71 receitas com rúcula que não passam desapercebidas

Escrito por    
Atualizado em 18.07.18

A rúcula, mesmo com todos os seus benefícios nutricionais, é reconhecida pelo seu sabor único. Forte e intenso, ele mistura toques picantes e amargos. Justamente por isso, é uma daquelas ótimas opções para inovar e substituir ingredientes mais comuns.

A verdura é bem versátil e se adapta a diversos sabores e conjuntos de alimentos. Além das tradicionais saladas, pode ser utilizada também em sanduíches, massas, pizzas ou molhos.

Se deu vontade de conhecer um pouco mais sobre esse ingrediente, confira a lista abaixo, que conta com receitas incríveis.

Continua após o anúncio

Saladas de rúcula com outros vegetais

Receitas com rúcula

Foto: Reprodução / Veganana

1. Salada de rúcula com laranja e melão: experimentar combinações de frutas e legumes sempre pode ser surpreendente. Neste preparo, são usados pimentão vermelho, laranja, melão e azeite de oliva. A salada é temperada com vinagre cremoso balsâmico, realçando ainda mais o sabor agridoce.

2. Salada de rúcula com rabanete e pepino: essa salada bem colorida é simples, deliciosa e nutritiva. Na saladeira, são colocados rúcula, cebola, pimentão, rabanete, pepino e folhinhas de manjericão. O tempero é feito apenas com sal, pimenta-do-reino, azeite e limão.

3. Salada de rúcula, rabanete e cebola roxa: não é a toa que essa salada está na classificação das “muito fáceis”. Depois de lavar bem os ingredientes, são todos misturados na saladeira: rúcula, cebola roxa e rabanete. O tempero deve ser colocado apenas na hora de servir, para manter o frescor dos legumes.

4. Salada de rúcula, repolho roxo e abacaxi: essa salada, além de bem refrescante, pode ser usada como prato principal, já que fornece muitos nutrientes. Entre os ingredientes estão rúcula, repolho, cenoura, abacaxi, nozes e creme de castanha. Na finalização, é só misturar tudo e temperar.

5. Salada de rúcula com laranja e amêndoas: para a receita, são utilizadas rúcula, cebola roxa, laranja e amêndoas. Pode servir como entrada, em pequenas porções, ou como prato principal, em quantidade maior, podendo ser acompanhada por pão fresco

6. Salada de rúcula com ameixa: essa é daqueles tipos de saladas bem consistentes, com texturas e sabores interessantes e diferentes. O frescor verde da rúcula é contrastado com o morno da ameixa, o doce da fruta e a ardência da pimenta e do alho. Azeite e molho para salada finalizam essa composição.

Continua após o anúncio

7. Salada de rúcula com pera: aqui, o azedinho da rúcula se mistura ao doce da pera, formando um prato bem equilibrado. A fruta é ralada em cima das folhas verdes, que recebem também o grão de bico e o creamcheese light. É um ótimo acompanhamento para carnes.

8. Salada de beterraba com rúcula e abacate: o primeiro passo dessa receita é temperar as beterrabas com azeite, e assá-las até ficarem bem macias. Na montagem, adicione as beterrabas, rúcula, abacate, cebola, sumo e raspas de laranja e nozes.

9. Salada de rúcula com manga e avelâ: em uma saladeira são colocadas a rúcula e a manga, salpicando as avelãs moídas por cima. Depois, é só preparar o molho de azeite, limão, sal e pimenta e temperar uniformemente.

10. Salada de abacate com pesto e rúcula: o pesto deve ser feito com manjericão, sal, alho, nozes, azeite, queijo e manteiga. Então, ele é acrescentado ao abacate grelhado, à cebola roxa e à rúcula. O ideal é que a salada seja servida na hora do preparo, com um toque de flor de sal.

Saladas de rúcula com queijos variados

Receitas com rúcula

Foto: Reprodução / Simplesmente delícia

11. Salada de rúcula com melancia e queijo feta: após lavar a rúcula e tirar os caules mais duros, ela é colocada em um prato bem grande. Depois, são acrescentados os cubos de melancia, os pedaços de queijo e as azeitonas. O tempero fica por conta da flor de sal e do vinagre balsâmico.

