41 receitas com molho agridoce para criar sabores surpreendentes

Super presentes na gastronomia chinesa e japonesa, os molhos agridoces têm sido cada vez mais utilizados também no nosso dia a dia, já que são uma ótima alternativa para incrementar carnes, peixes, saladas e outras receitas variadas, como massas ou berinjelas.

Além disso, esse tipo de molho que combina o sabor amargo com o doce, geralmente por conta da mistura de shoyu com mel, suco de laranja ou açúcar, pode também ser usado em uma marinada ou apenas na preparação dos alimentos em casa.

Confira uma lista com 41 receitas de molho agridoce deliciosas e variadas para você fazer bonito no final de semana!

Molhos agridoces caseiros

Foto: Reprodução / Na Minha Panela

1. Molho de mostarda com mel: que tal arrasar no pratão de salada e preparar um delicioso molho agridoce de mostarda com mel, que, apesar de simples, é perfeito para deixar o prato ainda mais irresistível? Você pode guardar na geladeira ou manter em temperatura ambiente.

2. Molho agridoce simples: para preparar essa receitinha bem simples, basta você colocar todos os ingredientes em uma panela e misturar em fogo médio. Você vai precisar somente de vinagre, catchup, açúcar refinado e água. Dica: quando começar a borbulhar levemente nas bordas, está pronto!

3. Molho com suco de abacaxi: além de simples e super rápido de preparar (leva cerca de 3 a 6 minutos), esse molho agridoce com suco de abacaxi natural é também refrescante e muito gostoso. Sirva com legumes e carne de boi, porco ou frango.

4. Molho agridoce picante: essa incrível receita de molho agridoce é fácil de preparar, rende duas porções e fica pronta em apenas 15 minutinhos. Sem adição de sal, ela pode ser usada em massas ou vegetais e ganha um toque especial com a presença picante das pimentas chili.

5. Molho teriyaki: presente em diversos pratos da culinária oriental, o molho teriyaki parece um caramelo agridoce e faz uma perfeita combinação com alimentos como salmão e atum grelhados ou um franguinho. Entre os ingredientes, estão gengibre ralado, vinagre branco e saquê culinário.

6. Molho de acerola com gengibre: aqui você aprende o passo a passo de como fazer um suculento molho agridoce de acerola com gengibre, que pode ser servido com carne suína, saladas variadas ou carne vermelha. Tenha em mãos também água, açúcar demerara, sal e chia.

7. Molho de pimenta doce: o molho de pimenta é um dos preferidos da maioria das pessoas, pois incrementa qualquer refeição e é bem fácil de preparar. Anote os ingredientes e se delicie: dentes de alho, pimentas vermelhas, pimentas habanero, vinagre branco e açúcar.

8. Chutney de ameixa: chutney é um dos molhos agridoces mais famosos, ele pode ser preparado com frutas e vegetais, combina muito bem com carnes e queijos e dá também um toque especial à sanduíches. Essa é uma versão feita com ameixas que fica perfeita, pois conta com o frescor e acidez naturais da fruta e com o doce do mascavo.

Carnes com molho agridoce

Foto: Reprodução / Na Minha Panela

9. Costelinhas ao molho agridoce: já pensou em passar o domingão com a família e se deliciar com uma saborosa costelinha regada em um molho agridoce que se desmancha na boca? A receita leva ingredientes como cebola, azeite, catchup, shoyu, vinagre, mel, páprica picante, sal e pimenta do reino à gosto.

10. Frango empanado com molho agridoce: que tal uma entrada simples de preparar e muito saborosa para acompanhar uma cervejinha no final de semana? É uma receita chinesa de em um franguinho empanado crocante irresistível que fica ainda melhor quando combinado com o molho agridoce.

11. Carne de porco ao molho agridoce: outra receita com uma pegada chinesa, essa carninha de porco ao molho agridoce é super gostosa, macia e serve muito bem até quatro pessoas. Para o molho, aposte em caldo de legumes em pó, maizena, vinagre branco, catchup, açúcar e molho de soja.

12. Lombo de porco com ananás e molho agridoce: essa receita requintada de lombo de porco com ananás e molho agridoce com certeza vai surpreender todos os seus convidados, pois além de saborosa, é também muito bonita. Sirva o lombo com as rodelas de ananás, o purê de batata e cubra com o molho e coentros picados.

13. Frango em cubos em molho agridoce: para dar uma variada no franguinho tradicional do dia a dia, conheça essa receita de frango em cubos em molho agridoce. Feito com temperos de origem chinesa, o molho fica bem rico, saboroso e adocicado.

