50 receitas de almoço de Natal para aproveitar as sobras da ceia

Escrito por                          

A véspera de Natal é um momento festivo em que a família toda se reúne para comemorar. Por isso, é bem comum que haja uma abundância de comida, já que os pratos costumam ser bem variados, para que agrade muitos paladares e a refeição seja digna da celebração.

Depois que o jantar acaba, sobram vários restos de comida, o que não é um grande problema, já que muitas vezes todo mundo se encontra no dia seguinte para dar continuidade a festividade. Mas, você já pensou em repaginar esses pratos para preparar um almoço de Natal aproveitando as sobras?

A possibilidade de criar pratos novos e bem saborosos com os alimentos que restaram do dia anterior existe! Para conhecer algumas sugestões, confira a lista abaixo:

Receitas com sobras de carnes

Foto: Reprodução / vai comer o quê?

1. Coxinha de peru: é difícil encontrar um brasileiro que não ame coxinha, por isso, você já pensou em preparar esse quitute em casa? Essa é uma ótima receita para reaproveitar as sobras de peru da ceia, já que ele é usado como recheio aqui.

2. Bolinho de carne: sobrou carne assada da ceia? Então, que tal preparar uns bolinhos de carne? Essa é uma ótima receita de petisco para evitar o desperdício e ainda se deliciar com um quitute que pode agradar aos mais variados paladares.

3. Sanduíche de peru: um bom sanduíche cai bem em diversos momentos, pode ser como lanche da tarde e, por que não, como almoço de Natal? Ele pode ser um item para incrementar a sua mesa e, com certeza, as crianças – e os adultos também – vão adorar. Aqui, fatias de pão de forma são recheadas com fatias de peru, mostarda dijon, picles de pepino, queijo e alface americana.

4. Frango com creme de milho: que tal desfiar as sobras daquele frango assado que sobrou e incrementar com creme de milho? Essa é uma opção superprática, mas que fica com um gostinho incrível. Se você quiser uma refeição completa, ainda pode preparar um arroz soltinho e uma salada de folhas verdes.

5. Empadão de peru: essa é uma receita em que as sobras do peru são desfiadas e usadas para um recheio de empadão. Para que o resultado fique ainda mais gostoso, a carne é acompanhada de alho-poró, requeijão, pimentão, molho de tomate e temperos.

6. Farofa de chester: farofa é um acompanhamento que cai bem com os mais variados pratos, não é mesmo? Por isso, essa receita é uma excelente escolha para aproveitar as sobras de chester da ceia de Natal. Aqui, você confere dicas incríveis para que o resultado seja irresistível e muito bem aproveitado.

7. Escondidinho de peru: essa é uma receita em que o purê do escondidinho é feito com a combinação de mandioca salsa e batata. Já as sobras do peru assado são usadas para o recheio do prato, que é bem temperadinho e fica com um sabor incrível.

8. Lombo louco: o lombo louco é bem temperadinho e cai muito bem acompanhado de um arroz e uma saladinha, mas se sua mesa de almoço de Natal for mais incrementada, não tem problema, pois essa é uma receita que combina com diversos pratos.

9. Assado de sobras de peru: essa é uma receita em que as sobras do peru da ceia de Natal são assadas junto com suco de laranja, vinho branco e um pouquinho de farinha de trigo. Essa é uma ótima opção para quem não quer ter muito trabalho na cozinha e ainda adora um gostinho cítrico no prato.

10. Macarrão gratinado com peru: um macarrão caprichado cai muito bem em um almoço de Natal, não é mesmo? Se você quer praticidade e um prato que todo mundo gosta para acrescentar à sua mesa, não deixe de conferir as dicas desta receita.

Receitas com sobras de arroz

Foto: Reprodução / o melhor restaurante do mundo

11. Torta de arroz cremosa: já pensou em usar as sobras do arroz para preparar uma torta deliciosa? Essa é a proposta desta receita, em que o grão é usado no lugar da massa. Além disso, aqui o resultado é muito cremoso e usa ingredientes bem levinhos para o recheio, mas, se você quiser, também pode usar itens que sobraram da ceia para o recheio.

