57 receitas de bolo de frutas para você preparar hoje mesmo

Escrito por    

Como todos já sabemos, as frutas fornecem inúmeros benefícios para a saúde e são indispensáveis para o dia a dia de uma alimentação saudável, já que são ricas em vitaminas, minerais e diversos nutrientes que auxiliam no emagrecimento e combate à doenças.

Continua após o anúncio

Porém, se você é uma daquelas pessoas compulsivas por doces que não dispensam uma boa sobremesa, saiba que uma ótima opção para não fugir – muito – da dieta é aprender receitas doces de frutas, que podem ser muito mais saudáveis do que as preparadas somente com chocolates e afins.

Além disso, os doces que levam frutas costumam ser muito mais leves, refrescantes e saborosos, ideais para serem consumidos no café da manhã ou lanche da tarde. Pensando nisso, listamos as melhores receitas de bolo de frutas. Confira abaixo!

Bolos tradicionais com frutas

Foto: Reprodução / Panelaterapia

Foto: Reprodução / Panelaterapia

1. Bolo de Laranja de Liquidificador: esse bolinho de laranja é uma opção de sobremesa leve e bem simples de fazer, pois leva a laranja inteira, inclusive a casca, e é batido no liquidificador, o que ajuda num preparo de pouco tempo.

2. Bolo de Banana, Abacaxi e Castanhas do Pará: em um estilo bem tropical, esse bolo de banana, abacaxi e castanha-do-Pará é extremamente saboroso. Para dar um toque final, não deixe de fazer a calda de laranja.

3. Bolo de Abacaxi e Coco Tostado: o bolo com pedaços de abacaxi com coco tostado, que era muito comum em aniversários dos anos 90, tem um perfume incrível e uma massa bem fofinha.

4. Bolo de coco: se você adora sobremesas e doces de coco, não pode de deixar de conhecer esta receita deliciosa. Complete com nozes ou coco fresco ralado em cima e sirva para toda a família!.

5. Bolo de banana: também conhecido como Banana Bread, esse bolo de banana é assado em forma de pão super macio e perfumado. Prefira usar uma banana madura e de preferência bem doce, para a receita ficar ainda melhor.

6. Bolo de maracujá: se você dispensa bolos com caldas ou recheios, esta receita é para você, pois é uma simples mistura do tradicional “bolo de nada” com suco concentrado de maracujá, que não precisa nem de batedeira ou liquidificador.

Continua após o anúncio

7. Bolo de ameixa: o bolo de ameixa é rápido de preparar e super saboroso, e também não conta com recheios ou coberturas, já que a ameixa por si só já faz o trabalho de deixar a massa bem molhadinha.

8. Bolo verde de limão: receitas com frutas cítricas, como o limão, são ótimas para dar uma quebrada no doce de ingredientes como leite condensado, por exemplo. Para ficar ainda melhor, deixe o bolo na geladeira e sirva bem geladinho!.

9. Bolo de maçã: bem fácil e rápido de fazer, este bolo não deixa a desejar. Por causa das maçãs picadinhas na massa, ele é bem molhadinho por dentro, com um leve aroma de canela. Para deixar mais crocante, adicione nozes quebradas no topo.

10. Bolo de laranja fofinho: esse bolo pode ser considerado fofinho tanto por fora, quanto por dentro. Nesta receita, você pode também trocar a laranja por outra fruta cítrica de sua preferência, como limão.

11. Bolo de pera: essa receita de bolo de pera é ideal para quem mora sozinho ou com no máximo mais duas pessoas, pois ela é adaptada para a forma de bolo inglês, que é de tamanho menor e evita que sobrem restos. Além de ser lindo e gostoso, é fácil de fazer.

12. Bolo de morango e iogurte: esse bolo de morango foge da receita tradicional, já que o limão e o iogurte ajudam a dar um toque molhadinho e azedinho no doce. Se não encontrar morangos frescos, substitua por framboesas, amoras ou mirtilos.

13. Bolo de figo: você sabia que agosto é o mês dos figos? Aproveite para comprar uma caixa e preparar esta saborosa receita, que foge um pouco dos bolos com sabores mais comuns.

14. Bolo de goiaba: a goiabada é um doce mineiro queridinho em quase todo o mundo. Que tal uma receita de bolo com uma goiabada bem cremosa? É de dar água na boca!.

15. Bolo de kiwi: perfeito para o lanche, o bolo de kiwi é simples de fazer, fofinho por dentro, muito saboroso, e o melhor, não é exageradamente doce. Faça e comprove!.

Continua após o anúncio

16. Bolo de manga, coco e limão: outra receita de bolinho em uma pegada bem tropical, este é ideal para consumir em dias mais quentes, pois a combinação dessas três frutas é extremamente refrescante, além de deliciosa.

17. Bolo de morango express: se você não quer perder horas e mais horas na cozinha, o bolo de morango express é a sua melhor opção. É uma receita fácil que pode até servir de ideia para vários outros bolos recheados.

