20 receitas de lentilha de Ano Novo que vão enriquecer sua festa com sabor

Escrito por                          

As receitas de lentilha de Ano Novo marcam presença nessa data comemorativa com o intuito de atrair dinheiro e prosperidade para o novo ciclo que se inicia. E se você já quer começar o ano com fortuna e muito sabor, confira diversas opções para preparar e celebrar:

Sopas de lentilha de Ano Novo

iStock

1. Sopa de lentilha super-rápida: na panela de pressão, refogue bacon, calabresa, costela de porco, tomate, cebola e alho até que fiquem dourados. Para temperar, use caldo de legumes e louro. Depois, basta acrescentar água quente e a lentilha que deve ficar previamente de molho por 12 horas. Uma combinação repleta de sabor!

2. Sopa de lentilha com bacon: você não precisa de muitos ingredientes para fazer uma sopa deliciosa. Um elemento que vai trazer sabor suficiente para destacar sua lentilha é o bacon. Nessa receita, a lentilha não precisa ficar de molho e pode ser cozida na hora.

3. Sopa de lentilha com calabresa e bacon simples: esses dois ingredientes adicionais são perfeitos para combinar com a suavidade da lentilha. Ela deve ficar de molho por 1 hora para cozinhar mais rápido. Confira!

4. Sopa de lentilha com calabresa e bacon bem temperado: o tempero é um fator fundamental para não deixar sua sopa sem graça. E para incrementar seu preparo, utilize calabresa, bacon, cebola, canela em pó, cravo em pó, pimenta-calabresa, alho e sal. Com essa mistura, com certeza, não vai faltar sabor!

5. Sopa de lentilha com linguiça: para trazer mais gostosura para sua sopa, linguiça calabresa, linguiça de porco e bacon são acompanhamentos certeiros. Bem douradinhos, eles serão complementados com cenoura, pimentão vermelho, alho-poró, caldo de carne e temperados com cebola, alho, salsinha e cebolinha. Uma prato magnífico com uma explosão de sabores.

6. Sopa de lentilha com costelinha: para não gastar suas últimas horas do ano na cozinha, você pode preparar essa delícia em minutos na panela de pressão. Para trazer muita sustância e um sabor diferenciado, use costelinha, bacon, calabresa, batata e cenoura para deixar essa mistura mais suculenta.

7. Sopa lentilha de micro-ondas: que tal otimizar seu tempo preparando a lentilha previamente e apenas aquecendo no micro-ondas na hora de servir? Para deixá-la no jeito, você irá criar uma base com bacon, calabresa, batata, cenoura, tomate, cebola e alho. Depois é só aquecer no micro-ondas enquanto você aproveita sua noite.

Arroz com lentilha de Ano Novo

iStock

8. Arroz com lentilha simples: um acompanhamento simples de fazer e muito gostoso, esse prato também é conhecido como o arroz da fortuna. Cozinhe a lentilha e depois misture-a com o arroz pronto. Adicione salsa e cebolinha para deixar tudo mais saboroso.

9. Arroz com lentilha e cebola caramelizada: com poucos ingredientes e muito sabor, a lentilha e o arroz são incrementados com uma cebola caramelizada incrível. Para ficar bem crocante, a cebola é dourada com azeite e manteiga durante 5 minutos e vai contagiar sua cozinha com um cheiro convidativo. Depois, a lentilha e o arroz serão cozidos na mesma panela.

10. Arroz com lentilha e bacon: com uma textura crocante e uma gordura saborosa, o bacon irá elevar o nível da sua receita de Ano Novo. Ele será frito em uma panela que também será utilizada para dourar a cebola com azeite e manteiga. Depois, coloque o arroz e a lentilha para unir todos os ingredientes.

11. Arroz com lentilha, bacon e pimentão: para que sua lentilha fique macia, é recomendado deixá-la de molho de um dia para outro. Depois, é só arrasar com o tempero para um prato delicioso, para isso, separe: pimentão desidratado, mix de temperos desidratados, cebola, alho e sal. Todos os ingredientes vão para o fogo em uma única panela. Um preparo rápido e prático!

12. Arroz com lentilha, bacon e tomate: com bacon dourado com tomate, pimentão, alho e cebola seu prato vai ficar com uma cor maravilhosa e um sabor incomparável. Aqui, você não precisa colocar a lentilha de molho e pode cozinhá-la por 3 minutos para depois incorporá-la na panela com bacon e arroz. Para finalizar, coloque em um recipiente e cubra com cebolas douradas na manteiga.

13. Arroz com lentilha especial: cozida por 8 minutos, a lentilha será incorporada em uma panela com arroz e acompanhamentos picadinhos que vão enaltecer essa receita. Incrementado com linguiça calabresa, bacon, pimentão vermelho e cenoura, esse prato vai te fazer começar o ano com o estômago feliz!

Saladas de lentilha de Ano Novo

iStock

14. Salada de lentilha com canela: rápida e fácil, essa salada vai ser sucesso na sua mesa. Depois de cozida até ficar al dente, a lentilha é misturada com ingredientes crocantes e refrescantes como o tomate, cebola roxa e alho. Para inovar no tempero, use canela em pó. O prato fica lindo e pode ser servido em porções individuais.

15. Salada de lentilha com nozes: uma ótima opção para deixar sua salada mais crocante é utilizar nozes. Seu prato ficará ainda mais completo com a mistura de cebola roxa, cenoura, salsa, tomilho, mostarda em pó, pimenta e sal. Basta misturar todos os ingredientes em um recipiente, temperar e impressionar no jantar de Ano Novo.

16. Salada de lentilha com castanhas: um novo ciclo merece uma salada diferente e nada tradicional. Para isso, coloque em prática essa opção com pedaços de castanhas! Para ficar completa, essa sugestão ainda leva cebola roxa e um tempero incrível com hortelã, manjericão, orégano, aceto balsâmico, limão, azeite e sal.

17. Salada de lentilha com hortelã: muito refrescante, essa salada vai marcar presença na sua rotina durante o ano inteiro. Ideal para os dias quentes, a hortelã traz um frescor delicioso e um sabor leve para o prato. Junto com a salsinha, cebolinha, limão, azeite e sal essa folha é o tempero ideal para a mistura de lentilha, cenoura, cebola, tomate e azeitona. Sabor é o que não vai faltar na sua mesa.

18. Salada de lentilha com romã: outro alimento que traz prosperidade é a romã. Junto com a lentilha, a fartura de sabor é garantida. Confira como fazer uma salada maravilhosa com lentilha cozida, romã, rabanete, tomate-cereja, cebola e hortelã. Para arrasar no tempero utilize suco de limão, azeite, pimenta-do-reino e sal.

19. Salada de lentilha com bacon: com pedacinhos de bacon refogados com cebola roxa, sua lentilha vai ficar saborosa e ainda mais crocante com a castanha-de-caju. O tempero é feito com azeite, suco de limão, cominho, sal e pimenta-do-reino. Impossível não gostar dessa sugestão que fica ainda mais atraente decorada com folhas de hortelã.

20. Salada de lentilha diferente: com essa versão você vai começar o ano com pé direito. Para temperá-la, você vai utilizar um molho feito com alho, manjericão, vinagre de vinho branco, cominho em pó, sal, pimenta-do-reino e azeite. Depois basta incorporá-lo na lentilha cozida com sal, água e louro e misturar tudo com cebola roxa, tomate-cereja, nozes e salsinha. Confira como servir essa delícia!

E se você quer encerrar a noite com chave de ouro, confira também receitas de sobremesas de Ano Novo.

PARA VOCÊ