16 receitas de almoço vegetariano para variar o cardápio no dia a dia

Escrito por                          

Se você está fazendo uma alimentação vegetariana, sabe que nem sempre é fácil encontrar opções diversificadas para acrescentar à rotina, não é mesmo? Por isso, veja a seguir receitas de almoço vegetariano que trazem dicas de massa, arroz, picadinho, strogonoff e várias outras para não repetir o prato no seu dia a dia.

1. Wrap vegetariano

Você conhece os burritos mexicanos? Por serem muito calóricos, esse vídeo traz uma adaptação desse prato, buscando deixá-lo mais saudável. Aqui você faz uma massa, que fica com a aparência de uma panqueca, e recheia ela com maionese de soja, alface, rúcula, tomate, cenoura e palmito.

2. Tutu de feijão vegano

Sabe aquele prato bem brasileiro, mas que normalmente leva carne no preparo? Esse tutu de feijão é feito com cebola, alho, azeite, feijão, farinha de mandioca, salsinha, sal, pimenta e tofu defumando para substituir o bacon ou a linguiça do prato tradicional.

3. Strogonoff vegetariano

Outro prato que não pode faltar no cardápio do brasileiro é o strogonoff, não é mesmo? E olha que esse é daqueles pratos bem especiais e coloridos. Nessa adaptação você vai precisar de: manteiga, azeite, cogumelo, alho-poró, pimentão, tomate, farinha, mostarda de Dijon, extrato de tomate, pimenta, vinho tinto, cebolinha, azeitona, creme de leite, salsinha e sal.

4. Arroz de forno

Que tal substituir a carne moída por outros ingredientes supersaborosos? Com azeite, cebola, cenoura, molho de tomate, milho, pimentão, creme de leite e arroz, você faz uma mistura cremosa para colocar na travessa e levar ao forno. Mas calma que tem mais: para ficar ainda mais gostoso, acrescente batata palha e queijo por cima.

5. Picadinho vegano

Se você precisa de uma receita prática para o dia a dia, essa é uma ótima opção! Utilizando proteína texturizada de soja com pimenta cambuci, cebola, alho, molho de tomate, pimenta dedo-de-moça, batata, cenoura, extrato de tomate, salsinha, sal e pimenta-do-reino, você prepara esse picadinho cheio de sabor e supercolorido.

6. Macarrão de abobrinha vegano

Além de tirar a carne do cardápio, que tal preparar um macarrão sem nenhum ingrediente de origem animal? Utilizando a abobrinha para substituir a massa, basta fazer um molho processado de tomate com alho, e, por fim, acrescentar tomates, cogumelos, sal e pimenta à receita.

7. Arroz com lentilhas e cebolas

Apesar de ser um prato famoso no final do ano por causa das lentilhas, essa receita é uma delícia para acrescentar à sua rotina e trazer mais benefícios à saúde. Então anote os ingredientes: lentilha, alho, cebola, arroz parboilizado, azeite, cebola, salsinha, cebolinha, cominho, sal e pimenta-do-reino.

8. Risoto de alho-poró

O risoto é aquele prato que sempre é uma delícia para receber visitas em casa. Nessa versão, você vai precisar de alho-poró, arroz arbóreo, óleo, alho, cebola, vinho branco, ervilha, catupiry de tofu, salsinha, cebolinha, sal e pimenta. E sabe o que é melhor? Nesse vídeo você também aprende a fazer um caldo de legumes muito gostoso para usar no preparo do seu risoto.

9. Nhoque de semolina

Você conhece a semolina? É o nome que se dá a moagem incompleta de cereais, que possui uma textura um pouco mais grossa que a da farinha. Utilizando esse ingrediente com leite vegetal, levedura nutricional, noz-moscada, manteiga vegana e sal, você prepara uma massa de nhoque vegana e muito saborosa.

10. Escondidinho de legumes

Sabe o famoso escondidinho de carne? Que tal substituir a carne por legumes e usar apenas sete ingredientes no preparo? Usando manteiga, brócolis, cenoura, abobrinha, água, caldo de legumes e batata cozida, você consegue preparar uma receita vegetariana deliciosa desse clássico prato.

11. Lasanha de beringela

A beringela é aquele ingrediente que cai bem no preparo de diversos pratos vegetarianos. Aqui, com manteiga, farinha de trigo, alho, leite, cebola, molho de tomate, massa para lasanha, mussarela, azeite, sal e pimenta, você prepara uma versão sem carne de um dos pratos preferidos de todo mundo.

12. Abobrinha recheada

Outra receita muito prática e rápida para o almoço, você encontra nesse vídeo. Basta hidratar a proteína de soja, acrescentar ao recheio com cebola, azeite, tomate e o miolo da abobrinha, rechear ela, colocar para assar e servir esse prato saudável e gostoso.

13. Yakisoba tailandês

Famoso prato oriental, o yakisoba é aquele tipo de receita que não te deixa sentir falta da proteína da carne. Essa versão tailandesa é feita com massa de arroz e leva brócolis, cenoura, cogumelos, espinafre e tofu na sua composição. Um passo a passo imperdível para quem quer aprender todos os processos desse prato.

14. Carne de jaca acebolada

Já pensou em preparar carne de jaca? Se você nunca trabalhou com esse ingrediente, o vídeo traz dicas incríveis sobre como prepará-lo. Além disso, basta separar cebola, shoyu, salsa e óleo para preparar esse prato e servir essa opção criativa e diferenciada.

15. Abóbora com carne desfiada

Se o prato é vegetariano, talvez você esteja se perguntando como é feita essa abóbora com carne, certo? O grande segredo aqui é o uso de uma carne vegetal que já vem pronta e enlatada. Então, retirando o miolo da abóbora, você utiliza a própria casca dela para servir o recheio e surpreender seus convidados com essa opção.

16. Galinhada sem galinha

Se você também ficou confuso com essa receita de galinhada sem galinha, calma que é simples! Usando nata de soja, azeite, tomate, cebola, alho, cúrcuma, páprica doce, arroz branco, limão, quiabo, salsinha, sal e pimenta, você prepara esse prato com o toque especial do caldo que você também vai aprender a preparar nesse passo a passo.

São várias opções de almoço vegetariano para você experimentar no seu dia a dia. Mas, se você estiver em busca de outras dicas de comidas sem carne, confira também receitas de hambúrguer vegano e churrasco vegano que vão ampliar ainda mais o seu cardápio.

PARA VOCÊ