O creme de confeiteiro é um preparo clássico da confeitaria e é super fácil de fazer em casa. Para deixar ainda mais gostoso, experimente substituir a essência de baunilha pela baunilha em fava, o sabor fica mais intenso e o creme fica mais aromático.
Ingredientes
Publicidade
Modo de Preparo
-
Antes de começar o preparo, separe as gemas das claras. Peneire as gemas em um recipiente. Organize sua bancada e separe os demais ingredientes para a receita;
Receiteria
-
Em uma panela ainda fora do fogo, adicione as gemas, o amido de milho e o leite condensado. Misture bem com uma espátula de silicone até obter uma mistura lisa e homogênea;
Receiteria
-
Acrescente o leite e mexa novamente até incorporar;
Receiteria
-
Em seguida, ligue o fogo médio e mexa constantemente por 8 minutos, até começar a engrossar;
Receiteria
-
Junte a essência de baunilha e volte a misturar por mais 2 minutos, até levantar fervura e começar a borbulhar levemente;
Receiteria
-
Quando o creme estiver no ponto de escorrer devagar da espátula, isso leva cerca de 6 minutos, desligue o fogo;
Receiteria
-
Transfira para um tigela de vidro e forre com um plástico culinário em contato com o creme, para não criar película. Deixe esfriar por 120 minutos antes de utilizar;
Receiteria
-
Prontinho! Utilize esse creme delicioso para rechear sonhos, choux e tortas doces.
Receiteria
Publicidade
anote aí...
O creme de confeiteiro é um verdadeiro queridinho da confeitaria, reconhecido por sua textura firme e ao mesmo tempo leve, o que o torna extremamente versátil. Ele combina bem com preparações quentes ou frias, mantendo sempre sua consistência suave e sedosa. Além disso, seu sabor equilibrado permite que seja utilizado tanto em receitas simples quanto nas mais elaboradas.
Esse creme é perfeito para recheios, coberturas e como base para diversas sobremesas clássicas. Sua estrutura estável permite que ele sustente camadas de bolos, tartes e bombas, sem perder a cremosidade. Também pode ser servido acompanhando frutas frescas, trazendo contraste entre o doce do creme e o frescor das frutas.
No final do ano, quando costumamos preparar uma grande variedade de doces, vale testar essa versão feita com leite condensado. Experimente servir o creme com pêssegos, ameixas ou figos: além de elegância, essas frutas acrescentam frescor e ressaltam o toque aveludado do creme. Para apresentar, sirva em recipientes individuais ou em uma travessa bonita, criando um visual convidativo para a mesa de sobremesas.
Pelo sabor super gostoso, esse creme pode ser consumido como a própria sobremesa e todos vão adorar, e você sempre pode usa-lo para rechear outros preparos, essa versatilidade é um dos pontos fortes dele. Agora, se você gosta de um creme mais chocolatudo para os seus recheios, recomendamos que confira o nosso creme de chocolate para recheio de bolos, ele é doce na medida certa, e você pode adaptar a quantidade de chocolate para o seu paladar. Experimente!

Prazer, Jaque! Minha paixão por culinária vem da infância. Gosto de comida de verdade, com ervas frescas, ingredientes locais e sem desperdício. Tenho uma chácara, onde cultivo legumes, galinhas, temperos etc. Faço bolos, pães, pizzas, massas e carnes. Também gosto muito de mesa posta, atenciosa aos detalhes.
minhas receitas instagramPublicidade
Tem dúvidas sobre esta receita?
Faça sua pergunta e nossa equipe irá te responder!Seja o primeiro a fazer uma pergunta sobre esta receita!
Você fez esta receita? Queremos sua avaliação!
Compartilhe conosco sua experiência. A receita ficou boa?
avaliações
Ainda não há avaliações nesta receita. Seja o primeiro a avaliar!