13 receitas de tortilha espanhola para conhecer esse prato prático

Escrito por    
Em 21.07.20

A tortilha espanhola é um prato que pode deixar seus lanches e refeições mais completos. Feito em apenas uma frigideira, sua versão mais tradicional combina batatas fritas com ovo batido. Para incrementar, pode-se usar temperos diferentes e até outros vegetais. Confira receitas deliciosas:

Continua após o anúncio

1. Tortilha espanhola clássica

 

Essa é a versão tradicional da tortilha e tem um preparo prático. O azeite é utilizado para fritar os pedaços de batata e refogar as cebolas. O tempero é feito apenas com sal, e os ovos são adicionados à frigideira depois que o recheio já está pronto.

2. Tortilha espanhola com salsinha e cebolinha

Aqui, a batata asterix é o recheio da tortilha e deve ser cortada em meia-lua. A cebola utilizada pode ser picada em formato de cubos ou pétalas. Os ingredientes são fritos com azeite, e o toque verde é feito com salsinha e cebolinha. Para temperar, você vai usar sal e pimenta.

3. Tortilha espanhola com alho

O alho é um ingrediente que adiciona muito sabor aos pratos, e não é diferente com a tortilha. O vegetal é o diferencial do tempero dessa versão, que também leva pimenta-do-reino, cebola e sal. O recheio é feito com batatas, que são fritas no azeite.

4. Tortilha espanhola com óleo de coco

Essa receita tem o óleo de coco como diferencial. Além de ser uma fonte de gordura saudável, ele dá um sabor especial para o prato. Os outros dois ingredientes são os ovos e a batata asterix. O tempero fica por conta do sal e da pimenta-do-reino preta. Saiba como fazer.

5. Tortilha espanhola com açúcar

Continua após o anúncio

Nessa opção de tortilha, as batatas devem ser cortadas e cozidas em água. Para dourar, você vai fritá-las no azeite. Os ovos devem ser batidos antes de levar a mistura para a frigideira. Além do sal do tempero, o açúcar ajuda a equilibrar a acidez do prato.

6. Tortilha espanhola com pimentão vermelho

Essa versão é mais colorida, já que conta com o pimentão no recheio e salsa fresca na finalização. A batata escolhida é a baroa, e seus pedaços devem ser fritos com azeite. Uma dica é potencializar o sabor do prato adicionando páprica picante. Confira o passo a passo.

7. Tortilha espanhola com mix de pimentões

Aqui, o recheio é incrementado com dois pimentões, o vermelho e o amarelo, refogados com cebola. As batatas picadas são douradas no azeite e devem ser enxugadas com um papel toalha, antes de cozinhar com os ovos. Para finalizar o prato, deve-se salpicar salsinha.

8. Tortilha espanhola com pouco azeite

A tortilha espanhola é um prato conhecido por usar muito azeite, mas essa receita prova que é possível utilizar menos gordura. Depois de fritar as batatas, deve-se adicionar a cebola e o alho e refogar tudo. Então, é só combinar com o ovo e voltar à frigideira.

9. Tortilha espanhola com batata-doce

Essa é uma versão bem incrementada de tortilha. Para inovar, utiliza-se batata-doce em vez da convencional. Além disso, o recheio conta com bacon, brócolis e cebola roxa. Outro diferencial é que o preparo leva uma camada de parmesão ralado por cima.

10. Tortilha espanhola com batata roxa

A batata roxa dá uma cor diferente para essa versão de tortilha. O vegetal deve ser frito com óleo ou azeite, alho com casca e ramos de alecrim. Isso deixa o prato, que também é temperado com sal e pimenta, com um gostinho bem especial. Veja o modo de preparo.

Continua após o anúncio

11. Tortilha espanhola na airfryer

Também é possível fazer esse prato típico espanhol de forma prática, na airfryer. Para colocar a mistura dos ingredientes, você pode usar um recipiente de cerâmica ou alumínio. As batatas são fritas e, então, o ovo é adicionado. A sugestão é usar azeitona no recheio.

12. Tortilha espanhola com batata cozida

iStock

Aqui, os pedaços de batata são pré-cozidos em água antes de dourar. As cebolas são fritas no azeite e o preparo tem como diferencial o uso do creme de leite, que dá uma consistência cremosa. O tempero é feito com sal e pimenta-do-reino. Confira a receita completa.

13. Tortilha espanhola vegana

Há também uma versão da tortilha que não leva ovo. A massa do preparo tem como base a farinha de grão-de-bico. O refogado que recheia o prato leva cebola, alho, pimentão amarelo e salsinha. Para acrescentar cor, você pode usar açafrão-da-terra.

A tortilha espanhola é um prato que pode ser feito em poucos minutos e surpreende pelo sabor. Além disso, é uma opção interessante para vegetarianos, já que a maioria dos preparos não leva carne. Dê uma olhada também em outras receitas com batata asterix!

PARA VOCÊ