13 receitas de rabanada de forno para se deliciar sem culpa

Escrito por                          

A rabanada é, com certeza, um prato bem tradicional e gostoso. Porém, a receita original é frita e nem todos gostam de comer fritura, já que não é uma opção muito saudável. Então, que tal experimentar fazer deliciosas rabanadas de forno?

Servidas em ceias e cafés da manhã de Natal no Brasil e em Portugal, as clássicas rabanadas surgiram no século XV. Outros países também servem variações, sendo a mais popular a french toast, da França.

Confira 13 receitas de rabanadas de forno, desde as mais simples até aquelas mais complexas.

Rabanadas de forno simples

Foto: Reprodução / Na Minha Panela

1. Rabanada de canela assada: aprenda a fazer uma deliciosa rabanada assada com muita canela. A cobertura de doce de leite é um complemento perfeito para a sua rabanada, mas pode ser dispensada, caso prefira.

2. Rabanada clássica: essa receita te ensinará a fazer a clássica rabanada, em suas versões assada e frita. A diferença no preparo das duas não é grande, e a receita aponta os passos diferentes que precisam ser feitos.

3. Rabanada em meia hora: faça uma deliciosa rabanada assada em apenas meia hora! Essa delícia leva bastante leite condensado e é perfeita para um café da manhã rápido e muito gostoso.

4. Rabanada assada de baguete: aproveite aquele pão baguete para fazer uma deliciosa rabanada assada! A dica é ficar de olho no forno e, para garantir que não fique ressecada, regar com leite sempre que achar necessário.

5. Rabanada sem leite condensado: quer uma receita que economize nas calorias? Essa versão de rabanada é assada e não leva leite condensado, ou seja, você pode comer sem nenhuma culpa.

6. Rabanada assada com pão de forma: a maioria das receitas de rabanada usam o pão francês ou similares em seu preparo. Essa versão é feita com o pão de forma e também não leva leite condensado.

7. Rabanada assada light: essa receita de rabanada light é assada e não leva açúcar nem leite condensado. Com leite desnatado e adoçante culinário, essa rabanada é uma opção para quem ama o doce mas não quer exagerar nas calorias.

Rabanadas de forno especiais

Foto: Reprodução / Cozinha Vibrante

8. Rabanada com doce de leite e pingos de chocolate: além dessa receita ser deliciosa, essa rabanada fica muito bonita para ser servida no café da manhã do Natal. A rabanada é feita com pão brioche, assada no forno e incrementada com doce de leite e gotas de chocolate.

9. Rabanada de forno com restos de panetone e doce de leite: se você adora panetone e rabanada, junte esses dois pratos tradicionais natalinos! Sirva essa rabanada bem quentinha e com bastante doce de leite.

10. Torta de rabanada: reaproveite aqueles pãezinhos franceses que já estão adormecidos e faça uma deliciosa torta de rabanada. A consistência dessa torta é parecida com a de um pudim e o cheirinho de canela vai te levar a loucura!

11. Rabanada de maçã ao forno: que tal experimentar uma receita mais sofisticada de rabanada? Feita ao forno com croissant ou pão adormecido e com gostinho de maçã, a apresentação dessa receita fica maravilhosa.

12. Torta rabanada com banana e uva passa: essa torta de rabanada completamente assada, além de muito bonita, fica muito gostosa. As bananas e uvas passas incrementam bem o sabor e a dica é servir com sorvete de creme.

13. Rabanada em formato de estrela: aproveite o Natal e faça suas rabanadas assadas em formato de estrela. O sabor delicioso você já conhece e esse formato divertido vai fazer sucesso entre crianças e adultos.

Com todas essas opções, é impossível não sentir vontade de comer uma deliciosa rabanada. Além das rabanadas assadas, existem outras receitas também: é possível prepará-las fritas, recheadas ou em versões restritivas, por exemplo. Experimente!

PARA VOCÊ