Opção perfeita para os amantes de doces mais tradicionais. O sabor do coco e a acidez do limão, se equilibram deliciosamente ao caramelo da receita. Essa sobremesa é destaque nas festas juninas, mas a verdade é que a variação da cocada é sucesso o ano todo! Aproveite o passo a passo para experimentar o doce com a família ou diversificar os produtos para seus clientes.
Ingredientes
Publicidade
Modo de preparo
-
Reúna os ingredientes na bancada para otimizar o preparo;
Receiteria
-
Em uma panela, derreta o açúcar até que atinja a cor e consistência de caramelo. Não é necessário mexer constantemente, apenas o suficiente para não queimar as laterais;
Receiteria
-
Com cuidado para não espirrar ou queimar-se com o vapor, adicione a água e o limão. Mexa até que as pedrinhas de caramelo se dissolvam completamente. A textura ideal é uma calda similar a de pudim;
Receiteria
-
Acrescente o coco ralado, o coco em flocos, misture bem sem parar até secar boa parte da água (não deixe secar por completo);
Receiteria
-
Transfira para potinhos untados com manteiga, para evitar que o caramelo grude e sirva. Bom apetite!
Receiteria
Publicidade
anote aí...
Se preferir um docinho menos ácido, substitua o suco de limão pelo suco de 1/2 laranja. Isso adiciona um perfume delicioso e faz seu papel na calda de caramelo igualmente. Além disso, se gostar de sabores mais marcantes, adicione cravo da índia e canela em pau para aromatizar sua receita. Lembre-se de tirar antes de adicionar o coco ralado.
Para ter certeza que o doce chegou na consistência correta, observe se está desgrudando da panela, se sim, pode desligar o fogo e transferir para o recipiente de servir. O caramelo, depois de frio, endurece um pouco, então considere este fator na hora de dar o ponto da sobremesa.
Caso queria, este pode ser um doce de corte. Basta espalhá-lo em um refratário untado em uma camada não muito grossa. Leve para gelar coberto com plástico filme até que endureça. Depois corte com uma espátula e aproveite! Se assim como nós, é um amante de coco, aventure-se nos preparos que tem esse ingrediente como estrela do prato. Acesse nossa lista de receitas com coco ralado e descubra novas possibilidades!

Olá, eu sou o Rodrigo, psicólogo clínico e cozinheiro. Para mim, a cozinha é o lugar de elaboração emocional e celebração. Uma forma de se comunicar, demonstrar carinho, manter contato com o fazer manual e explorar a criatividade. Gosto de cozinhar de tudo um pouco, mas fazer biscoitos sempre deixa meu dia mais feliz.
minhas receitas instagramExperimente também...
Publicidade