10 receitas com missô incríveis para sentir um gostinho do Japão

Escrito por                          

Feito a partir de grãos fermentados, o missô é comumente usado como tempero para pratos japoneses. Mesmo morando no Brasil, você pode utilizar esse ingrediente para sair do comum no preparo dos alimentos e se deliciar com um novo sabor. Veja, com as receitas abaixo, como esse item é versátil e pode ganhar facilmente um espaço na sua cozinha.

1. Molho de missô

Nessa receita, você confere como fazer um molho de missô com carne moída. A lista de ingredientes pode até não ser das mais curtas, mas grande parte deles são apenas temperos. O preparo é simples e não requer muita habilidade na cozinha. Vale a pena experimentar.

2. Sopa de missô

Com apenas cinco ingredientes, você consegue fazer uma sopa que vai mandar o frio para bem longe. Para isso, você só precisa ter em mãos: água, hondashi em grãos, pasta de missô, tofu e cebolinha. Para melhorar ainda mais, você só vai sujar uma panela e o tempo na cozinha é bem curtinho!

3. Pepino no missô

Versátil, essa opção pode ser servida como entrada, acompanhamento e até mesmo como petisco. Além do pepino e do missô, a receita faz uso apenas de sal e açúcar. O resultado é um gostinho agridoce que pode conquistar seu paladar. Tudo isso de uma maneira bem prática de ser reproduzida em casa.

4. Berinjela no missô

Quer dar um novo sabor para a berinjela? Para isso, o missô pode entrar em cena. Aqui, o legume cortado em quadrados é refogado. Depois, é incrementado com um molho de saquê, açúcar, missô e vinagre. Finalize com gergelim e salsinha. Em poucos minutos, seu prato estará prontinho.

5. Abóbora no missô

Para uma pegada bem oriental, além do missô, essa receita ainda conta com vinagre de arroz, mirin, óleo de gergelim e shoyu. Todos esses itens são usados para fazer o molho para cobertura da abóbora assada, que ainda é temperado com dill e salsinha.

6. Peixe no missô

Nessa opção, o missô é usado para fazer um molho em que o peixe é cozido. A escolha da receita foi o filé de cavalinha. Se você quer testar uma receita de peixe com um sabor diferenciado, essa opção é ideal.

7. Frango com missô

Bem suculenta, essa é uma receita em que o peito de frango é combinado com missô e maionese. Isso faz com que se forme um creme delicioso sobre a carne. Na hora da fritura, a dica é usar óleo de gergelim. Assim, você consegue um toque ainda mais oriental.

8. Filé mignon com missô

Iscas de filé mignon também podem ser temperadas tranquilamente com missô. Além disso, o prato conta com outros ingredientes: cebola, pimentão verde, mel, pimenta-do-reino, sal, cebolinha e óleo. Todos esses itens juntos fazem com que o sabor da carne fique irresistível.

9. Costelinha de porco com missô

Que tal ir além da famosa costelinha barbecue na hora de preparar esse corte suíno? Feita na panela de pressão, essa receita é ideal para quem quer praticidade. Isso sem contar que a textura da carne fica bem macia e ainda acompanha um molho suculento.

10. Panceta com missô

Nessa receita de panceta, a carne é temperada apenas com o missô e feita no forno. Na hora de assar, a dica é envolver a carne em papel-alumínio ou colocá-la dentro de um saco plástico para assados. O tempo no forno é de aproximadamente 30 minutos.

Agora que você já viu como o missô é um ingrediente fácil de ser usado, basta escolher qual receita você vai testar primeiro aí na sua casa. Confira também como fazer receitas com saquê. Assim, você já consegue um drink para acompanhar sua refeição.

PARA VOCÊ