11 receitas de bacalhau espiritual para comer rezando

Escrito por                          

Receita boa tem sabor bom. Receita muito boa tem combinação de sabores e de texturas. Receita divina tem sabores, texturas e é fácil de preparar, e é esse o caso do bacalhau espiritual. O sabor do peixe encontra a suavidade e o frescor nos outros ingredientes; o recheio é cremoso e a cobertura gratinada fica sequinha. Mesmo com receitas diferentes, o resultado é sempre delicioso. Escolha sua versão preferida!

1. Bacalhau espiritual simples

iStock

Um prato simples de preparar, mas que fica tão bonito e gostoso que parece saído do forno de um restaurante. Cremoso, colorido, gratinado, prato para aprender e fazer sempre que quiser algo diferente, mas que não dê trabalho.

2. Bacalhau espiritual com requeijão

Essa receita traz duas dicas para que o prato fique ainda mais encorpado e cremoso. Primeiro, entre os ingredientes do refogado, vai pão dormido mergulhado em leite. A segunda dica é despejar requeijão cremoso com creme de leite fresco sobre o bacalhau antes de levar ao forno para gratinar.

3. Bacalhau espiritual sem pão

Mais uma receita fácil e rápida. São alguns minutos refogando cebola e cenoura, uns 5 minutos cozinhando o bacalhau e mais 20 para gratinar. E, aqui, o segredo para um bacalhau espiritual cremoso e encorpado é usar farinha de trigo diluída em leite – como em receitas de molho branco.

4. Bacalhau espiritual com pão francês

Camadas de creme de leite fresco, bacalhau (refogado com cebola, cenoura, leite e miolo de pão) e mais creme de leite fresco vão ao forno para gratinar. O resultado é um prato beeeem cremoso, saboroso e leve. Ótimo para almoços de família ou jantares especiais.

5. Bacalhau espiritual com parmesão

Nessa versão, queijo parmesão cobre o bacalhau cremoso antes de ir ao forno. Depois de gratinado, o prato fica ainda mais dourado e salgadinho. Um acréscimo simples, mas que deixa a receita ainda melhor.

6. Bacalhau espiritual com béchamel

Se você gosta de sabores clássicos, chega aqui. Em vez de só creme de leite e leite, misturar o bacalhau com molho béchamel garante um prato cremoso e gostoso sem mudar muito a receita nem dificultar o preparo.

7. Bacalhau espiritual com pimentão

Bacalhau, cebola, alho, azeite, pimentão vermelho e azeitonas pretas: você conhece alguma combinação mais portuguesa que essa? Para formar um prato cremoso, colorido e muito saboroso, juntam-se a eles creme de leite e pão de forma triturado.

8. Bacalhau espiritual com leite de arroz

Opção para quem não pode (ou não quer) consumir lactose, o leite de arroz ajuda a compor a textura do prato. Além desse ingrediente, pão de forma umedecido e batatas cozidas amassadas contribuem para que fique bem cremoso mesmo.

9. Bacalhau espiritual com farinha de rosca

Com farinha de rosca na cobertura você consegue um gratinado dourado, sequinho e leve. Acrescentando parmesão, o prato fica mais salgadinho e ainda mais dourado. Contraste perfeito para o recheio cremoso e suave.

10. Bacalhau espiritual com cobertura crocante

iStock

Ingrediente inusitado para essa receita, o biscoito cream cracker, triturado (ou esfarelado) e misturado com queijo parmesão, forma uma casquinha crocante e sequinha. Com isso, a receita ganha, além de sabor, um toque de surpresa e contraste de textura.

11. Bacalhau espiritual com brandade

Essa receita tem dois segredos para ficar ainda mais saborosa. Primeiro, o pão é tostado no forno com azeite e temperado com alho. Depois, é umedecido em leite fervido com tomilho, louro e alecrim, que dão toque de frescor à receita. Detalhes no preparo que fazem toda a diferença.

Depois de se deliciar com essas receitas, que tal conhecer outras opções de pratos com bacalhau? As receitas de bacalhau grelhado são ótimas para destacar o sabor do peixe e as receitas de suflê de bacalhau são ideais para impressionar seus convidados. Veja e se inspire!

PARA VOCÊ