23 receitas de caldo de mandioquinha para aquecer e dar sabor ao dia

Escrito por                          

O caldo de mandioquinha, legume também conhecido como mandioca salsa ou batata baroa, é um ótimo prato para quem busca aliar leveza, praticidade e sabor. Você pode usar sua criatividade na hora do preparo e combinar com outros vegetais, carnes, pães e queijos. Confira 23 receitas deliciosas que prometem te deixar com água na boca:

Caldos de mandioquinha com carnes

1. Caldo de mandioquinha cremoso: nada melhor do que começar com uma receita bem simples, né? Refogue a cebola e o alho em uma panela com azeite, cozinhe a mandioquinha já picada e temperada de acordo com seu gosto. Deixe no fogo até o legume amolecer. Para finalizar, despeje creme de leite e desligue a panela. Prontinho!

2. Caldo de mandioquinha com frango: não há praticidade maior do que essa receita. Quer saber como fazer? Basta despejar todos os ingredientes em uma panela e cozinhar até que os vegetais estejam macios. Depois, é só bater os legumes em um liquidificador, desfiar e grelhar o frango e misturar ao caldo. Corrija o sal e finalize com uma porção de cebolinha.

3. Caldo de mandioquinha com carne moída: nesse prato, você pode deixar o caldo no seu ponto preferido. Se preferir mais ralo, basta adicionar mais água no cozimento do vegetal. Caso você goste dele mais cremoso, é só retirar a água e incluir um pouco do queijo. Para servir, é possível misturar a carne moída já pronta ou servi-la como acompanhamento.

4. Caldo de mandioquinha com calabresa: a calabresa vem para trazer um sabor defumado que harmoniza lindamente com a mandioquinha. Esse caldo é ideal para quem quer um toque crocante no prato, com consistência ideal e sabor equilibrado. Como sugestão, o preparo pode ser acompanhado de croutons caseiros.

5. Caldo de mandioquinha com bacon: poucas coisas são mais deliciosas do que sentir aquele cheirinho de bacon fritando, né? Então, é claro que ele não poderia ficar de fora dessa lista. Quando o caldo estiver pronto, despeje um pouco de bacon acompanhado de cebolinha. O resultado? Surpreendente!

6. Caldo de mandioquinha com bacon e calabresa: os embutidos casam perfeitamente com esse caldo, então, por que não misturá-los? Juntos, o bacon e a calabresa trazem sabor acentuado ao prato. Capriche na dose e mãos à obra!

7. Caldo de mandioquinha com carne-seca: a carne-seca tem um gosto mais forte, por isso, cuidado com o uso de sal e outros temperos para não correr o risco de estragar seu prato. O preparo é bem rápido: quando o caldo já estiver pronto, basta desfiar a carne e misturá-la. Não há quem resista!

8. Caldo verde de mandioquinha: o famoso caldo verde tem como ingrediente principal a mandioquinha, claro, mas também a couve-manteiga. Além de delicioso, esse prato é riquíssimo em ferro e outras vitaminas, ideal para fortalecer o organismo. É fundamental que no preparo tenha calabresa e bacon cortados, para realçar o sabor.

9. Caldo de mandioquinha com linguiça: sabe aquela tradicional linguiça toscana que você utiliza em churrascos? Esse ingrediente pode se tornar um delicioso complemento para o caldo de mandioquinha. A dica é retirar o gomo da casca e misturá-la quando estiver o caldo estiver quase pronto. Sirva junto com queijo prato e leve ao forno para gratinar.

10. Caldo de mandioquinha com linguiça defumada: quem resiste à essa combinação de sabores e texturas? A linguiça defumada quebra a leveza do caldo e traz todo o sabor necessário. Antes de servir, a dica é despejar queijo mussarela ou minas e levar ao forno para derreter.