12. Salada de rúcula com mussarela de búfala e vinagrete de framboesa: essa receita é uma verdadeira explosão de sabores. As folhas de rúcula são colocadas em um recipiente grande e recebem a mussarela de búfala, as nozes e a pera. Então, é acrescentado o vinagrete de framboesa, feito com a geleia da fruta, sal e vinagre.

13. Salada de rúcula com morango e queijo feta: perfeita para os dias mais quentes, essa salada pode ser servida em um almoço ou jantar. Não tem muito segredo: basta misturar a rúcula, os morangos, o queijo e as nozes e temperar com azeite balsâmico.

14. Salada de rúcula, beterraba e queijo de cabra: com pouquíssimos ingredientes, esse prato traz uma combinação colorida e refrescante. Numa tigela, são colocados a rúcula, a beterraba, o queijo de cabra e as sementes de girassol. São temperados com um molho de cebola, vinagre de vinho tinto, vinagre balsâmico, sal, pimenta-do-reino e azeite de oliva.

15. Salada de feijão, rúcula e queijo de cabra: o feijão trepador, depois de cozido, é colocado numa saladeira com pinoli, tomate-cereja, tomate seco e rúcula. Depois de regar com o molho de mostarda, azeite e vinagre, sirva com pedaços de queijo e fatias de pão.

Continua após o anúncio

                   

16. Salada quente de rúcula, cogumelo e haloumi: primeiro, as fatias de haloumi são colocadas numa frigideira até dourarem. Então, são acrescentados os cogumelos. A salada é montada com a rúcula como base, queijo, cogumelos e vinagrete.

17. Salada de rúcula, alface, brócolis e mussarela: em uma travessa são organizadas folhas de alface, folhas de rúcula, brócolis, bolinhas de queijo, tomates e pimenta biquinho. Para finalizar, regue com azeite e salpique ervas finas. Pode ser servida como aperitivo com torradas integrais.

18. Salada de rúcula, manga e parmesão : essa salada é bem versátil e pode servir de acompanhamento para diversos pratos. O verde da rúcula com o amarelo da manga formam um contraste incrível. A montagem da salada é feita com rúcula, cebola, manga e parmesão.

Saladas de rúcula com carnes variadas

Receitas com rúcula

Foto: Reprodução / Blog da Lu

19. Salada de cuscuz com rúcula e frango: essa salada, além de ser prática e completa, traz uma combinação deliciosa de sabores. O cuscuz é temperado com azeite, pimentão, tomate, sal e pimenta-do-reino. Para montar, coloque a rúcula, o cuscuz e o frango grelhado. Regue com o molho de iogurte e finalize com folhinhas de hortelã.

20. Salada de batata, rúcula e atum: as batatas, depois de cozidas, são cortadas em cubos bem grosseiros. Coloque-as em uma tigela e acrescente o atum, a rúcula e o molho de azeite, vinagre, mostarda e cream cheese. Pode ser servida em porções individuais, como aperitivo, ou inteira.

21. Salada de batata com rúcula, frango e pimenta rosa: esse é daqueles pratos para quem tem poucos ingredientes e quer algo que sustente. As batatas são misturadas ao frango e à cebolinha em uma vasilha. O molho é feito com cebola, alho, pimenta seca, azeite e cúrcuma. A rúcula é acrescentada no final e a salada é decorada com pimenta rosa.

22. Salada de truta defumada com rúcula: a truta é desfiada e colocada em um saladeira junto com a rúcula. Para ficar ainda mais gostosa, é acrescentado o fettucini preparado com azeite, limão, endro e pimenta. O segredo do prato está na sua simplicidade e nos ingredientes sempre frescos.

23. Tabule de rúcula, frango e nozes: o tabule, feito com trigo para quibe, é uma salada superprática e deliciosa. O preparo é feito misturando trigo hidratado, rúcula, salsinha, menta, tomate e nozes em uma tigela funda. Para temperar, sal, limão, azeite, pimenta-do-reino e salsinha.

24. Salada de rúcula, maçã e bacon: apesar do sabor forte da rúcula, essa salada fica bem suave. Inicialmente, basta misturar a maçã picada com o suco de limão. Depois, a rúcula é temperada com óleo, açúcar, sal e o restante do limão. Então, misture tudo com o queijo parmesão e sirva com bacon picado por cima.

