Molho cremoso, carne macia e cogumelos suculentos. Em menos de meia hora, você prepara um estrogonofe de carne muito saboroso. Atenção aos detalhes, como manter os cortes uniformes e dourar as tirinhas de carne ao invés de cozinhar. Rende bastante e, se sobrar, recheie sanduíches e pizzas.
Lista de ingredientes
Publicidade
Modo de preparo
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
[um_bookmarks_button post_id=”143846″]
Publicidade
Melhores carnes para fazer strogonoff
Para muitas pessoas, o strogonoff é a porta de entrada ao universo culinário. A primeira receita “diferente” que você prepara. E faz sucesso. Porque é fácil, combina com qualquer ocasião, desde um almoço do dia a dia até um jantar formal. Entretanto, há alguns detalhes que fazem a diferença na suculência e sabor do prato. Começando pela escolha da carne, as melhores opções são:
Filé mignon: uma carne macia, suculenta, com poucas gorduras e fibras, por isso mesmo, a escolha mais apreciada por muitos chefes para preparar strogonoff. O baixo teor de gordura do filé mignon equilibra bem com molhos cremosos, resultando em uma textura leve e agradável ao paladar. Entretanto, por ser um corte nobre, é uma das opções mais caras do mercado.
Alcatra: um corte de carne mais acessível (se comparado com o filé mignon), porém macio e muito saboroso. A alcatra é um músculo que fica na parte traseira do boi, entre o coxão duro e o contrafilé. Não possui gordura e fibras em excesso. Também é uma das opções mais populares para strogonoff. Com o preparo correto, entrega um prato de alto nível.
Patinho: possui um ótimo custo-benefício, especialmente para quem deseja fazer um strogonoff mais em conta. É um corte magro, com um pouco mais de fibras que o filé mignon e a alcatra, entretanto oferece uma boa maciez. Trabalhe bem a carne, removendo o máximo possível de gordura marmorizada, e você terá um resultado muito satisfatório.
Contrafilé: um corte muito apreciado na culinária brasileira, principalmente para ser preparado na churrasqueira. No entanto, por possuir uma textura muito macia, também é uma excelente opção para fazer strogonoff – retire a camada externa de gordura da carne. O seu sabor é mais intenso que as opções apresentadas anteriormente.
Coxão mole: em comparação com o patinho e o contrafilé, por exemplo, o coxão mole é uma carne mais macia. Porém, um pouco mais dura que o filé mignon e a alcatra. O corte possui fibras curtas, uma característica muito apreciada para o preparo de pratos com caldos e molhos.
O strogonoff pede uma carne macia – e isso vai além do corte escolhido. Um filé mignon que não foi preparado corretamente não entregará todo seu potencial. Já um coxão mole, bem preparadinho, pode surpreender. Por isso, acompanhe as dicas do próximo tópico e prepare a melhor versão do prato.
Como deixar o strogonoff de carne mais saboroso
Cada colherada entrega a quantidade certa de carne e molho cremoso, o strogonoff faz festa na boca, se desmanchando. Depois que você experimenta um prato preparado corretamente, não dá para aceitar nada menos. Coloque as dicas abaixo em prática.
Pique a carne corretamente: o ponto mais importante na hora picar a carne é manter a uniformidade, deixando todos os pedaços mais ou menos do mesmo tamanho (pequeno) e espessura (fina). Isso garantirá um cozimento rápido e impedirá que alguns pedaços fiquem mais cozidos que outros. Então, você pode picar a carne em tirinhas ou em cubos. Use uma faca bem afiada e corte a carne no sentido contrário ao da fibra, preservando, assim, sua maciez.
Sele a carne: esse ponto é importantíssimo, porém não basta jogar todos os pedaços de carne na panela e refogar por alguns minutos. Antes de tudo, a panela deve estar extremamente quente – ao ser adicionada, a carne rapidamente ganha uma crostinha dourada, o que evita a perda de sucos internos, garantindo sua maciez. Também não sobrecarregue a panela, os pedaços de carne não podem ficar amontoados, pois eles vão liberar líquido e cozinhar ao invés de selar. Se preciso, divida essa etapa em pequenas porções.
Tempere a carne com antecedência: aqui, não existem segredos, você pode temperar a carne como preferir. Uma boa opção é usar pimenta-do-reino e sal, que realçam e valorizam o sabor natural da carne. Coloque a carne temperada em recipiente, tampe e leve à geladeira por algumas horas, ou de um dia para o outro. Retire da geladeira meia hora antes de começar o preparo, pois a temperatura influencia no cozimento.
