29 receitas de bolinho de arroz para nunca mais desperdiçar o arroz pronto

Por
Atualizado em 30.09.21

Difícil encontrar alguém que diga o contrário: bolinho de arroz é delicioso, tem sabor e aroma de infância, pois desde sempre faz sucesso na maioria das casas! Além disso, é, sem dúvidas, a melhor opção para aproveitar as sobras de arroz.

Engana-se, porém, quem pensa que bolinho de arroz é tudo igual. É possível fazê-lo de diferentes maneiras: com arroz branco ou integral, recheado só com queijo ou carne, com poucos ou muitos ingredientes! E até quem não gosta de fritura pode se deliciar com saborosos bolinhos assados!

Se você já é fã de bolinhos de arroz e adora testar novas receitas, vai adorar provar as diferentes versões listadas abaixo! Mas até mesmo se você não tem o costume de fazer bolinhos, depois de conferir as receitas, com certeza vai mudar seus conceitos e não deixará mais sobrar arroz em casa!

Publicidade

Bolinho de arroz fácil

Foto: Reprodução / Figos e Funghis

Foto: Reprodução / Figos e Funghis

1. Bolinho de arroz sequinho: apesar de serem “fritos”, os bolinhos não são fritos por imersão, mas apenas passados por frigideira bem quente untada com óleo vegetal, então ficam bem sequinhos, além de ficarem prontos rápido.

2. Bolinho de arroz com ricota: receita deliciosa para aproveitar as sobrinhas de arroz. Além dele, você usará ovo, parmesão, ricota, peito de peru, cenoura, sal, pimenta e cheiro-verde.

3. Bolinho de arroz básico: receita simples, em que você usará somente arroz cozido, cebola, ovos, sal, pimenta preta, parmesão, leite, farinha de trigo, fermento e salsinha.

4. Bolinho de arroz fácil: o preparo não tem segredo. Você usará arroz bem cozido, ovos, farinha de mandioca, farinha de trigo, parmesão ralado, fermento em pó, salsinha picada, cebolinha, leite, sal, pimenta-do-reino e óleo.

5. Bolinho de arroz com provolone: prático e fácil de preparar. Os únicos ingredientes são o arroz cozido, cenoura, ovo, farinha, leite, provolone ralado, sal, pimenta, orégano e óleo para fritar.

6. Bolinho de arroz com parmesão: o rendimento é de aproximadamente 30 bolinhos e o tempo de preparo é de 40 minutos. A receita não tem segredo e o toque especial ficar por conta do provolone, que tem um sabor marcante e a maioria das pessoas adora.

Publicidade

7. Bolinho de arroz sem glúten: receita bem fácil, que utiliza farinha de mandioca em vez de farinha de trigo. Os bolinhos demoram um pouco mais para fritar e formam uma camada de espuma na superfície enquanto fritam; mas, quando prontos, ficam leves, crocantes por fora e macios por dentro, muito saboroso.

Bolinho de arroz recheado

Foto: Reprodução / Chocorango

Foto: Reprodução / Chocorango

8. Bolinho de arroz recheado com queijo: fica delicioso, com a cara de “petisco de barzinho”. O recheio é com queijo mussarela em cubos. E a massa é feita com farinha de trigo, o arroz ponto, ovo, creme de ricota, parmesão, azeite, leite, sal e pimenta-do-reino.

9. Bolinhos com mussarela e parmesão: uma ótima receita, não só porque é fácil e gostosa, mas porque você aproveita aquele arroz que sobrou e ainda pode incrementar recheando os bolinhos. Nessa receita, eles foram recheados com queijo, mas você pode usar a imaginação e adicionar outras coisas, tipo bacon, presunto etc.

10. Bolinho com brie e molho de damasco: receita diferente e deliciosa. Boa dica para quem não pode ou não gosta de consumir glúten. Você usará o arroz cozido, ovos, farinha de mandioca, queijo minas meia cura, leite, queijo brie e fará um molho de damasco delicioso para servir junto.

11. Bolinho de arroz com salsicha: a receita usa salsicha ralada. Além dela, arroz ponto, ovos, farinha de trigo, parmesão ralado, salsinha, sal e pimenta. A salsicha dá um sabor todo especial para o tradicional bolinho de arroz, e o resultado são bolinhos com “cara de comida de boteco”.

12. Bolinho de arroz com queijo e presunto: fica super-recheado e gostoso. Para o recheio, você usará queijo, presunto, tomate em fatias e manjericão fresco. O rendimento da receita é de cerca de quatro bolinhos do tamanho de uma mão.

13. Bolinho de arroz com linguiça: fica bem saboroso. Você usará arroz cozido, linguiça fina picada ou moída, mussarela, salsa, ovo, iogurte natural, amido de milho, sal e pimenta-do-reino, além de óleo para fritar.

14. Bolinho de arroz com carne seca: receita diferente e deliciosa para quem gosta de carne seca. Utiliza carne seca desfiada, e o resultado são bolinhos crocantes por fora e macios por dentro. Para servir, ficam ótimos com um molhinho de tomate picante!

