15 receitas de polpetone para você mergulhar na culinária italiana

Por
Atualizado em 20.05.20

Um prato tipicamente italiano e bem familiar é o polpetone. Normalmente, ele passa dos pais para os filhos, sempre com ensinamentos dos mais velhos. As nonnas e as mammas são especialistas nessa deliciosa comida. O polpetone em si é bem fácil de fazer. Ele começou como uma receita de sobra de carnes, juntava tudo, fazia um bolinho e aquilo ia recheado ou coberto por algum ingrediente especial.

Agora, a principal receita é feita com carne moída mesmo, quase uma almôndega, mas com detalhes especiais italianos que fazem o sabor e a textura serem exatamente do polpetone.

A diferença dele para as tradicionais almôndegas estão principalmente no preparo e no uso de especiarias. O polpetone passa por técnicas de fritura, por exemplo, que deixam a casca crocante e o interior suculento. Ainda mais se estiver recheado com um belo queijo. Confira abaixo essas deliciosas receitas de polpetone e faça cada uma delas para ver como esse prato é simplesmente maravilhoso.

Polpetones tradicionais

Foto: Reprodução / A Cozinha de HG

Foto: Reprodução / A Cozinha de HG

1. Polpetone tradicional: a primeira crocante e suculenta receita de polpetone é feita com patinho moído, aveia em flocos finos, cebola, alho amassado, sal, pimenta e cominho em pó. O sabor e a textura dos preparos em conjunto com os ingredientes fica simplesmente sensacional, é para não parar de comer.

2. Mini polpetone: se quiser fazer um petisco para acompanhar aquela cerveja gelada do final de semana, a melhor opção são esses pequenos polpetones. Eles são bem simples de serem feitos e ficam extremamente deliciosos. Você pode fazer com patinho ou outra carne moída que preferir.

Publicidade

3. Polpetone de coxão duro: o ideal na hora de fazer o seu prato italiano é escolher carnes que tenham pouca gordura. Se não tiver nada de gordura também não fica legal. Uma boa opção é a utilizada nessa receita, o coxão duro bem temperado fica uma delícia e recheado com queijo, então, fica fora do comum de tão gostoso.

4. Polpetone recheado: receita bem simples e fácil de fazer que vai te deixar com água na boca só de ver a foto. Você vai usar carne moída, cebola, tomate, ovo, pão francês em migalhas, azeite, ervas frescas, sal, pimenta e mussarela de Búfala. Depois é só seguir todos os procedimentos da maneira correta que o prato vai sair perfeito.

5. Polpetone com queijo derretido: esse prato além de muito gostoso é bem fácil de ser feito, porque possui poucos ingredientes. Carne moída, alho, ovo, tomate, manteiga, mussarela, manjericão, pimenta, sal e molho inglês. O melhor mesmo fica para o final, quando você joga o queijo em cima e deixa tudo mais gostoso ainda.

6. Polpetone de patinho: mais uma receita feita com patinho, o mais escolhido entre todas que você vai ver nessa lista. Você vai usar alho triturado, creme de cebola, cheiro verde, vinagre balsâmico, creme de ricota e alguns temperos que ficam a sua escolha. O sabor, a cremosidade e a textura ficam sensacionais.

Publicidade

7. Polpetone de filé mignon: agora sim uma carne de primeira qualidade para fazer um polpetone gourmet. Super simples, mas com sofisticação. Ele vai com farinha de rosca de pão italiano, mussarela, molho de tomate, parmesão e algumas especiarias para deixar o sabor simplesmente maravilhoso.

8. Polpetone de músculo: receita rápida que usa e abusa do tomate para dar uma mistura entre o doce do fruto e sua acidez igualmente natural. Além dos tomates, você vai rechear o polpetone com queijo e até pedaços de milho, se achar interessante por. O bom mesmo é usar a criatividade e fazer a sua própria receita.

9. Polpetone com Sazon: um dos temperos mais famosos da América vai te ajudar a fazer um prato italiano de primeira qualidade. Isso mesmo, o famoso Sazon dá o gosto especial ao polpetone dessa receita. Além dele, você vai usar pães amanhecidos, caldo de carne, cebola e bacon. Tem coisa melhor?!

Polpetone com combinações de dar água na boca

Foto: Reprodução / Sal de Flor

Foto: Reprodução / Sal de Flor

10. Polpetone empanado: uma receita super crocante para você que adora sentir texturas diferentes dentro da sua boca. O empanado é muito bem feito com farinha de trigo, ovo e farinha de rosca. Mas antes disso, a carne vai temperada e recheada com uma deliciosa mussarela de Búfala.

11. Polpetone airfryer: para essa receita, você vai precisar fazer três processos. Um para formar o bolo de carne em si, outro para empaná-lo e, por fim, um delicioso molho de tomate caseiro que vai dar o toque final ao sabor do prato. Essa receita é feita na fritadeira sem óleo, por isso a comida fica bem sequinha, extremamente crocante e suculenta ao mesmo tempo.

12. Polpetone com mussarela de Búfala: receita deliciosa, da alta gastronomia, para você convidar os amigos e provar que entende de verdade de cozinha, e da italiana ainda. São muitos ingredientes, desde a própria mussarela de Búfala, passando pelas especiarias, vinagre balsâmico e creme de leite.

13. Polpetone a Parmegiana: que tal misturar duas culturas italianas em uma só. De Nápoles com os polpetones, até Parma com sua parmegiana. Não tinha como ficar ruim isso, né?! E olha que também é bem simples de ser feita, basta seguir direitinho as técnicas que o prato vai sair perfeito .

14. Polpetone light: se você não quer sair da dieta, nada melhor do que um prato light. Isso mesmo, sem nenhum tipo de enganação. Ele vai com muita proteína e pouco carboidrato, o que vai fazer você ter menos contato com aquela massa que faz você ganhar uns quilinhos a mais.

15. Polpetone de frango: para terminar essa deliciosa lista, uma oportunidade diferente para você que quer se arriscar na cozinha. Um prato de frango muito simples de ser feito. Vai apenas o peito de frango, batatas cozidas, ovo, temperos e queijo coalho. Fácil demais, não é mesmo?!

Publicidade

Depois de conhecer a história dessa deliciosa comida italiana, é hora de passar por cada uma dessas receitas e experimentar a explosão de sabores que vai surgir na sua boca. Depois conta aqui embaixo como foi a experiência com esse prato maravilhoso.