12. Arroz de frango: aqui, o arroz é incrementado com pedacinhos de frango para ser reaproveitado de uma maneira deliciosa, mas você pode usar a carne que sobrou da sua ceia, viu? O resultado ficará bom de qualquer jeito e você terá um prato novo para servir com os itens que sobraram da noite anterior.

13. Torta de arroz com carne moída:essa é uma receita em que o arroz é combinado com outros ingredientes, como ovos, iogurte e farinha de trigo para o preparo da massa. Já o recheio, fica por conta de uma carne moída bem temperadinha. Se você quiser, é possível seguir apenas as dicas da massa e usar o seu recheio favorito para que o prato fique a sua cara.

14. Bolinho de arroz: que tal preparar um bolinho de arroz recheado com mortadela? Essa é a sugestão desta receita, que conta com uma lista de ingredientes bem curtinha e um passo a passo simples, mas pode te surpreender pelo sabor final.

15. Arroz cremoso: nessa receita, o arroz que sobrou é combinado com creme de leite, leite, gemas, manteiga, cebolinha e queijo parmesão. Todos os itens, menos o queijo e o arroz, são levados em uma panela em fogo baixo, depois que a mistura estiver quente, basta adicionar os dois ingredientes finais e esperar até que tudo fique quentinho.

16. Bolinho de arroz recheado: essa é uma receita bem básica de bolinho de arroz, mas que leva como recheio presunto e mussarela, dois itens que combinados fazem um grande sucesso para o paladar de muita gente, por isso, essa pode ser a escolha ideal para você reutilizar aquele arroz que sobrou da ceia de Natal.

17. Arroz à piamontese: essa é uma receita em que as sobras de arroz são combinadas com champignon, creme de leite, mussarela e temperos. É uma receita bem simples, mas que vai dar uma cara nova ao que restou do seu arroz.

18. Panqueca de arroz: para quem adora massas, essa receita pode ser uma excelente escolha, já que o arroz cozido é usado para preparar a massa da panqueca. Você fica livre para usar os ingredientes da sua preferência no recheio, mas, se quiser algumas sugestões, é possível usar carne moída, presunto e queijo, frango desfiado e muito mais!

Receitas com sobras de frutas

Foto: Reprodução / cozinha travessa

19. Salada de frutas na cestinha: a salada de frutas além de ser uma opção de sobremesa saudável, é muito gostosa e agrada aos mais variados paladares. Para dar um charme extra para a apresentação, a sugestão é servir as frutas picadas em uma cestinha feita com massa de pastel.

20. Crumble de frutas: nessa receita, você confere como fazer a base para um crumble bem gostoso e ainda confere 5 opções diferentes de recheios feitos com frutas. Assim, você pode escolher a opção que leva os ingredientes que você já tem em casa e pode se deliciar com o resultado final evitando o desperdício.

21. Pavê de ameixa: o pavê é uma sobremesa clássica em festas de fim de ano, tanto, que sempre tem aquele tio que faz a famosa piadinha: é pavê ou pacomê, não é mesmo? Deixando as gracinhas de lado, esse é um doce simples de ser feito, mas que fica com um gostinho incrível e pode agradar todo mundo.

22. Suco de melancia e gengibre: um suco de melancia com gengibre é uma ótima pedida de uma bebida refrescante para um dia quente como 25 de dezembro e, de quebra, ainda ajuda na digestão, o que é importante com tanta fartura de comida, não é mesmo?

23. Bombom de travessa com uva verde: o bombom de travessa é uma sobremesa superprática de ser preparada e ainda conta com uma lista de ingredientes bem curtinha. O doce é dividido em três camadas: uvas verdes, brigadeiro branco e brigadeiro de chocolate. Essa é uma opção simples, mas que pode agradar.

24. Smoothie de banana: essa é uma receita de bebida feita com bananas, leite, limão, mel, chocolate em pó e calda de chocolate. O resultado é um smoothie tão cremoso e suculento que cai bem até mesmo como sobremesa para o seu almoço de Natal.

