16 receitas de fricassê de frango que vão te deixar salivando

Escrito por    

O fricassê de frango é um prato de origem francesa. Algumas fontes dizem que a versão original tem um molho feito com gemas de ovos, mas a versão brasileira mais comum é feita com molho de milho.

Continua após o anúncio

Esse é um prato muito prático, leva poucos ingredientes e pode muito bem ser servido apenas com arroz. É uma ótima opção para o almoço ou jantar, principalmente naqueles dias em que você não quer passar muito tempo na cozinha, mas quer saborear uma refeição apetitosa.

Para que você conheça algumas receitas diferentes desse prato, confira uma lista com 16 opções de fricassê de frango:

Receitas de fricassê de frango simples

Fricassê de frango com requeijão

Foto: Reprodução / Na minha panela

1. Fricassê de frango com requeijão: nessa receita, você deve acrescentar requeijão e queijo parmesão ralado ao creme de milho. Para o peito de frango, a sugestão é usar um pouco de molho de tomate.

2. Fricassê de frango simples: essa é uma receita em que todos os ingredientes são cozidos na mesma panela. Depois de 5 minutos, basta colocar a mistura em um refratário, cobrir com mussarela e batata palha e levar ao forno por 15 minutos.

3. Fricassê de frango prático: para essa receita, você vai precisar preparar um creme de milho com manteiga, cebola, caldo de frango, milho e creme de leite. Depois disso, você vai precisar grelhar cubos de frango previamente temperados. Após terminar essas duas etapas, basta colocar o frango em um refratário, cobrir com o creme de milho e depois polvilhar queijo parmesão. Leve ao forno para o queijo derreter!

4. Fricassê de frango cremoso: essa receita reúne diversos ingredientes no preparo do frango para deixá-lo bem cremoso, como requeijão, molho de tomate, mostarda, leite, queijo parmesão e temperos. O creme de milho é bem simples de ser feito e, para completar, a sugestão é acrescentar batata palha.

5. Fricassê de frango com curry: para dar um sabor especial ao prato, você deverá acrescentar curry ao frango. Outra sugestão é salpicar farinha de rosca e queijo parmesão ralado sobre o prato já montado. Os dois últimos ingredientes servem para deixar seu fricassê crocante.

6. Fricassê de frango com aspargos: para incrementar o sabor do frango, você acrescentará pedaços de aspargos e azeitonas ao fricassê. Depois de prontos, todos os ingredientes são misturados e colocados em um refratário.

Continua após o anúncio

7. Fricassê de frango com batata: essa é uma receita de fricassê um pouco diferente, ela tem duas camadas: a primeira é de purê de batatas e a segunda de frango desfiado com milho. Depois que o prato estiver pronto, cubra com batata palha.

8. Fricassê de frango com alho-poró: nessa receita, o alho-poró é cozido na mesma panela que o frango, para que o sabor fique mais marcante. O creme é feito com milho, creme de leite e requeijão. Cubra o prato com mussarela e batata palha.

9. Fricassê de frango com azeitona: nessa receita, o creme de milho, o frango desfiado e as azeitonas devem ser todos misturados. Depois disso, você deve colocar a mistura em um refratário, cobrir com mussarela e batata palha e levar ao forno para que o queijo derreta.

10. Fricassê de frango cremoso: o creme desse fricassê é feito com água, creme de leite, requeijão e milho. Acrescente azeitonas, mas em pouca quantidade, pois o sabor delas pode ficar muito marcante na receita. Utilize mussarela para cobrir sua receita. Depois disso, leve ao forno para gratinar e cubra com batata palha.

11. Fricassê de frango com pimenta: para deixar o prato com um sabor mais marcante, você deve acrescentar pimenta-dedo-de-moça e azeitonas ao creme de milho.

Receitas de fricassê de frango leve

Fricassê de frango com gemas

Foto: Reprodução / Mel e pimenta

12. Fricassê de frango com gemas: essa é uma receita que se assemelha ao prato original. Esse fricassê não leva milho nem creme de leite. O molho é aveludado e finalizado com gemas de ovos e limão. A sugestão é usar frango cortado em cubos em vez de desfiado.

13. Fricassê de frango ao molho de vinho: essa é outra receita que se assemelha ao prato original. O creme desse prato não é feito com milho, mas sim com vinho, gemas de ovo, caldo de galinha, farinha de trigo, limão, azeite e temperos.

14. Fricassê de frango sem lactose: o molho dessa receita é feito com leite de amêndoas e milho. Já o frango deve ser cozido, desfiado e depois refogado com alho e cebola.

15. Fricassê de frango sem glúten: essa é mais uma receita em que o milho não é utilizado. O molho é preparado com caldo de galinha, vinho branco, maizena, gemas, limão e temperos.

Continua após o anúncio

16. Fricassê de frango com creme de ricota: para quem prefere que o molho do fricassê fique bem cremoso, usar o creme de ricota como substituto do requeijão é uma ótima opção.

O fricassê é uma ótima opção de prato para ser servido no almoço ou no jantar, principalmente naqueles dias em que você quer preparar um prato saboroso que não dê muito trabalho.

PARA VOCÊ