18. Bolo de pêssego: que tal aproveitar os lindos e suculentos pêssegos para uma boa sobremesa? Frescos e doces, eles também são ideais para dias de calor. Confira esta receita simples, que resulta em um bolo com sabor suave e textura fofa.

19. Bolo de tangerina: são poucos os que não são apaixonados pelo perfume que a tangerina exala, não é mesmo? Imagina misturar essa fruta rica em vitamina c, antioxidantes e fibras a um bolo macio e suave? Para fazer já!

20. Cuca de uva: para quem não conhece, a cuca é um pão doce coberto ou recheado de frutas ou geleia, muito consumida no sul do Brasil. Aprenda esta receita de cuca de uva que leva também farofa doce e canela em sua preparação.

21. Cuca de banana: essa cuca é bem simples de fazer e se resume a uma massa de bolo, uma camada de banana e uma farofinha crocante por cima. Só não vale lamber os dedos!

22. Cuca de ameixa: além do sul do Brasil, as cucas de ameixa com farofa são muito comuns também na Alemanha, onde são encontradas em padarias, supermercados e cafés. Raspas de limão a gosto ajudam a dar o toque final.

23. Bolo de cítricos: a vitamina c é fundamental para a saúde e evita diversas doenças, como gripes e resfriados. Que tal um combo dessa vitamina tirada de frutas como laranja e mexerica para a receita de um bolo lindo e perfumado?

Bolos festivos com frutas

Foto: Reprodução / I Could Kill For Dessert

Foto: Reprodução / I Could Kill For Dessert

24. Naked Cake de coco com creme de frutas vermelhas: essa versão de naked cake é menor e super fofinha, com um creme que ajuda a dar ainda mais sabor ao doce e às frutas. Essa receita serve até seis pessoas.

25. Bolo de coco gelado: está para nascer uma sobremesa mais gostosa e nostálgica do que o famoso bolo de coco gelado. Entre os ingredientes para fazer esta delícia, estão o leite de coco, ovos e açúcar refinado.

26. Naked Cake de frutas vermelhas: o naked cake é um bolo mais fácil de fazer em relação aos convencionais com cobertura e decoração, além de ser muito gostoso. Já as frutas vermelhas garantem uma explosão de sabores à sobremesa!.

27. Bolo tentação de coco com morango: esse bolo tentação de coco com morango é tão bonito que chega a dar dó de comer. E além de lindo, é também refrescante e ideal para festinhas ou mesmo para o dia a dia.

28. Bolo de aniversário fácil: caso você mesma queira fazer um bolo de aniversário em casa, porém não tem muita habilidade em confeitaria, essa receita é perfeita, pois é simples de fazer, é barato e ainda serve 15 pessoas em média.

29. Bolo mousse de maracujá: aqui nessa receita não tem muito segredo. É a base de um bolo “tradicional” com todo o resto composto pelo mousse de maracujá. Rende para até 8 pessoas e dura aproximadamente uma hora para ficar pronto.

Bolos especiais com frutas

Foto: Reprodução / Gordelícias

Foto: Reprodução / Gordelícias

30. Bolo de Cereja: se você gosta de cerejas, precisa aprender essa receita. Esse bolo de cereja (que na verdade é um pão cor de rosa) tem quantidade de açúcar reduzida e é de se apaixonar!.

31. Bolo de coco com abacaxi assado e creme de ricota: essa é outra receita que foge um pouco dos bolos comuns do dia a dia. Entre os ingredientes, estão também o açúcar mascavo e suco de limão. Não se esqueça de que o creme de ricota deve ser grosso o suficiente para se passar no bolo. Já a quantidade de abacaxi usado fica ao seu critério.

32. Bolo invertido de abacaxi: o bolo invertido de abacaxi é doce na medida certa e perfeito para comer acompanhado de um cafezinho. Para incrementar, coloque ameixa ou cereja em calda no lugar onde ficava o miolo do abacaxi.

33. Bolo invertido de pera: apesar de dar um pouco mais de trabalho, tudo é compensado quando você saboreia esse bolo invertido de pera. Prefira usar as maiores e mais firmes.

34. Bolo de maçã com tâmaras: esse é um daqueles bolos que deixam a casa inteira perfumada, principalmente com o aroma doce de canela, que também é usada na preparação.

35. Bolo invertido de kiwi: o kiwi é outra fruta que também não costuma ser tão utilizada nos bolos do dia a dia. Porém, saiba que ele traz um sabor delicioso para esta sobremesa, junto com uma rodela de limão e outros ingredientes como ovos e açúcar moreno de cana.

36. Bolo de mascarpone e coco: esse bolo de mascarpone e coco é feito em liquidificador e fica extremamente delicioso com uma textura cremosa que lembra um pudim, acompanhado de uma geleia de frutas vermelhas.

37. Bolo invertido de banana: apesar de parecer complicada, essa é uma receita bem fácil de fazer, com direito a muito caramelo. Não se esqueça de desenformar o bolo ainda quente.

38. Bolo mármore de amora: a amora é uma fruta que traz muitos benefícios à saúde, devido aos seus antioxidantes, fibras, ferro, potássio entre outros. Que tal utilizar a frutinha vermelha na receita de um bolo espetacular? A dificuldade é média e pode servir até dez pedaços.