25. Pavê de pêssego: essa é uma receita de sobremesa bem leve, que conta até com um toque refrescante e, por isso, combina muito bem com o clima quente de dezembro. Para melhorar ainda mais, o preparo não é nada complicado e a lista de ingredientes é bem curtinha. Então, que tal testar em casa e se deliciar com o resultado final?

26. Torta de cereja: como a cereja é uma fruta bem comum na ceia de Natal, essa é uma receita que pode cair muito bem como sobremesa para o seu almoço. Essa é uma torta bem parecida com àquelas de desenho, que todo mundo fica babando só de sentir o cheirinho. Além de uma aparência incrível, o sabor também é irresistível.

27. Tartar de salada de frutas: quer preparar uma salada de frutas que pareça uma sobremesa sofisticada? Então, basta seguir as dicas desta receita para obter esse resultado. Essa é uma opção muito simples de ser reproduzida em casa, mas que pode fazer um grande sucesso na sua mesa.

28. Sorvete de uva: sorvete nunca é demais, não é mesmo? Você já pensou em fazer o seu em casa? A dica é preparar um suco de uva caseiro e depois utilizá-lo para o preparo do sorvete. Mas para servi-lo como sobremesa no almoço, você precisa iniciar o preparo logo cedo, para que ele fique com a textura certa a tempo.

Receitas com sobras de legumes

Foto: Reprodução / malas e panelas

29. Torta folhada: essa é uma receita de torta em que a massa usada é folhada e que pode ser comprada pronta em supermercados. Como os legumes usados são sobras, você só vai precisar acrescentar um molho ao recheio, montar o prato e levar ao forno para assar.

30. Suflê: o suflê é um prato bem levinho e pode cair muito bem como acompanhamento para o seu almoço de Natal. Essa é uma receita simples e que conta com uma lista de ingredientes curta, mas que deve ir ao forno no momento exato, pois se o prato sair muito cedo do forno, ele vai ficar murcho.

31. Bolo de arroz: essa é uma receita que está liberada para os veganos, pois não leva ingredientes de origem animal. A lista de ingredientes até parece extensa, mas grande parte dos itens são legumes, então, você pode usar aqueles que sobraram da sua ceia e está tudo ok. Além disso, você também pode usar os restos do arroz!

32. Risoto: é possível fazer um risoto bem gostoso com as sobras de legumes da ceia de Natal. Como esse é um prato muito prático de ser preparado, pode ser uma excelente escolha de acompanhamento. Além disso, você pode acrescentar outros itens, como queijo e bacon, para deixar o resultado final ainda mais gostoso.

33. Panqueca: preparar massa de panqueca é uma tarefa bem simples e se você já tem legumes prontos, basta preparar um molho para que o recheio fique completo. Essa é uma opção que não te dará muito trabalho na cozinha, mas que pode fazer um grande sucesso na sua mesa.

34. Fritada: essa é uma receita que combina ovos e legumes. Pode até parecer um prato simples, mas se bem feito bem caprichadinho, pode ser uma ótima opção para incrementar a sua mesa do almoço. Além disso, o preparo é tão rápido, que vale a pena testar em casa.

Receitas com sobras de panetone

Foto: Reprodução / dani noce

35. Sorvete frito no panetone: quer preparar uma sobremesa que além de ser supergostosa ainda serve de decoração para a sua mesa? Então, basta conferir as dicas desta receita para preparar uma árvore de Natal com sorvete frito e panetone!

36. Sanduíche de panetone: que tal preparar um sanduíche de panetone? Aqui, as fatias são aquecidas e recheadas com queijo branco e geleia. É uma opção bem simples, mas que pode dar um novo sabor ao alimento e, assim, evitar o desperdício.

37. Cheesecake de panetone: cheesecake é uma sobremesa refrescante que combina muito bem com o clima de dezembro, não é mesmo? Aqui, a base tradicional do doce é deixada de lado e dá lugar para fatias de panetone. O recheio fica por conta de um creme delicioso e a cobertura pode ser uma geleia de sua preferência.

