12 receitas de frango caipira que vão te levar direto para o sítio

Escrito por                          

Com gostinho de comida caseira, o frango caipira é sempre uma ótima opção para quem quer uma refeição gostosa e prática. Versátil, ele pode ser feito de diversas maneiras: com batatas, polenta, mandioca e, para uma versão mais refinada, com coalhada e grão-de-bico. Veja receitas para um franguinho caipira de respeito e se delicie!

1. Frango caipira na panela de pressão

Muito fácil, essa primeira opção é perfeita para quem busca uma receita prática e bem rápida de fazer. Olha só os ingredientes usados: galinha caipira picada, suco de limão, pimenta-do-reino, azeite, cebola, alho, colorau, água, caldo de galinha, folha de louro, cheiro-verde, pimentão vermelho e amarelo, e sal.

2. Frango caipira com quiabo

Aqui, o quiabo dá um toque muito especial para o sabor da receita. Feito à maneira antiga, esse frango deve ser cozido em um tacho de ferro bem grande – acredite, isso faz toda a diferença no resultado final do seu prato. Perfeito para servir com um arroz fresquinho e bem gostoso!

3. Frango com coalhada e grão-de-bico

Se você busca um prato diferente e um pouco mais refinado, então deve apostar nessa receita de frango caipira com coalhada e grão-de-bico. Os temperos usados provocam uma explosão de sabores que com certeza vai encantar quem provar. Vale a pena conferir!

4. Frango caipira com polenta

Frango com polenta é uma combinação clássica e simplesmente deliciosa, não é mesmo? E para quem é fã da duplinha, essa é a receita ideal para preparar no almoço com a família e amigos. A dica é servir em uma forma de vidro bem grande e bonita!

5. Frango ao molho com batatas

Galinha caipira cortada em pedaços, batatas, alho, bacon, requeijão de molho shoyu light, pimenta-do-reino, limão, cebola, cheiro-verde, água e sal são os ingredientes que compõem essa deliciosa receita que tem gostinho da casa da vovó.

6. Frango com pequi e tomate

Ficou encarregado de preparar o prato principal do almoço de domingo e não faz ideia do que fazer? Então, aposte nesse frango com pequi e tomate que é superfácil e fica pronto rapidinho. Os ingredientes necessários são cebola, canola, brunoise, pequi, tomate, pimenta bode, salsinha e sal.

7. Frango caipira com canjiquinha

Para uma refeição com gostinho de sítio, você deve preparar essa versão deliciosa de frango caipira. Aqui, a carne é frita na banha de porco e na banha de galinha, o que garante uma suculência incrível e um sabor muito mais intenso. Não tem como resistir!

8. Frango ao molho com açafrão

Muito fácil e prática, essa receita suja pouca louça e fica pronta rapidinho. Atenção para os ingredientes que você precisa ter em mãos: óleo, cebola, alho, açafrão, colorau, orégano, extrato de tomate, sal, água, batatas e galinha caipira cortada em pedaços.

9. Frango caipira com alecrim e louro

Tempere o frango com sal, alho e louro, e deixe pegar o tempero por pelo menos seis horas. Depois, lave e seque a carne, coloque em uma panela e acrescente o restante do alho, do louro, o alecrim e a banha. Cozinhe por pelo menos duas horas ou até que fique bem macia. Para finalizar, acomode o frango em um refratário e cubra com a gordura coada. Está pronto!

10. Frango caipira com mandioca

Frango com mandioca combina muito, certo? Para temperar, a dica é usar alho, cebola, açafrão, colorau e pimenta-do-reino, e fritar tudo na própria banha da galinha. Com uma lista de ingredientes bem curta e poucos minutos na cozinha, você consegue um prato incrível.

11. Galinhada caipira

Que tal fazer um prato diferente, gostoso e muito prático de preparar? Então, lápis e papel na mão para anotar tudo o que você vai precisar: pedaços de coxa e sobrecoxa de frango caipira, arroz, caldo de frango dourado, cebolas, sal e óleo. O resultado é de deixar qualquer um com água na boca.

12. Pirão de frango caipira

Para testar essa receita aí na sua casa, você vai precisar de frango caipira, alho, sal, pimenta, banho de porco, cebola, talo de coentro e cebola, água, farinha de milho e cheiro-verde. O modo de preparo é bem fácil e simples. Não tem como resistir!

Com todas essas opções, fica fácil inovar as suas refeições, não é mesmo? E para acompanhar, que tal preparar um arroz soltinho bem gostoso?

PARA VOCÊ