25. Salada de figo, rúcula e parma: a montagem dessa salada é feita, primeiro, pela “cama” de rúcula, que recebe as lascas de parma e os pedaços de figo. O tempero é feito apenas com azeite e vinagre. O sal do parma, o doce do figo e a textura crespa da rúcula formam uma combinação incrível.

Massas com rúcula

Receitas com rúcula

Foto: Reprodução / Sabor sonoro

26. Macarrão ao molho branco com rúcula, calabresa e amêndoa: o diferencial desse prato é a mistura de sabores e texturas. O macarrão, depois de cozido, é misturado ao leite, sal, pimenta calabresa, creme de leite, amêndoas e rúcula picada. Para finalizar, deliciosos cubinhos crocantes de calabresa.

27. Macarrão alho e óleo com rúcula refogada e bacon: depois de cozido, o macarrão recebe bacon, alho, rúcula, açafrão e cheiro-verde. Depois, a água do cozimento com algumas gotinhas de limão é acrescentada, deixando o macarrão mais úmido e realçando os sabores.

28. Macarrão com rúcula refogada e tomate seco: além de muito fácil, essa receita pode ser servida desde uma ocasião simples a uma reunião importante. O penne deve ser cozido al dente. Entre os ingredientes estão bacon, cebola, alho, tomate seco, creme de leite, pimenta, provolone e parmesão. Distribua tudo num prato ou espete em palitos e sirva como entrada!

29. Macarrão com rúcula, presunto de parma e limão: o segredo para essa receita é usar todos os ingredientes da melhor qualidade. Após cozido e escorrido, o macarrão é misturado à rúcula e às tiras de presunto de parma. Depois, incorpore a massa ao molho feito de limão, azeite, pimenta dedo-de-moça, sal e pimenta-do-reino.

30. Rondelli de búfala com rúcula e tomate seco: o primeiro passo é abrir uma manta de mussarela de búfala em uma superfície. Para recheá-la, são colocados a rúcula, o tomate seco picado, folhas de manjericão, azeite e flor de sal para temperar. A mussarela deve ser enrolada como um rocambole, cortando em rodelas na espessura que desejar.

31. Macarrão com rúcula e cogumelos: o refogado que é servido com a massa é superfácil e fica pronto em poucos minutos. Ele é feito com alho, cogumelos já temperados e o caldo do limão. Para servir, coloque o macarrão com o refogado no prato e cubra com a rúcula fresca.

32. Macarrão com rúcula e camarão: para esse macarrão, a primeira coisa a se fazer é dar uma fritadinha rápida nos camarões com um pouco de azeite. Eles são, depois, adicionados ao molho feito de tomate, alho, cebola, rúcula, cebolinha e manjericão. Na hora de servir, o talharim é misturado ao molho e forma uma combinação colorida e saborosa.

33. Macarrão com molho de rúcula, tomate e mussarela de búfala: para essa receita, comece batendo, no liquidificador, meio maço de rúcula com o leite e o amido de milho. Na panela, essa mistura é adicionada à cebola, manteiga e creme de leite. Então, é só jogar sobre o macarrão e acrescentar tomate-cereja e mussarela de búfala.

34. Macarrão com rúcula e frango ao molho de abacaxi e curry: além de superversátil, esse prato mistura muito bem o doce com o picante. O frango é cozido com curry e pimenta. Depois de ficar bem dourado, é acrescentado o suco de abacaxi e o caldo de legumes. Para servir, coloque o espaguete, a rúcula, o frango e salpique alho frito por cima.

35. Rigatoni com rúcula, bacalhau e tomate seco: essa massa fica no meio termo entre uma receita simples e uma receita sofisticada. O bacalhau é refogado com azeite, alho e tomate seco. A massa, já cozida, é despejada no refogado junto com as folhas de rúcula picadas. Sirva com queijo parmesão para deixar ainda melhor.

36. Macarrão de batata doce, filé mignon, cenoura e rúcula: o macarrão de batata doce, além de ser uma delícia, fica com uma textura incrível. Os acompanhamentos são feitos com a técnica stir fry, fritos com uma quantidade pequena de óleo bem quente. São eles: filé mignon, cebola, cenoura, shoyu e curry. A rúcula fresca é acrescentada na hora de servir.

