15 receitas de almoço vegetariano para variar o cardápio no dia a dia

Se você está fazendo uma alimentação vegetariana, sabe que nem sempre é fácil encontrar opções diversificadas para acrescentar à rotina, não é mesmo? Por isso, veja a seguir receitas de almoço vegetariano que trazem dicas de massa, arroz, picadinho, strogonoff e várias outras para não repetir o prato no seu dia a dia.

Publicidade

1. Panqueca de legumes fácil

Panqueca de legumes fácil
  • Preparo: 20min

Essa receita de panqueca de legumes é muito prática. Você pode fazer uma refeição simples e rápida ou incrementar com molho de tomate, tudo de bom!

Publicidade

2. Strogonoff de palmito

Strogonoff de palmito
  • Preparo: 30min

Outro prato que não pode faltar no cardápio do brasileiro é o strogonoff, não é mesmo? E olha que esse é daqueles pratos bem especiais. Nessa adaptação você vai precisar de: cogumelo, alho, cebola, aveia, palmito, molho de tomate, mostarda amarela, salsinha e sal.

3. Raviolli vegano com recheio de berinjela

Raviolli vegano com recheio de berinjela
  • Preparo: 40min

Além de tirar a carne do cardápio, que tal preparar um macarrão sem nenhum ingrediente de origem animal? Utilizando o espinafre e fécula de batata para a massa, basta fazer um molho branco com leite de coco, e, por fim, rechear com tomates, pimentão e berinjela.

4. Arroz com lentilha e cebolas douradas

Arroz com lentilha e cebolas douradas
  • Preparo: 40min

Apesar de ser um prato famoso no final do ano por causa das lentilhas, essa receita é uma delícia para acrescentar à sua rotina e trazer mais benefícios à saúde. Então anote os ingredientes: lentilha, cebolas, arroz, óleo, sal, manteiga e caldo de legumes.

5. Risoto de alho-poró simples

Risoto de alho-poró simples
  • Preparo: 30min

O risoto é aquele prato que é sempre uma delícia para receber visitas em casa. Nessa versão, você vai precisar de alho-poró, arroz arbóreo, óleo, alho, cebola, vinho branco, caldo de legumes, queijo parmesão (ou catupiry de tofu), sal e pimenta.

Publicidade

6. Nhoque de mandioquinha sem farinha

Nhoque de mandioquinha sem farinha
  • Preparo: 40min

A mandioca é um ingrediente superversátil para as suas refeições e é ótima para o preparo de massas, como a de nhoque. Utilizando esse ingrediente com amido de milho, azeite, molho de tomate e sal, você prepara uma massa de nhoque vegana e muito saborosa.

7. Escondidinho vegetariano de legumes

Escondidinho vegetariano de legumes
  • Preparo: 35min

Sabe o famoso escondidinho de carne? Que tal substituir a carne por legumes e usando ingredientes simples no preparo? Usando cenoura, vagem, cebola, tomate, ervilha e temperos, você consegue preparar uma receita vegetariana deliciosa desse clássico prato.

8. Lasanha de brócolis com molho branco

Lasanha de brócolis com molho branco
  • Preparo: 20min

O brócolis é aquele ingrediente que cai bem no preparo de diversos pratos vegetarianos. Aqui, com manteiga, farinha de trigo, alho, leite, cebola, molho de tomate, massa para lasanha, mussarela, noz-moscada, sal e pimenta, você prepara uma versão sem carne de um dos pratos preferidos de todo mundo.

9. Almôndegas de carne de jaca

Almôndegas de carne de jaca
  • Preparo: 30min

Já pensou em preparar carne de jaca? Se você nunca trabalhou com esse ingrediente, irá se surpreender com o resultado. Além disso, basta separar cebola, tomate, alho, chia, farinha de baru, sal e pimenta para preparar esse prato e servir essa opção criativa e diferenciada.

10. Abobrinha gratinada fácil

Abobrinha gratinada fácil
  • Preparo: 35min

Aprenda a preparar esta deliciosa receita de abobrinha gratinada fácil e descubra uma nova versão desse vegetal. O prato leva mussarela, mas você pode substituir por queijo de castanhas.

Publicidade

11. Curry de cogumelos e legumes

Curry de cogumelos e legumes
  • Preparo: 30min

Um sabor único e inesquecível. Isso é o que você vai conseguir ao preparar o curry de cogumelos e legumes. Ele leva cogumelos hiratake salmão, shimofuri, pimentão vermelho, abóbora, ervas, gengibre, e temperos. Um prato colorido e supersaboroso!

12. Bobó vegano

Bobó vegano
  • Preparo: 40min

Faça um delicioso bobó vegano e sirva um prato que todos vão adorar! Essa versão leva inhame, mandioca, leite de coco e champignon. O resultado é espetacular!

13. Hambúrguer vegetariano de soja

Hambúrguer vegetariano de soja
  • Preparo: 40min

O hambúrguer vegetariano de soja é perfeito para um sanduíche, mas também fica ótimo servir com arroz branco e fritas. Adicione azeitonas e alcaparras picadas para uma versão com sabor diferente.

14. Quibe de abóbora simples

Quibe de abóbora simples
  • Preparo: 40min

O quibe de abóbora simples é uma deliciosa versão desse salgado clássico, e você pode adicionar outros temperos de sua preferência, como limão ou zathar. Sirva com coalhada seca ou molho de iogurte para uma experiência árabe.

15. Bolo de carne vegano

Bolo de carne vegano
  • Preparo: 55min

Confira o passo a passo da receita de bolo de carne vegano. Uma explosão de sabores, fácil de fazer e saudável. A carne é substituída por grãos que garantem a consistência perfeita para o prato.

São várias opções de almoço vegetariano para você experimentar no seu dia a dia. Mas, se você estiver em busca de outras dicas de comidas sem carne, confira também receitas de hambúrguer vegano e churrasco vegano que vão ampliar ainda mais o seu cardápio.