14 receitas com melado de cana para elevar o patamar de seus preparos

Escrito por    
Em 26.03.20

O melado de cana é um ingrediente utilizado na culinária para incrementar pratos e até compor molhos. Outra opção de uso é no preparo e no acompanhamento de doces. É uma calda bem versátil e que pode te ajudar a inovar na cozinha. Confira aqui uma seleção de receitas imperdíveis!

Continua após o anúncio

1. Queijo coalho com melado de cana

O espeto de queijo coalho fica ainda mais gostoso quando acompanhado pelo melado de cana. Nessa versão, o preparo do queijo ocorre na churrasqueira e depois a calda é acrescentada ao servir. O sabor agridoce é o ponto alto do prato e com certeza vai te conquistar.

2. Molho para salada com melado de cana

Essa é uma receita prática e que funciona bem para o dia a dia. O gostinho do alface, da cenoura, da cebola e das azeitonas fica ainda melhor com o molho de melado. O suco de limão também dá um sabor cítrico ao preparo que é difícil de resistir. Aprenda a fazer.

3. Chips de batata-doce com melado de cana

Aqui, a batata doce é preparada na forma de chips. O cozimento ocorre no forno e ela é incrementada com especiarias, como o alecrim. A calda é utilizada para regar o prato e dá um toque especial ao sabor. É uma boa opção para servir como aperitivo. Confira a receita completa.

4. Mandioquinha assada com molho de melado

Essa receita traz a mandioquinha cortada de forma rústica, temperada e assada no forno. O destaque fica para o molho utilizado para acompanhar o preparo. A mistura do melado de cana com o azeite tem um gosto bem harmônico e vai te dar água na boca.

5. Linguiça acebolada ao shoyu e melado de cana

O refogado de linguiça dessa receita pode ser utilizado para completar refeições ou até ser servido no happy hour. O preparo leva calabresa, cebola, óleo e shoyu. Para finalizar com chave de ouro, é preciso adicionar o melado e incorporar bem ao prato. Veja o passo a passo.

6. Hambúrguer com queijo coalho e melado

Continua após o anúncio

A combinação do queijo coalho com o melado é incrível e aparece nessa receita para deixar o sanduíche ainda mais saboroso. O hambúrguer é caseiro e outro ingrediente agridoce utilizado é a cebola caramelizada. Além disso, você vai precisar de salada para o recheio.

7. Panqueca com melado de cana

Essa receita traz uma massa de panqueca bem simples e que vai transformar seus cafés e lanches. O preparo leva apenas três ingredientes: farinha de trigo, leite e ovo. O melado é usado para finalizar o prato, junto com os morangos, e deixa tudo mais gostoso. Confira a receita.

8. Molho barbecue vegano

O melado de cana é um dos ingredientes base dessa versão de molho barbecue. Além dele, você vai precisar de extrato de tomate, mostarda, shoyu e vinagre balsâmico. O tempero dá o sabor marcante do molho e um ponto alto é o uso da fumaça em pó e da páprica defumada.

9. Bolo de melado de cana

Essa é uma receita de bolo levinho e gostoso, um par perfeito para um café. A massa é preparada na batedeira e fica pronta em alguns minutos. O melado de cana é o que dá sabor para o doce e o tempo de forno é de aproximadamente meia hora.

10. Bolo de mandioca com melado de cana

O bolo dessa receita combina a mandioca com ingredientes como açúcar mascavo, coco e queijo. A massa pode ser batida no liquidificador ou na batedeira. A calda de melado é utilizada para acompanhar o doce. Veja como fazer.

11. Bolachinha de melado de cana

Essa é uma bolachinha que não demanda muito trabalho e vai te ajudar a preparar um lanche delicioso. Uma especiaria que dá bastante sabor a essa receita é a canela e, além do melado, o prato também é adoçado com açúcar mascavo. É um doce para ninguém botar defeito!

Continua após o anúncio

12. Bolo de melado vegano

Essa receita traz um bolo que conta com uma verdadeira explosão de sabores. O melado é um dos ingredientes base do preparo, que também leva suco de laranja, uva passa, baunilha e castanha-do-pará. A calda é usada para finalizar o doce e vai fazer sucesso com seus convidados.

13. Sorvete de melado de cana e cachaça

Aqui, o sorvete é feito sem cocção. O preparo combina o sabor marcante do melado com a cachaça envelhecida. A pasta de baunilha dá um toque docinho ao doce e o creme de leite ajuda a deixar a textura bem pastosa. É certamente uma ótima opção para os dias mais quentes. Confira como fazer.

14. Pão de mel vegano

Nessa receita o melado é usado para compor uma massa de pão de mel. O leite utilizado é o de amendoim e o preparo conta com uma série de especiarias. A cobertura é feita com doce de leite e chocolate veganos, gerando um resultado surpreendente!

O melado de cana é uma ótima pedida para incrementar pratos doces e salgados. O ingrediente deixa um sabor inconfundível nos preparos, além de ter uma textura para lá de marcante. Com certeza há uma opção que vai te agradar. Aproveite e veja também as receitas de calda de maracujá e calda de pudim!

PARA VOCÊ