37. Macarrão com rúcula, azeitona e atum: enquanto o macarrão estiver cozinhando, adiante o processo do restante da receita. Jogue o farelo de pão, alho, pimenta e raspa de limão em uma panela até o farelo ficar dourado. Então, coloque essa mistura acrescida de abobrinha, atum, azeitona e rúcula no macarrão e sirva.

Risotos de rúcula

Receitas com rúcula

Foto: Reprodução / Cozinha a dois

38. Risoto de rúcula, presunto de parma e queijo brie: o arroz, do tipo carnarolli, é preparado com caldo de carne, azeite, manteiga e cebola. Mexa e adicione os caldos aos poucos, até ficar no ponto al dente. Quando o fogo é desligado, adicione o presunto de parma picado, o queijo brie e, logo antes de servir, a rúcula.

39. Risoto de rúcula e tomate seco: um dos pontos essenciais do risoto é não parar de mexer o arroz para que ele não grude. Nesse, o cozimento é feito, também, com vinho branco. O tomate seco e a rúcula são picados e acrescentados ao arroz quando ele estiver finalizado. Por fim, coloque uma colher de manteiga gelada, para dar brilho ao prato.

40. Risoto de cogumelos com rúcula e pimentão: os cogumelos são refogados com azeite, pimentão vermelho e pimenta-do-reino. O arroz já cozido e no ponto certo é incrementado à mistura, junto com a manteiga gelada e o queijo ralado. O resultado é um prato delicioso e muito cremoso.

41. Risoto de rúcula e presunto de parma: o risoto é feito com a receita básica, utilizando o caldo de sua preferência na hora do cozimento. A finalização fica por conta do presunto de parma, que é utilizado para forrar o prato. Depois de adicionar o risoto, as folhas de rúcula são colocadas para dar ainda mais sabor.

42. Risoto de arroz preto com rúcula e camarão: em uma versão um pouco diferente, esse risoto é feito com o arroz preto, que tem um sabor levemente acastanhado. O caldo usado no arroz é o de camarão. Na hora de servir, coloque no prato as folhas de rúcula, o risoto e os camarões grelhados, decorando com salsinha picada.

Pizzas de rúcula

Receitas com rúcula

Foto: Reprodução / Vai comer o quê

43. Pizza de rúcula e tomate seco: as pizzas caseiras sempre têm aquele gostinho especial. Nessa, a massa leva farinha de trigo, sal, açúcar, azeite, água morna e fermento biológico seco. Ela é combinada com o delicioso recheio de molho de tomate, rúcula, tomate seco e mussarela ralada.

44. Pizza de rúcula e frango: essa é uma daquelas pizzas “falsas”. Ao invés da tradicional massa, é utilizado o pão sírio integral. Esquente o pão na frigideira e faça a montagem: molho, rúcula, frango grelhado e tomates. O visual fica bem bonito e colorido.

45. Pizza de rúcula e carne seca: a massa dessa pizza é feita com farinha de trigo, água morna, açúcar, sal, óleo e fermento. Ela é sovada e deve descansar até dobrar de volume. Depois, por cima da massa pré-assada, coloque o molho de tomate, a carne seca, o queijo, os tomates e azeitona. As folhas de rúcula são adicionadas apenas na hora de servir.

46. Pizza de rúcula, presunto e queijo brie: nessa receita, os sabores dos queijos, presunto e rúcula formam uma combinação incrível. Na massa da pizza, espalhe a polpa de tomate e acrescente o queijo brie, o presunto, a mussarela e orégano. Depois de retirar do forno, finalize com rúcula, um fio de azeite e um toque de vinagre balsâmico.

47. Pizza no pão árabe com rúcula e queijo: essa é uma versão simplificada da pizza caseira feita no pão árabe. As fatias do pão são dispostas em uma assadeira. Então, são cobertas com rodelas de tomate e queijo minas. Quando retirada do forno, coloque a rúcula na pizza, regue com azeite e sirva.

