Rica em sabores e aromas, a culinária africana ainda é pouco conhecida no Brasil. Ao mesmo tempo, há muitos pratos bastante comuns no dia a dia que a maioria das pessoas sequer imagina que tenham origem africana. Para que você se familiarize melhor com pratos de diferentes países do continente africano, separamos uma lista com opções doces e salgadas que vão encantar seu paladar! Escolha as suas preferidas e prepare pratos que celebram a tradição e a inovação, deixando-se levar por uma experiência culinária inesquecível.
Embora muitos não saibam, esse prato muito consumido em Minas Gerais tem raízes africanas! É uma receita com mais temperos que a versão original, bastando misturar o fubá com a água e as especiarias até engrossar.
Publicidade
Em busca de um arroz temperado diferente? O jollof é um preparo popular da África Oriental, sendo bastante colorido e saboroso. Cai bem como acompanhamento de carnes e vegetais grelhados, não deixe de experimentar!
Iguaria africana, surpreenda-se não apenas com os sabores, mas também com a textura desse mungunzá salgado! Além do milho de canjica amarela, um pouco de bacon, linguiça calabresa e costelinha suína picada para incrementar.
O quibebe é um tipo de purê rústico de abóbora que demanda apenas 30 minutinhos na cozinha! O prato foi trazido pelos africanos escravizados, tendo seus ingredientes misturados e amassados até a consistência desejada.
Essa é uma opção rápida e prática para todas as refeições do seu dia a dia! O cuscuz tem sua origem que remonta ao Norte-africano, mas também sendo uma iguaria amplamente difundida no Nordeste brasileiro. Vale experimentar!
Publicidade
O quindim é um exemplo de como a culinária brasileira evoluiu a partir de influências europeias e africanas. Preparado em ocasiões especiais e festas, reflete a nossa habilidade em transformar ingredientes simples em deliciosas sobremesas!
Feita a partir de uma combinação de coco fresco com leite condensado, essa cocada é uma opção de sobremesa simples e rápida. Nesse caso, os africanos trouxeram suas técnicas de preparo, assim como incluíram o coco nas receitas.
Quer viajar para a África do Sul sem sair do conforto da sua casa? Ganhando feijão e legumes refogados, é possível provar esse prato típico que é uma verdadeira explosão de sabores! Sirva com um pão bem gostoso.
Nada como uma feijoada tradicional e completa para abrilhantar o seu almoço de domingo, não é mesmo? A ideia de incluir feijão em seu preparo, além de cozinhar partes menos nobres das carnes, também vem dos povos africanos!
A culinária brasileira é bastante rica e diversa, ganhando muita influência dos países africanos! O vatapá é um grande exemplo que pode ser combinado com acarajé, mas também pode ser um prato principal, quando servido com arroz.
Publicidade
O abará é conhecido por sua combinação de feijão-fradinho com camarão seco, o que deixa tudo ainda mais gostoso e especial. O bolinho será cozido em vapor quente, rendendo 5 unidades generosas. Experimente!
Prato tradicional da culinária sul-africana, o bobotie terá uma base de carne moída temperada com especiarias como amêndoas, curry, cúrcuma ou colorau amarelo, e pimenta-do-reino. Pronto em apenas 60 minutinhos!
Um verdadeiro banquete ao seu paladar! Nada como um caruru combinando quiabos e camarões, temperado com uma variedade de especiarias. Esse prato afro-brasileiro é frequentemente preparado em homenagem aos orixás!
O acarajé é um prato da culinária afro-brasileira, principalmente associado ao Estado da Bahia. Sua massa é feita a partir do feijão-fradinho, que será modelada em pequenas bolinhas e recheada com um delicioso vatapá de camarão seco.
O bobó de camarão é uma iguaria que combina influências indígenas, africanas e portuguesas, resultando em um prato cremoso! Com rendimento de 8 porções, finalize com raspas de limão para sabores mais cítricos.
Publicidade
Um prato que envolve uma combinação de ingredientes típicos da culinária afro-brasileira! Esse xinxim de bofe demandará 45 minutinhos do seu tempo, podendo ser acompanhado por um arroz branco e farofa de mandioca tostada.
Com uma base de sêmola de trigo, o cuscuz marroquino tem sua origem enraizada na história e cultura dos povos do Norte da África. Será incrementado com amêndoas laminadas, uvas-passas e damascos picados para sabores diferenciados!
Comidinha perfeita para te aquecer nos dias mais frios! A rabada é conhecida por seus sabores ricos e textura suculenta. Suas técnicas de preparo, como o cozimento lento, assim como o uso de temperos intensos são heranças africanas.
Quer continuar viajando e conhecendo os sabores de outros países sem sair de casa? Então, confira essas receitas de comidas tailandesas e comidas árabes.
Publicidade

Olá, sou a Mari e morar sozinha me obrigou a explorar a culinária para me sustentar! Parece engraçado, mas a partir disso procurei conhecer novos alimentos e combinações possíveis. Adoro me aventurar em receitas simples, mas ainda assim saborosas! Dessas que me permitam criar refeições gostosas com poucos ingredientes e sem muito esforço ou tempo na cozinha.
minhas listas instagram