Esse clássico da culinária do Oriente Médio ganha uma textura ainda mais cremosa com a adição de água do cozimento e um cubo de gelo, que garantem o ponto ideal. Perfeito para impressionar com poucos ingredientes e muito sabor!
Ingredientes
Publicidade
Modo de preparo
-
Separe os ingredientes! Deixe o grão-de-bico de molho de 8 a 12 horas, descartando sua água em seguida. Descasque os dentes de alho e pique-os em lâminas fininhas;
Receiteria
-
Leve os grãos para cozinhar na panela de pressão. Para isso, adicione água o suficiente para cobri-los de 2 a 3 dedos acima dos grãos;
Receiteria
-
Tampe a panela e quando finalmente pegar pressão, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 15 a 20 minutinhos;
Receiteria
-
Após o tempo de cozimento, desligue o fogo. Deixe a pressão sair naturalmente e se estiver macio, pronto! Caso esteja firme, volte à pressão por mais 5 minutos. Coe a água do cozimento e guarde 50 ml dela para os próximos passos;
Receiteria
-
Em uma frigideira pequena, adicione um pouco de azeite e frite as lâminas de alho até ficarem douradinhas. Aguarde esfriar um pouco;
Receiteria
-
Agora, transfira esse alho com azeite para um processador de alimentos ou liquidificador. Adicione o tahine, os grãos-de-bico cozidos, o suco do limão, mais azeite, a água do cozimento, sal, pimenta-do-reino e o cubo de gelo. Tampe e bata tudo muito bem, até que vire uma pastinha cremosa.
Receiteria
-
Prove e se necessário, ajuste os temperos. E está pronto! Sirva com quibes, pães ou vegetais crus.
Receiteria
Publicidade
anote aí...
O homus é uma pasta tradicional da gastronomia árabe feita a base de grão de bico, suco de limão e demais especiarias. A receita que trazemos possui algumas variações, como o alho frito no azeite, por exemplo. O preparo original é feito com alho cru, caso queira seguir a tradição, também fica uma delícia!
Além disso, o homus batido no liquidificador fica mais cremoso que o feito no processador, basta ter paciência para chegar no ponto ideal. Mas, se você estiver com pressa, preparar no processador também vai dar certo, não se preocupe. Se desejar um resultado bem caprichado, um bom azeite também fará toda a diferença no sabor final.
Que tal um prato principal para servir com essa receita deliciosa que você acabou de aprender? A esfiha aberta de carne moída leva temperos que harmonizam superbem com o homus, perfeito para servir em uma noite de comida árabe com a galera! Siga o nosso passo a passo e se delicie com essa combinação.

Desde criança, sempre gostei de cozinhar e comer. Busco unir duas paixões, cozinha e moda, explorando a estética dos alimentos, composição das cores, texturas, formas, empratamentos e harmonização de sabores. Amo fazer pães e tenho um carinho especial pelo frango frito com purê da minha vozinha.
minhas receitas instagramEsta receita combina com...
Publicidade
avaliações
Ainda não há avaliações nesta receita. Seja o primeiro a avaliar!