14. Asas de frango fritas com molho agridoce: essa é uma receita simplesmente deliciosa, pois além das asinhas de frango fritas serem sequinhas e super crocantes, elas são acompanhadas desse incrível molho agridoce feito com ingredientes como vinho branco, pimenta, vinagre, shoyu e açúcar.

15. Filé suíno ao molho agridoce: se o objetivo é preparar em casa um prato simples e saboroso para o almoço, aposte nesse filé suíno ao molho agridoce que deixa a carne com gostinho de quero mais. Além disso, a carne pode ser temperada com sal cítrico, que deixa a receita ainda mais especial.

16. Picadinho com toque agridoce: para quem gosta de picadinho, essa receita com certeza não vai decepcionar, principalmente porque o gostinho agridoce vai deixar o sabor ainda mais delicioso. Acompanhe a carne com um arroz básico e batatas rústicas no forno.

17. Almôndegas de carne suína ao molho agridoce: além de prática e saborosa, essa é uma receita perfeita para você fazer bonito no dia a dia. As almôndegas são feitas apenas com carne moída e temperos e fazem uma combinação incrível com uma massa leve e um molhinho agridoce.

18. Almôndegas suecas flambadas na vodka e molho agridoce de geleia: ideal para uma ocasião especial, essa receita inovadora de almôndegas suecas flambadas na vodka são acompanhadas de um arroz simples e incrementadas com um molho agridoce de geleia. Vale a pena experimentar!

19. Linguicinha agridoce: que tal um aperitivo bem gostoso para comer com os amigos em um happy hour? Para preparar, você vai precisar somente de ingredientes simples como linguicinhas, óleo de gergelim, mel e shoyu. Bom apetite!

20. Frango ao vapor com molho agridoce: para uma versão de franguinho mais saudável e igualmente saborosa, aprenda a fazer essa receita no vapor, ela conta com os seguintes ingredientes: peito de frango, cebola, vinho branco, azeite, mostarda, mel, vinho do Porto, sal e pimenta.

21. Tender com molho de mel e mostarda: quer fazer bonito no jantar de Natal ou nas festas de fim de ano? Aprenda o passo a passo dessa receita de tender com molho de mel e mostarda escura, que usa também outros ingredientes como canela e pimenta do reino.

22. Frango agridoce picante: essa é uma receita simples, saborosa e que com certeza vai agradar a todos os paladares! Se tiver um pãozinho francês pra cortar em rodelas e deixar do lado, é o acompanhamento perfeito. Vale também colocar uma porção do molho separada para os convidados molharem seus petiscos a vontade.

23. Carne moída agridoce com sriracha: a carne moída é outro prato que também pode ser incrementado de forma muito simples. Aqui você aprende uma receita de petisco de carne agridoce com sriracha, o molho de pimenta hipster levemente adocicado. É de dar água na boca!

24. Frango com maçãs e uvas frescas ao curry: suave e agridoce ao mesmo tempo, esse frango com maçãs e uvas frescas ao curry acompanha maravilhosamente bem o arroz branco e pode ser servido também com bacon frito, coco seco fresco ralado ou banana da terra frita.

Saladas com molho agridoce

Foto: Reprodução / Veganana

25. Salada de pepino agridoce: essa é uma saladinha tradicional da culinária japonesa e muito apreciada no mundo inteiro, pois é deliciosa, refrescante, fácil de fazer e também funciona como uma excelente maneira de fugir do convencional, já que conta com um delicioso molho agridoce que mistura vinagre e açúcar.

26. Salada de beterraba com molho agridoce: apesar de um pouco mais trabalhosa e elaborada, vale muito a pena preparar essa salada de beterraba com molho agridoce, pois seu resultado é diferente, gostoso e muito especial. O molho é feito com a redução do cozimento das beterrabas na frigideira e faz uma grande diferença no sabor final.

27. Salada morna de cebolas roxas com molho agridoce: quer preparar em casa uma comidinha bem acolhedora? Aposte nessa receita de salada morna de cebolas roxas, que ficam amolecidas no forno e possuem um sabor irresistível. Ainda quentes, elas derretem perfeitamente o mel, fundindo todos os sabores e aromas.

28. Salada de cenoura e beterraba com molho agridoce: perfeita para um jantarzinho rápido e prático de última hora, essa salada de cenoura e beterraba com molho agridoce é simples e muito saborosa, ideal para acompanhar um macarrão com legumes salteados.