Bolinho de arroz integral

Foto: Reprodução / Chocorango

Foto: Reprodução / Chocorango

15. Bolinho de arroz integral: receita que tem poucas calorias e fica super-rica em fibras. O bolinho integral é econômico, pois se usa aquela sobrinha de arroz que ficou na geladeira e, além disso, sacia muito bem. Os bolinhos são assados em vez de serem fritos.

Publicidade

16. Bolinho de arroz crocante: receita de bolinho assado e que fica super crocante. Você só utilizará sobras de arroz integral cozido, ovo, farinha de trigo integral, cebola ralada e fermento para bolo. Se quiser, pode acrescentar um pouco de queijo ralado também.

17. Bolinho de arroz assado: os bolinhos são fáceis de preparar, baratos e ficam deliciosos. Boa dica para servir para as crianças nas férias, por exemplo. Você usará o arroz pronto integral, farinha de arroz integral, ovos, salsinha, sardinha e parmesão.

18. Bolinho de arroz integral com couve: uma receita funcional, ótima para quem segue uma alimentação saudável, já que os bolinhos são assados também. O rendimento é de cerca de 25 bolinhos e, depois que vão ao forno, eles demoram cerca de 40 minutos para ficarem prontos.

19. Bolinho de arroz saudável e integral: é feito com arroz cateto integral, requeijão de búfala, passata de tomate, ketchup zero, folhas de manjericão picadas e sal a gosto. Os bolinhos são assados por cerca de 15 minutos.

Bolinhos de arroz saudáveis

Foto: Reprodução / Ideias de fim de semana

Foto: Reprodução / Ideias de fim de semana

20. Bolinho de arroz 7 grãos e legumes: uma receita leve e natural, que pode ser lanche ou até um almoço. A receita é simples e o resultado é bom, e você vai utilizar aquele arroz 7 grãos que você fez e sobrou.

21. Bolinho de arroz com brócolis: é uma boa solução pra não ficar sem os amados bolinhos sem ingerir um monte de óleo, já que são assados. É claro que a textura fica um pouco diferente, afinal, é a fritura que deixa os bolinhos tradicionais muito crocantes, mas estes assados também ficam com uma casquinha crocante por conta do queijo parmesão que vai na receita.

Diferente

Foto: Reprodução / Na minha panela

Foto: Reprodução / Na minha panela

22. Bolinho de arroz com curry e queijo: fácil de fazer e delicioso. Além do arroz, queijo e curry, você usará cebola, azeite, sal, leite de coco, salsa e farinha de trigo, além de óleo para fritar. A dica é fazê-lo no formato achatado porque na hora de fritar fica mais fácil de “cozinhar” por inteiro.

23. Bolinho de arroz doce: trata-se do arroz doce no formato de bolinho com leite condensado e assado. É aquele tipo de sobremesa pra ninguém botar defeito! A receita é, inclusive, perfeita para estrelar numa festa junina, por exemplo.

24. Bolinho de arroz com zatar: fica bem saboroso e você só utilizará arroz cozido, ovos, parmesão ralado, salsinha, farinha de trigo, zatar, farinha de rosca para empanar, sal e óleo para fritar.

Publicidade

25.Bolinho de arroz com presunto: fácil e rápido de fazer. A receita rende cerca de 30 bolinhos, e você só usará o arroz cozido, leite, ovo, queijo ralado, presunto picado, salsinha, cebolinha, fermento, farinha, sal e temperos a gosto.

26. Bolinho de arroz com salmão: o salmão defumado dá um toque especial, mas, quem não gosta, pode fazer sem o salmão que ficará bom da mesma forma. Boa dica para acompanhar um almoço de fim de semana!

27. Bolinho de arroz com moranga: uma maneira diferente de preparar o velho e bom bolinho de arroz. Você usará basicamente o arroz cozido, moranga cozida, tempero verde, leite, sal, pimenta-do-reino, açúcar, canela, curry, fermento seco e farinha de trigo.

28. Bolinho de arroz com farofa de dendê: fica com um sabor bem diferente, porque leva um pouco de farofa de dendê na receita. Boa dica para aproveitar o que sobrou de arroz e também para servir algo diferente quando se vai receber visitas em casa.

29. Bolinho de arroz com aipim: preparado com a fritadeira airfryer. O sabor fica diferente do bolinho frito, justamente por não ser mergulhado em óleo. Boa dica para quem evita frituras e, ao comer um bolinho, você sentirá bem o sabor dos ingredientes que compõem a receita.

Agora você já sabe: bolinho de arroz não é sempre a mesma coisa! Existem mil maneiras de prepará-lo, com poucos ou vários ingredientes, e, quem não gosta ou evita frituras, pode ainda fazê-lo na versão assada com sucesso! Não jogue mais fora o arroz pronto, aproveite para fazer deliciosos bolinhos!