Use creme de leite fresco: nada impede que você faça o strogonoff com creme de leite de caixinha ou lata, inclusive, ambos são muito utilizados. Entretanto, o creme de leite fresco possui uma textura mais densa, o que facilita a formação de um molho encorpado. Outra vantagem é que ele pode ser aquecido por mais tempo, pois não talha tão facilmente.
Prefira cogumelos frescos: há uma grande diferença de sabor e textura entre os cogumelos em conserva e os frescos – esses são mais saborosos, sem o gosto avinagrado típico das conservas. Você pode usar champignon ou shitake. Corte-os em fatias finas e refogue juntamente com a carne já selada.
Adicione conhaque: após refogar a carne e os cogumelos, adicione uma dose de conhaque à panela. Se quiser, faça a técnica de flambar, inclinado a panela até a chama incendiar a bebida e, sem mexer, espere o fogo apagar naturalmente. Se não quiser flambar, apenas despeje o conhaque, misture bem e espere um minutinho até o álcool evaporar completamente. Além de enriquecer o sabor, a bebida ajuda a equilibrar a gordura do molho.
Não exagere no tempo de cozimento: como já dito, o processo de selar a carne deve ser rápido para que ela retenha seus sucos e permaneça macia. Entretanto, também não é recomendado deixar o strogonoff no fogo por muito tempo após a adição do molho, pois a carne vai cozinhar demais e perder a sua textura.
No geral, além de escolher um corte de carne macio e seguir corretamente o passo a passo do preparo, o que define muito o sabor do strogonoff é a escolha dos ingredientes utilizados, principalmente a mostarda e o ketchup. Lembre-se disso e, dentro do possível, sempre prefira produtos de qualidade. O molho ficará muito mais saboroso.
Dicas práticas para servir e armazenar strogonoff
Quando a gente vai preparar uma refeição para muitas pessoas, dá um medinho de faltar comida, principalmente o prato principal. No caso do strogonoff, por exemplo, bate a dúvida “será que essa quantidade de carne é suficiente?” Abaixo, esclarecemos essas e outras questões.
Como calcular a quantidade: para preparar o strogonoff, calcule cerca de 100 a 150 gramas de carne por pessoa. Após pronto, já com o molho, o prato ganha volume. Assim, 500 gramas de carne rendem até 6 porções, entre 150 e 200 gramas cada uma – quantidade mais que suficiente para servir uma pessoa, considerando que há os acompanhamentos.
Acompanhamentos: para acompanhar strogonoff, as opções clássicas são arroz branco, batata balha e salada de folhas. Entretanto, se quiser experimentar novas combinações, fique à vontade – ao estilo americano, é muito comum servir strogonoff com macarrão; já os russos servem com purê de batata e pepinos em conserva.
Como armazenar o primeiro passo é esperar o strogonoff esfriar completamente. Em seguida, coloque em um pote com tampa hermética e conserve na geladeira por até 4 dias. Se preferir, leve ao congelador por até 3 meses. Quando for descongelar, retire o strogonoff do congelador e deixe-o na geladeira por algumas horas ou durante a noite. Aqueça em fogo baixo, mexendo para o molho voltar à consistência cremosa, ou no micro-ondas.
O strogonoff também é uma ótima opção para você montar as marmitinhas da semana. Além de delicioso, o preparo rápido agiliza a sua vida na cozinha! Por aqui, amamos esse prato, aliás, já fizemos várias outras receitas de strogonoff de carne – aproveite para conferir e escolha a sua preferida.

Prazer, Carlos! Sou um cozinheiro autodidata. Cresci com os livros de culinária de minha mãe, aprendi as receitas da família e me apaixonei por confeitaria. Em meus preparos, gosto de contar histórias, envolver as pessoas e criar memórias.
minhas receitas instagramEsta receita combina com...
Publicidade
Tem dúvidas sobre esta receita?
Faça sua pergunta e nossa equipe irá te responder!Perguntas e Respostas (3)
Você fez esta receita? Queremos sua avaliação!
Compartilhe conosco sua experiência. A receita ficou boa?
avaliações
filtrar ordenar
Ana Paula
23/11/2024
Paula Maurício.
09/06/2024
Carlana
12/09/2023
LAAA
11/08/2023
Sueli
06/07/2023
Carlos Daniel HAUPT
25/06/2023
Leoni
22/06/2023
Jucelia Amaral
25/05/2023
José
19/03/2023