a manteiga, a cebola, o alho, a batata amassada e o leite. O tempero é feito com sal e pimenta-do-reino.

7. Purê de batata com creme de leite e cenoura

Aqui, a batata e a cenoura picadas são cozidas na água com sal. Os legumes são processados e levados para a panela com manteiga, creme de leite, queijo mussarela ralado e salsa. O preparo é finalizado gratinando no forno por 20 minutos, com queijo parmesão ralado.

8. Purê de batata com creme de leite e requeijão

Nessa receita, a batata é picada em cubos e levada para cozinhar. O vegetal é amassado com ajuda da batedeira e vai para a panela com manteiga, alho, cebola, creme de leite e requeijão. O resultado é um purê bem cremoso e de sabor irresistível.

9. Purê de batata doce com creme de leite

Essa receita traz a batata doce cozida já descascada. O creme de leite fresco é combinado com o queijo gorgonzola em uma panela e a mistura é combinada com a batata doce amassada e a manteiga. O prato deve ser servido quente.

10. Purê de batata com creme de leite e alho

O purê dessa receita é feito colocando os pedaços de batata inglesa picados para cozinhar em água. A batata já amassada é levada para a panela com azeite, manteiga, alho, sal, creme de leite e pimenta-do-reino. A sugestão é servir com bife ancho.

O preparo do purê de batata com creme de leite é prático e vai te conquistar. A textura do prato é inconfundível e os temperos o deixam ainda mais gostoso. Veja também receitas de purê de batata com queijo, batata frita sequinha e purê de inhame!

PARA VOCÊ