24 receitas de almoço vegetariano para variar o cardápio no dia a dia

Se você está fazendo uma alimentação vegetariana, sabe que nem sempre é fácil encontrar opções diversificadas para acrescentar à rotina, não é mesmo? Por isso, veja a seguir receitas de almoço vegetariano que trazem dicas de massa, arroz, picadinho, strogonoff e várias outras para não repetir o prato no seu dia a dia.

Mais uma receitinha de fricassê para quem não dispensa um prato principal como esse! Combinando legumes e uma camada de queijo, a finalização com batata palha deixa tudo crocante.

Publicidade

Sabe o famoso escondidinho de carne? Que tal substituir a carne por legumes e usando ingredientes simples no preparo? Usando cenoura, vagem, cebola, tomate, ervilha e temperos, você consegue preparar uma receita vegetariana deliciosa desse clássico prato.

Esse fricassê de palmito fica cremoso e crocante. Confira as fotos e faça a receita acompanhando o passo a passo!

Essa receita de panqueca de legumes é muito prática. Você pode fazer uma refeição simples e rápida ou incrementar com molho de tomate, tudo de bom!

Faça um delicioso bobó vegano e sirva um prato que todos vão adorar! Essa versão leva inhame, mandioca, leite de coco e champignon. O resultado é espetacular!

Publicidade

Pronta em 20 minutinhos, essa é uma batata recheada que promete um preparo fácil e rápido para o seu final de semana! Feita com ingredientes simples, torna-se acessível e ao mesmo tempo, uma opção deliciosa.

Aprenda a preparar esta deliciosa receita de abobrinha gratinada fácil e descubra uma nova versão desse vegetal. O prato leva mussarela, mas você pode substituir por queijo de castanhas.

Um preparo rápido de 25 minutos, em que as almôndegas serão feitas com ricota, queijo parmesão e farinha de rosca. Vale combinar com um molho vermelho maravilhoso!

Outro prato que não pode faltar no cardápio do brasileiro é o strogonoff, não é mesmo? E olha que esse é daqueles pratos bem especiais. Nessa adaptação você vai precisar de: cogumelo, alho, cebola, aveia, palmito, molho de tomate, mostarda amarela, salsinha e sal.

O quibe de abóbora simples é uma deliciosa versão desse salgado clássico, e você pode adicionar outros temperos de sua preferência, como limão ou zathar. Sirva com coalhada seca ou molho de iogurte para uma experiência árabe.

Publicidade

Esse prato fácil serve como petisco, acompanhamento ou até mesmo para substituir uma proteína como a carne. O peixinho da horta é uma ótima escolha para quem quer iniciar uma dieta vegana, pois tem um sabor muito similar ao verdadeiro peixe.

O brócolis é aquele ingrediente que cai bem no preparo de diversos pratos vegetarianos. Aqui, com manteiga, farinha de trigo, alho, leite, cebola, molho de tomate, massa para lasanha, mussarela, noz-moscada, sal e pimenta, você prepara uma versão sem carne de um dos pratos preferidos de todo mundo.

O hambúrguer vegetariano de soja é perfeito para um sanduíche, mas também fica ótimo servir com arroz branco e fritas. Adicione azeitonas e alcaparras picadas para uma versão com sabor diferente.

A mandioca é um ingrediente superversátil para as suas refeições e é ótima para o preparo de massas, como a de nhoque. Utilizando esse ingrediente com amido de milho, azeite, molho de tomate e sal, você prepara uma massa de nhoque vegana e muito saborosa.

Um sabor único e inesquecível. Isso é o que você vai conseguir ao preparar o curry de cogumelos e legumes. Ele leva cogumelos hiratake salmão, shimofuri, pimentão vermelho, abóbora, ervas, gengibre, e temperos. Um prato colorido e supersaboroso!

Publicidade

Já pensou na possibilidade de uma bolonhesa vegana? Essa é a proposta dessa receita, que usa a lentilha no lugar da carne. O resultado é igualmente gostoso e pode ser combinado com um arroz soltinho!

Confira o passo a passo da receita de bolo de carne vegano. Uma explosão de sabores, fácil de fazer e saudável. A carne é substituída por grãos que garantem a consistência perfeita para o prato.

Perfeito para servir como acompanhamento, que tal um kibe de forno? E o melhor, na versão vegetariana, para ninguém colocar defeito! Incrementado com mussarela ralada e temperinhos marcantes.

Sem carnes, ou seja, perfeita para quem não consome ingredientes desse tipo, essa é uma berinjela digna dos melhores acompanhamentos! Seu acabamento douradinho e gratinado é conquistado por meio da mussarela, que finaliza tudo com muito sabor.

O risoto é aquele prato que é sempre uma delícia para receber visitas em casa. Nessa versão, você vai precisar de alho-poró, arroz arbóreo, óleo, alho, cebola, vinho branco, caldo de legumes, queijo parmesão (ou catupiry de tofu), sal e pimenta.

Esse kibe de berinjela é a versão vegetariana do tradicional preparado com carne moída. Além de prático, é a opção certa para quem procura uma refeição cheia de sabor!

Apesar de ser um prato famoso no final do ano por causa das lentilhas, essa receita é uma delícia para acrescentar à sua rotina e trazer mais benefícios à saúde. Então anote os ingredientes: lentilha, cebolas, arroz, óleo, sal, manteiga e caldo de legumes.

Além de tirar a carne do cardápio, que tal preparar um macarrão sem nenhum ingrediente de origem animal? Utilizando o espinafre e fécula de batata para a massa, basta fazer um molho branco com leite de coco, e, por fim, rechear com tomates, pimentão e berinjela.

Já pensou em preparar carne de jaca? Se você nunca trabalhou com esse ingrediente, irá se surpreender com o resultado. Além disso, basta separar cebola, tomate, alho, chia, farinha de baru, sal e pimenta para preparar esse prato e servir essa opção criativa e diferenciada.

São várias opções de almoço vegetariano para você experimentar no seu dia a dia. Mas, se você estiver em busca de outras dicas de comidas sem carne, confira também receitas de hambúrguer vegano e churrasco vegano que vão ampliar ainda mais o seu cardápio.

Publicidade

Avalie esta lista de receitas:

Média: 4.0 ⭐ (16 avaliações)
Juliana Ayumi
curadoria feita com por

Oi, eu sou a Juliana! Nessa vida, cafés, almoços e jantares marcam encontros que podem ser relembrados preparando e comendo a mesma comida servida naquele dia. Cresci vendo minha mãe cozinhar delícias e muito do que sei sobre preparos, aprendi com ela. Guardo isso com carinho e hoje tento cozinhar mais!

minhas listas