Esta pasta de pistache concentra sabor, cor e aroma sem conservantes ou corantes. O truque é retirar a pele, secar bem e processar com óleo neutro até soltar os óleos naturais do pistache. Resultado: uma base cremosa e intensa para ganaches, gelatos, bolos e sobremesas finas, com toque totalmente artesanal.
Ingredientes
Publicidade
Modo de Preparo
-
Para começar, separe todos os ingredientes sobre a bancada e preaqueça o forno a 200 °C. Se necessário, descasque os pistaches;
Receiteria
-
Coloque o pistache na água morna e deixe de molho por 15 minutos;
Receiteria
-
Escorra e transfira imediatamente para a água gelada com gelo por 2 minutos, para choque térmico;
Receiteria
-
Em seguida, seque os pistaches com guardanapo de tecido ou papel toalha, retire a pele fina dos pistaches, esfregando com os dedos até ficarem bem verdes;
Receiteria
-
Espalhe os pistaches sem pele em assadeira, em camada única. Leve ao forno por 12 a 15 minutos apenas para secar, mexendo na metade do tempo;
Receiteria
-
Em uma panela, adicione o açúcar e as 2 colheres de sopa de água. Leve ao fogo médio e mexa só até dissolver. Quando ferver, reduza o fogo ao mínimo e mantenha por 2 minutos, sem mexer;
Receiteria
-
Depois, junte de uma vez os pistaches secos e misture rapidamente para que o açúcar cristalize ao redor deles;
Receiteria
-
Transfira imediatamente os pistaches açucarados para um processador;
Receiteria
-
Adicione o óleo e processe, raspando as laterais com frequência, até obter uma pasta;
Receiteria
-
No início parece que não vai dar certo, mas são 18 min. aproximados para que obtenha uma pasta lisa e brilhante;
Receiteria
-
E está pronto! Passe a pasta para um pote de vidro limpo, preencha até o topo para minimizar o contato com o ar, tampe bem e leve à geladeira.
Receiteria
Publicidade
anote aí...
Este ingrediente que está em evidência tem um sabor marcante e sofisticado, capaz de transformar preparos simples em sobremesas elegantes. A pasta de pistache pode ser usada em recheios, coberturas, cremes e até mesmo incorporada em massas doces. Além disso, combina perfeitamente com frutas, chocolates e sabores neutros, criando um equilíbrio irresistível.
Sirva com torradas, pães ou biscoitos para um toque refinado no café da manhã ou lanche da tarde. Sua textura cremosa e sabor delicado realçam preparos simples, tornando-os especiais. Também é uma excelente opção para acompanhar queijos suaves ou até dar um toque gourmet em receitas salgadas.
A durabilidade da pasta de pistache caseira é de até 60 dias se mantida bem armazenada em geladeira. Se o vidro for maior que a quantidade do preparo, cubra a superfície com filme plástico, evitando o contato com o ar e a oxidação. Dessa forma, a cor e o sabor permanecem intensos por muito mais tempo, preservando a qualidade do produto.
Se você gosta de usar pastas para rechear ou incrementar preparos, temos algumas outras opções para você. Por exemplo, a nossa pasta de amendoim, assim como essa de pistache, é perfeita para comer com pães ou torradas, e fica incrível quando combinada com geleias, uma delícia!

Prazer, Jaque! Minha paixão por culinária vem da infância. Gosto de comida de verdade, com ervas frescas, ingredientes locais e sem desperdício. Tenho uma chácara, onde cultivo legumes, galinhas, temperos etc. Faço bolos, pães, pizzas, massas e carnes. Também gosto muito de mesa posta, atenciosa aos detalhes.
minhas receitas instagramPublicidade
Tem dúvidas sobre esta receita?
Faça sua pergunta e nossa equipe irá te responder!Seja o primeiro a fazer uma pergunta sobre esta receita!
Você fez esta receita? Queremos sua avaliação!
Compartilhe conosco sua experiência. A receita ficou boa?
avaliações
Ainda não há avaliações nesta receita. Seja o primeiro a avaliar!