Molhos de rúcula

Receitas com rúcula

Foto: Reprodução / Presunto vegetariano

48. Maionese de rúcula: essa maionese é bem saborosa e diferente e pode ser servida com pães ou torradas. No preparo, basta bater todos os ingredientes no liquidificador – maionese de sua preferência, rúcula, mostarda e vinagre balsâmico.

49. Pesto de rúcula: ideal para acompanhar uma carne vermelha, esse pesto vai te surpreender. Ele é feito com rúcula, alho, pinoli e azeite, todos batidos em um processador. A dica é que o copo do processador esteja gelado na hora de bater, para manter as folhas frescas e verdinhas.

50. Pesto de rúcula com parmesão: além de delicioso, esse pesto é superprático e refrescante. Para prepará-lo, você vai precisar apenas de rúcula, alho, azeite, queijo parmesão e nozes. É uma ótima combinação, também, para um espaguete de massa fresca.

51. Molho de rúcula : um molho de rúcula como acompanhamento é uma ótima opção para quem não gosta muito das folhas. Esse é feito com rúcula, água, suco de limão, mel, mostarda, sal e azeite. Depois de bater todos os ingredientes no liquidificador, o molho está pronto para ser servido.

52. Pesto de rúcula e manjericão: o pesto é daqueles molhos tão fáceis que nem precisa ir ao fogo. Coloque as folhas de rúcula, as nozes, o alho e o queijo parmesão no liquidificador e bata acrescentando o azeite até chegar no ponto desejado. A rúcula dá uma suavizada no sabor do manjericão, dando um equilíbrio perfeito.

Pratos com rúcula

Receitas com rúcula

Foto: Reprodução / Gastrolândia

53. Tomates perfumados com rúcula, chèvre e pinoli: o tomate é preparado, no liquidificador, com orégano, azeite, sal e pimenta. Os ingredientes são batidos até formarem um creme denso. Em uma vasilha, coloque o tomate, o pinoli, a rúcula, as bolinhas de queijo de cabra e leve ao forno por 5 minutos.

54. Sopa de batata com rúcula: simples e saborosa, essa sopa é ótima para aqueles dias mais frios. As batatas são fervidas com caldo de legumes e acrescidas das cenouras e da rúcula. Depois, coloque a pimenta de cayenne, os pedaços de pão, tampe a panela e retire do fogo. Para servir, finalize com alhos tostados.

55. Tartare de salmão com salada de rúcula e romã: esse prato é superleve e refrescante. A salada é feita com rúcula e o molho feito de iogurte, sal, azeite, limão e pimenta-do-reino. No prato, ela é servida junto com tartare de salmão cru, temperado com mostarda. Por fim, salpique sementes de romã e raspas de parmesão.

56. Ovos assados com rúcula e iogurte: além de fácil de fazer, essa receita fica com um toque superaromatizado. A rúcula é refogada com azeite em uma frigideira. Ela é colocada em uma vasilha, deixando um espaço no meio para o ovo, colocado ainda cru. Leve ao forno até as claras começarem a endurecer. Sirva com o molho de iogurte por cima e uma fatia de pão.

57. Salmão defumado com ovo e rúcula: o salmão defumado é colocado por cima de cada uma das torradas. A rúcula é acrescentada, já temperada com azeite e sal. Então, frite o ovo com manteiga, mantendo a gema mole, e coloque por cima das torradas. O ponto do ovo é importante, já que, quando cortado, deve esparramar sobre o restante do prato.

Aperitivos com rúcula

Receitas com rúcula

Foto: Reprodução / Cozinha vibrante

58. Petisco de rúcula, maçã caramelizada e presunto de parma : o lado bom desse petisco é que ele é feito sem precisar fritar. As maçãs cortadas são colocadas em uma frigideira com açúcar e canela até dourar. Quando esfriarem, enrole cada pedaço em uma folha de rúcula, uma lasca de presunto de parma, outra folha de rúcula e prenda com um palito.

59. Quiche de rúcula e tomate seco: além de deliciosa, essa quiche também é vegetariana. O recheio é feito com tomate seco, rúcula e cebola. Ele é colocado na massa pré-assada e coberto com a mistura de ovos e creme de leite. Depois de assar por aproximadamente 40 minutos, desenforme e sirva morno.