38. Pudim de panetone: essa é uma receita de pudim em que o panetone fica bem molhadinho. Para testar a receita em casa, além do panetone, você vai precisar de leite, leite condensado, creme de leite, vinho, açúcar e canela. Assim como a lista de ingredientes é curta, o modo de preparo é simples.

39. Rabanada de panetone: essa é uma opção bem prática, mas que é uma boa pedida para repaginar as sobras de panetone. Além disso, a rabanada é um clássico de Natal pra muita gente e conta com um preparo extremamente simples.

40. Escondidinho de panetone: que tal preparar um escondidinho doce delicioso para a sua sobremesa? Aqui, o panetone é incrementado com dois cremes – um de baunilha e outro de chocolate. A lista de ingredientes é bem curtinha e o passo a passo, bem fácil.

41. Sobremesa cremosa de panetone: essa é uma receita em que o panetone é combinado com rum, pêssego em calda, marshmallow, crocante e um delicioso creme caseiro que você também confere todas as dicas para o passo a passo.

42. Torrada de panetone: essa é uma receita bem simples, em que fatias de panetone podem ser aquecidas em um grill, frigideira ou sanduicheira. Para dar um toque especial, a dica é cobrir as fatias com chocolate derretido e uma bola de sorvete de creme.

43. Cassata de panetone: a cassata é uma sobremesa comum na Sicília, região da Itália. Aqui, o doce é adaptado e montado com uma combinação de panetone, sorvete de creme, chantilly e doce de leite. Com uma lista de ingredientes curtinha, você pode repaginar seu panetone de uma maneira incrível.

Receitas com sobras de chocotone

Foto: Reprodução / a casa encantada

44. Pavê de chocotone: quer dar uma cara nova ao seu chocotone, mas sem usar muitos ingredientes ou perder muito tempo na cozinha? Então, essa pode ser a opção ideal para você. Aqui, o chocotone é combinado apenas com creme de leite, gotas e raspas de chocolate.

45. Sorvete de chocotone: essa é uma receita simples de ser feita, mas que deve ser preparada com 12 horas de antecedência, já que esse é o tempo em que o sorvete leva para obter a textura exata para ser servida. Tirando isso, tudo é muito simples e prático.

46. Brigadeiro de chocotone: brigadeiro é uma delícia, por isso, esse docinho pode cair muito bem como sobremesa para o seu almoço de Natal. Essa é uma receita que usa os ingredientes comuns do doce, mas conta com o acréscimo do chocotone.

47. Milkshake de chocotone: pode até soar estranho, mas é possível fazer um milkshake incrível com as suas sobras de chocotone. Além disso, essa é uma receita que leva apenas 4 ingredientes e alguns minutos na cozinha para ficar pronta. Para melhorar mais ainda, é uma opção bem refrescante para um dia quente de dezembro.

48. Pudim de chocotone: o pudim é um doce que sempre cai bem como sobremesa, não é mesmo? Então, que tal preparar uma deliciosa versão com chocotone para a sua sobremesa de almoço de Natal? A lista de ingredientes é bem curtinha e o modo de preparo é simples, mas o sabor final fica incrível e pode conquistar vários paladares.

49. Rabanada de chocotone: a rabanada é uma sobremesa bem docinha e com uma textura úmida, ideal para ser deliciada após uma refeição caprichada. Como o tempo na cozinha é bem curtinho, você terá mais tempo para aproveitar com a sua família.

50. Pavê de chocotone simples: essa é uma receita de pavê bem simples, mas que pode fazer um grande sucesso na sua mesa. Além disso, o resultado é bem refrescante e o gostinho pode deixar muita gente com água na boca.

Usar as sobras da ceia pode ser uma excelente ideia para evitar o desperdício e ainda saborear pratos com um gostinho novo no dia seguinte. E se você ainda não sabe como será seu jantar do dia 24 de dezembro, confira algumas receitas para a ceia de Natal!

PARA VOCÊ