39. Bolo de laranja e azeite de oliva: já pensou em combinar um delicioso bolo de laranja com azeite de oliva? É uma ótima opção para fugir de receitas comuns e, além disso, o azeite é uma gordura boa que previne doenças, diminui o colesterol e auxilia no emagrecimento.

40. Bolo de mirtilo com castanha: essa receita resulta em um bolinho saboroso, super úmido e moreno por conta da farinha de castanhas-de-caju.

41. Bolo de Figo, Mel e Amêndoas: esse é mais um bolo incrível, elegante e suave, que combina diversos sabores. Feito em um pão de ló leve, ele é recheado com figos frescos, chantilly de mel e amêndoas crocantes.

42. Bolo de frutas real: esse bolo de frutas feito com ameixas secas e chá de erva doce é uma perfeita opção para as festas de fim de ano. Para decorar e dar um gostinho a mais, aposte em bagos de romã.

43. Bolo de uva com azeite e vinho do Porto: esse bolo surpreende devido à sua textura encorpada e pelo sabor conferido por uma mistura de azeite, vinho do Porto, raspas de laranja e limão, e uvas frescas. Sirva com sorvete para ficar ainda melhor.

Bolos veganos com frutas

Foto: Reprodução / Veganana

Foto: Reprodução / Veganana

44. Bolo vegano de abacate e limão: este é outro bolo delícia para preparar em casa e comer a qualquer hora do dia. O abacate contribui com a sua maciez, e o limão com seu gostinho azedo e suave. A dica aqui é usar o maior número de ingredientes orgânicos possível, para deixá-lo mais saudável.

45. Mini bolo vegano de maçã e banana: essa receita substitui os ovos por bananas, que ajuda a dar a liga na preparação. Além disso, é usado também um pouco de limão, que deixa a massa mais fofa.

46. Bolo de coco vegano: além de muito gostoso, esse bolo de coco é fácil de preparar e leva ingredientes acessíveis, inclusive é uma boa forma para aproveitar os resíduos do leite de coco.

47. Bolo de abacaxi vegano e sem glúten: essa receita de bolo de abacaxi vegano não contém glúten, lácteos, ovos ou qualquer tipo de produto de origem animal. O resultado é um bolo fofinho, úmido e doce na medida certa!.

48. Bolo vegano de morango: esse é um bolo com calda de morango muito gostoso, principalmente depois de gelado, devido ao sabor azedinho doce da fruta. Sirva com um sorvete vegano de baunilha e se delicie!.

49. Bolo vegano semi integral de frutas: essa é outra opção de bolo de frutas especial para o fim de ano, já que a combinação dos ingredientes orgânicos resulta em um excelente sabor, visual e textura, além de ser bastante nutritivo.

50. Bolo de maracujá vegano: essa é outra receita de bolo que não leva ovos entre seus ingredientes. Quem quiser apostar em uma cobertura diferente, pode colocar chocolate amargo ou meio amargo derretido, que ajuda a quebrar o azedinho do maracujá.

51. Bolo vegano de frutas (sem glúten e sem açúcar): simples de fazer, essa é uma deliciosa receita sem açúcar, sem gordura e sem glúten. Para aprimorar, utilize frutas secas na preparação.

Bolos light, diet e integrais

Foto: Reprodução / Mel e Pimenta

Foto: Reprodução / Mel e Pimenta

52. Bolo de Banana com Aveia: essa é uma ótima opção de doce para quem está fazendo dieta para emagrecer. Rico em fibras e nutrientes, o bolo não contém açúcar, farinha e nenhum tipo de gordura, já que é adoçado com banana e frutas secas.

53. Bolo diet de limão: esse bolo é super leve e fofinho, além de rico em fibras, que ajudam a regular o intestino e auxiliam na perda de peso. Ótima opção para lanche, pré-treino ou café da manhã.

54. Bolo integral de frutas: essa receita de bolo integral é saudável pois substitui o óleo por iogurte caseiro. Além disso, nela é usado também uma essência de panetone, que ajuda a dar um up no sabor do bolo.

55. Bolo de Banana sem Farinha e sem Açúcar: além de ser uma delícia e simples de fazer, esse bolo de banana não leva farinha, leite e nem açúcar, podendo ser mais uma opção de lanches saudáveis para o dia a dia.

56. Bolo integral de maçã e banana: nessa receita, são usados ingredientes saudáveis como farinha integral, aveia, frutas e oleaginosas. Para adoçar, aposte no sucralose ou no açúcar mascavo.

57. Bolo de maçã sem açúcar e sem adoçante: esse bolo de maçã sem açúcar e sem adoçante é ideal para quem tem problemas como diabetes, pois ele é adoçado somente com o açúcar da fruta. Além da maçã com framboesa, são usadas também amêndoas, que trazem diversos benefícios para o corpo e a saúde.

São diversas opções que agradam à todos os gostos, desde as mais saudáveis e pouco calóricas, até as mais elaboradas e tradicionais. Escolha a sua preferida e bom apetite!

PARA VOCÊ