29. Salada de rabanete com molho de laranja e gergelim: além de nutritiva e deliciosa, essa saladinha vegana é linda e conta com ingredientes saudáveis como rabanetes, laranja, suco de limão, salsinha, gergelim tostado, azeite de oliva, sal e pimenta.

30. Salada de repolho agridoce: super refrescante, com um toque oriental e um sabor bem marcante, essa salada de repolho agridoce vai fazer você se apaixonar! Para o molho, tenha em mãos gengibre picado, shoyu, água, vinagre, açúcar, sal, pimenta branca e glutamato monossódico.

Frutos do mar com molho agridoce

Foto: Reprodução / Gastrolândia

31. Tartar de atum com picles e molho oriental: fresca e com um toque asiático, além de ser ideal para uma refeição leve e saborosa, essa receita ensina a preparar um incrível tartar de atum com picles e molho agridoce. Entre os ingredientes, estão óleo de gergelim, vinagre de arroz, shoyu, azeite, mel e gengibre.

32. Camarão agridoce: se você comprou deliciosos camarões rosa e não sabe como dar um toque especial a eles, aposte nessa receita de molho agridoce que leva ingredientes como vinagre balsâmico, suco de limão, catchup, açúcar, shoyu e gotinhas de molho de pimenta.

33. Lulas em molho agridoce: aprenda a incrementar essa receita de lulas com um irresistível molho feito com alho, chalota, gengibre fresco ralado, pimentos pequenos, pimenta do reino moída, azeite e mel. Acompanhe essa delícia com salada e batatas fritas.

34. Camarão à milanesa com coco e molho agridoce: essa receita sofisticada de camarão à milanesa com coco e molho agridoce é surpreendente e é uma ótima opção para servir em ocasiões especiais, pois possui sabores e texturas para quem gosta de experimentar uma comidinha diferente!

Mais pratos incríveis com molho agridoce

Foto: Reprodução / Gordelícias

35. Tofu com molho especial agridoce: que tal uma receita de petisco saudável para comer sem culpa? O molho especial agridoce garante todo o sabor e toque especial do tofu e ainda é bem simples de fazer. Anote os ingredientes: mel, vinagre branco, molho de soja, gengibre, pimenta calabresa, alho e óleo de gergelim.

36. Macarrão com molho de amendoim agridoce: inspirada na gastronomia asiática, essa receita ensina a preparar um prato bem fácil e prático. O leite de coco, que além de dar sabor serve como substituto do creme de leite, e a manteiga de amendoim deixam o molho super cremoso e a mistura de temperos garante um sabor incrível.

37. Arroz, feijão preto e abacate com molho agridoce de mostarda e chili: gosta de receitas picantes? Experimente essa combinação de arroz, feijão preto e abacate com molho agridoce de mostarda e chili. É um prato vegano, saboroso e bem diferente!

38. Pimentão vermelho agridoce: ótima para quem quer variar ingredientes saudáveis, essa receita também é perfeita para acompanhar pratos um pouco mais pesados. Para preparar o pimentão, aposte em ingredientes como azeite, vinagre, cebola, açúcar, pimenta e sal.

39. Berinjela ao molho agridoce: ideal para iniciar a semana em grande estilo, essa receita de berinjela ao molho agridoce é prática e muito gostosa. Entre os principais ingredientes estão molho de soja, catchup, açúcar, caldo de laranjas, sal e pimenta do reino.

40. Pipoca picante agridoce: tem coisa melhor do que sentar no sofá com um balde de pipoca em mãos? Para fugir do tradicional, aprenda essa deliciosa receita de pipoca picante agridoce feita com manteiga salgada, mel, curry e pimenta sriracha. Fica irresistível!

41. Sanduíche de salpicão de frango agridoce: essa receita é uma daquelas para ajudar você a preparar um prato rápido e com os ingredientes que já tem em casa. O sanduíche com salpicão de frango fica delicioso e é uma ótima forma de aproveitar sobras. O resultado é um lanche saboroso, nutritivo e muito fácil de fazer.

Essas, são receitas simples, inovadoras, saborosas e rápidas de preparar, ideais para você preparar um almoço bem caprichado para toda a família utilizando diferentes combinações de molhos agridoces. Dessa forma, é possível criar sabores diferentes e inovadores para seus pratos.

Ana Beatriz Cardo

publicado em 17/04/2017

Comentários

Em alta