60. Bruscheta de rúcula e tomate fresco: para essa receita são usados ingredientes bem frescos, deixando tudo leve e saboroso. O pão italiano, já cortada em rodelas, é regado com azeite e recebe o sabor do alho e do queijo parmesão. Depois de colocá-lo para assar até o queijo derreter, sirva com uma folha de rúcula e tomates temperados.

61. Torrada com creme de rúcula, tofu, azeitona e amêndoa: essa torrada é ótima para um lanche da tarde ou como acompanhamento em um jantar. Passe azeite no pão e leve para torrar no forno. O creme do recheio é feito com tofu, azeitonas, salsinha e cebolinha. A torrada é servida quentinha com um pouco do creme, a rúcula por cima e as amêndoas tostadas.

62. Bruscheta ao pesto com rúcula e presunto cru: essa bruscheta é feita com o pão dourado na frigideira com azeite e alho amassado. O pesto é feito com alho, azeite e manjericão. A montagem segue a ordem pão, pesto, fatias de presunto cru, folhas de rúcula e uma rodela de pepino em conserva. Para finalizar, pimenta-do-reino e um pouquinho de molho inglês.

63. Quiche de rúcula, cogumelos e bacon: a massa dessa quiche é feita com farinha de trigo, sal, manteiga, tomilho, ovo e água gelada. O recheio de bacon, cebola, chicória e rúcula é misturado ao custard. Esse creme é feito com ovos, leite e queijo.

64. Bruscheta de rúcula e sardinha: essa é daquelas receitas simples e baratas de fazer. O pão é colocado em uma torradeira ou frigideira. Depois de torrado, esfregue o alho e pincele azeite. Acrescente a rúcula, o tomate e, por cima, as sardinhas.

65. Folhado de salmão com rúcula: o salmão é temperado com limão, pimenta-do-reino e sal. Depois de marinar, ele é desfiado e acrescentado ao refogado de rúcula com azeite e alho picado. A massa é aberta em uma forminha e recebe o recheio e a mistura de ovos e creme de leite. A dica é servir quente com uma saladinha.

Lanches com rúcula

Receitas com rúcula

Foto: Reprodução / Cozinha vibrante

66. Hambúrguer com rúcula : esse hambúrguer não deixa em nada a desejar àqueles das grandes hamburguerias. Junto com a carne, são colocados a cebola caramelizada, a mostarda Dijon, o molho barbecue, a rúcula e o queijo gorgonzola. O pão é tostado na frigideira com manteiga para dar ainda mais sabor.

67. Wrap de rúcula com morango: um wrap é sempre uma opção fácil, rápida e gostosa. O creme de queijo é feito com queijo de cabra, vinagre balsâmico, mel e leite. Na hora de montar, espalhe o creme na tortilla, acrescente a rúcula e coloque os morangos. A mistura entre azedo, doce e ácido forma uma combinação bem interessante.

68. Sanduíche de filé com rúcula: o filé usado nesse sanduíche é dourado com manteiga na frigideira. O pão é cortado no meio e recebe a mostarda. Depois, coloque as tiras do filé enroladas na folha de rúcula e sirva.

69. Wrap de rúcula e tomate seco: a tortilha é colocada na frigideira, sem óleo, apenas para dourar. O recheio é feito com cream cheese temperado com pimenta-do-reino e suco de limão, rúcula e tomate seco. Sirva a tortilha enrolada como um rocambole.

70. Sanduíche de rúcula, abobrinha e tomate seco: esse sanduíche é daqueles que substituem uma refeição completa. O creme de ricota, manjericão e azeite é usado como base. Além dele, são feitas camadas de abobrinha grelhada, tomate seco e folhas de rúcula.

71. Wrap de rúcula e frango: que tal uma receita bem leve para aqueles momentos em que a fome aperta? A massa desse wrap é feita com massa pronta ou pão sírio. Basta colocar por cima dela o cream cheese, a rúcula e o frango desfiado.

Seja para seguir a dieta ou para enfiar o pé na jaca, a rúcula sempre tem um espacinho em cada uma dessas receitas. Aproveite as propriedades e o sabor desse ingrediente tão especial para experimentar coisas novas e surpreendentes.