11. Caldo de mandioquinha com linguiça de frango: a linguiça de frango é ideal para você que gosta de embutidos mas não quer trazer um gosto tão forte ao prato. A dica do preparo é assá-la em fogo médio, sem óleo, evitando a potencialização de gordura. Quando for comer, despeje cheiro-verde fresco e queijo ralado.

12. Caldo de mandioquinha com abóbora, requeijão e bacon: cremosidade é o sobrenome dessa receita. Quando for bater a mandioquinha e a abóbora, é fundamental que o requeijão venha junto para dar a consistência desejada. Confira e saiba mais.

Caldos de mandioquinha vegetarianos

13. Caldo de mandioquinha com toque de noz-moscada: para não deixar a monotonia se aproximar desse caldo, que tal despejar uma pitada de noz-moscada e transformar seu sabor? Aproveite a dica!

14. Caldo de mandioquinha com pimenta caiena: você sabia que uma simples pimenta pode ser, ao mesmo tempo, analgésica, energética, digestiva e antioxidante? Essas são só algumas das benfeitorias que a pimenta caiena traz ao organismo. No frio, é uma ótima escolha para aquecer seu corpo!

15. Caldo de mandioquinha com gengibre: ótimo ingrediente para se aliar à mandioquinha, o gengibre é uma raiz termogênica. O que isso significa? Auxilia no aceleramento do metabolismo, facilita a circulação e aumenta a imunidade. E o melhor de tudo é o sabor que ele entrega ao caldo!

16. Caldo de mandioquinha com couve: versão vegetariana do caldo verde, esse prato tem um gosto delicioso e o segredo está nos temperos: abuse de alho, cebola, louro, pimenta e cardamomo.

17. Caldo de mandioquinha com espinafre: o espinafre é um dos vegetais que não deve ficar de fora da alimentação. Rico em ferro, clorofila e betacaroteno, auxilia na oxigenação do corpo e têm propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas. E aí, o que você está esperando para fazer agora mesmo esse caldo delicioso e saudável?

18. Caldo de mandioquinha com shimeji: o shimeji é, sem dúvidas, um das melhores opções de cogumelo para consumir. Os motivos? É riquíssimo em proteínas, pouco calórico e tem um sabor delicioso. Quando é feito na manteiga então, o resultado é “de babar”.

19. Caldo de mandioquinha com brócolis: você sabia que o brócolis é riquíssimo em antioxidantes e possui várias vitaminas benéficas ao sistema imunológico? Além desse caldo ser muito saudável, traz uma mistura de sabores surpreendente e é ótimo para os amantes desse vegetal.

20. Caldo de mandioquinha com batata e doce: combinar legumes é ótimo para você que busca ter uma refeição com equilíbrio e muitas vitaminas. E o melhor: para o preparo desse caldo, você vai precisar dispor de poucos ingredientes e apenas 30 minutos para o preparo.

21. Caldo de mandioquinha com inhame: o ingrediente diferencial desse caldo é o inhame, que torna o preparo ainda mais nutritivo. Esse vegetal é riquíssimo em vitaminas e, especialmente para as mulheres, é uma ótima opção para auxiliar nas terapias de reposição hormonal e reduzir os sintomas da TPM.

22. Caldo de mandioquinha com requeijão: se você adora caldos cremosos, não pode deixar de conferir essa receita. O preparo é muito simples: depois de cozinhar a mandioquinha e bater no liquidificador, volte ao fogo com o requeijão e mexa bem. Ideal para dias corridos!

23. Caldo de mandioquinha com shitake e gorgonzola: se a ocasião pede um prato mais elaborado, mas você ainda está afim de tomar um caldo e consumir algo leve, essa é a refeição ideal. A mistura de shitake e gorgonzola é uma explosão de sabores!

O caldo de mandioquinha pode ser mais simples e com um sabor sutil, ou acompanhado de outros ingredientes e com um gostinho potencializado. Depois de testar a sua versão favorita, vale a pena conferir também essas opções deliciosas de caldo de aipim.

PARA VOCÊ