65 receitas com abacaxi adocicadas e azedinhas na medida certa

Escrito por                          

Além de suculento e delicioso, o abacaxi é uma fruta fácil de ser encontrada em qualquer supermercado e sem dúvidas está entre as preferidas da maioria das pessoas, já que é docinha na medida certa e pode ser extremamente versátil na hora de cozinhar alguma receita, seja ela doce ou salgada.

Quando o objetivo é preparar sobremesas, a dica é optar pela fruta em uma versão mais madura. Porém, se a escolha do dia for um prato quente e salgado (a fruta ajuda a amaciar carnes duras, como músculo), o melhor é utilizar um abacaxi que esteja quase chegando ao ponto, afinal ele provavelmente ainda será levado ao forno.

Além disso, o abacaxi é uma fruta cítrica diurética que pode ser uma grande aliada da vida saudável e da boa forma, já que ajuda a combater a retenção de líquidos, auxilia no emagrecimento e conta com diversas vitaminas e minerais que previnem problemas como doenças cardíacas, trombose e dores nas articulações.

Abaixo listamos receitas variadas com abacaxi para você se arriscar na cozinha agora mesmo. Confira!

Pratos salgados com abacaxi

Foto: Reprodução / Na Minha Panela

1. Lombinho com abacaxi: essa receita de lombinho é leve, versátil e super fácil de preparar, que fica ainda mais irresistível quando combinada com o abacaxi docinho e bem suculento. É um prato perfeito para acompanhar um arroz branco ou então para incrementar um sanduíche crocante.

2. Pernil assado com abacaxi: essa é uma receita de carne assada super simples que qualquer pessoa pode preparar fácil e rapidamente sem medo de ser feliz. É um pernil desossado servido com molho de abacaxi para assados (tipo chinês) que combina perfeitamente, já que o agridoce do molho dá o toque especial para a carne.

3. Tender assado com abacaxi, mostarda e melaço: esse delicioso tender assado fica ainda melhor quando acompanhado do molho com suco cítrico e toque adocicado feito com abacaxi, mostarda e melaço. É uma receita perfeita para comer pura, para acompanhar um sanduíche ou até mesmo para incrementar com frutas.

4. Frango com abacaxi e shoyu: se você está enjoada das preparações tradicionais do franguinho de todos os dias, aposte nessa receita super gostosa de frango cortado em cubos e incrementado com abacaxi e shoyu, que irá precisar somente de um bom arrozinho branco para acompanhar.

5. Mini hambúrguer de pernil com geleia de abacaxi: hambúrguer não precisa ser somente de carne bovina: este aqui, feito com pernil e acompanhado de geleia de abacaxi com pimenta dedo-de-moça, fica perfeito e você com certeza vai se apaixonar pela incrível combinação de sabores!

6. Risoto de abacaxi e lombo temperado: esse é um saboroso risoto com abacaxi acompanhado de um lombo temperado e fatias de pera, prato sofisticado e perfeito para preparar em ocasiões especiais. Entre os ingredientes, estão cebola, vinho branco, caldo de legumes, queijo parmesão e temperos importados.

7. Contra filé na chapa com abacaxi: essa receita une um delicioso contra filé, abacaxi e mussarela servidos em uma chapa quente. Para preparar em casa, tenha em mãos outros ingredientes como vinagrete, pasta de alho e maionese. Acompanhe com pão francês.

8. Cigarrete de farofa de camarão com geleia de abacaxi: quer coisa mais gostosa para acompanhar uma boa cerveja do que esse cigarrete feito com massa de pastel e recheado com farofa de camarão? Para melhorar, só colocando um pouquinho dessa suculenta geleia de abacaxi!

9. Frango grelhado com abacaxi: para variar o franguinho grelhado de todos os dias e fazer um almoço especial sem ter muito trabalho, adicione em cima dos filés fatias de abacaxi douradas dos dois lados em uma frigideira. Depois, adicione uma colher de requeijão light amolecido por cima dos abacaxis e se delicie!

10. Salpicão com frango defumado e abacaxi em calda: esse salpicão é uma receita perfeita para fazer na hora de um almoço caprichado para a família, principalmente para quem não tem muito tempo na cozinha. Você vai precisar de frango defumado, abacaxi em conserva, milho verde, maçãs verdes, creme de leite, maionese e batata palha.

11. Frango tailandês no abacaxi: além de saborosa, essa receita de frango tailandês no abacaxi fica com uma apresentação incrível e sem dúvidas vai encantar todo mundo! Anote os ingredientes: cream cheese, salsão, pimentão vermelho, frango em cubos, leite de coco, abacaxi, camarão, shoyu, açúcar, caldo de frango, curry, pimenta branca e gengibre ralado.

Sobremesas com abacaxi

Foto: Reprodução / Na Minha Panela

12. Doce de abacaxi com brigadeiro branco: esse é um delicioso e cremoso docinho de abacaxi que ganhou uma incrível cobertura de brigadeiro de chocolate branco e pode ser preparado em potinhos, perfeito para servir para os convidados. Após terminar, deixe a sobremesa na geladeira e retire quando estiver bem geladinha.

13. Geleia de abacaxi com pimenta: com sabor incrível e uma textura maravilhosa, essa geleia caseira de abacaxi com pimenta vai deixar a sua casa perfumada e incrementar receitas de pães, bolos, torradas ou qualquer outro prato que você preferir, como carnes e frangos. É 100% natural e muito fácil de fazer!

14. Geleia de abacaxi com gengibre: apesar de um pouquinho mais trabalhosa, essa geleia de abacaxi com gengibre é deliciosa e você com certeza não vai se arrepender! E não se preocupe, mesmo que você não seja muito fã de maçãs, a receita não fica com gosto nenhum da fruta, pois aqui ela serve somente para adoçar e fornecer a pectina, responsável pela textura da geleia.

15. Gelado de abacaxi: esse gelado de abacaxi é uma receita refrescante, bonita e deliciosa, que fica muito gostosa também quando consumida na consistência de um sorvete. Entre os ingredientes, estão açúcar, abacaxi, leite condensado, creme de leite, leite, ovos e amido de milho.

16. Creme gelado de abacaxi com coco: esse é um creme gelado de abacaxi com coco super cremoso e perfeito para os dias quentes do verão. Para ficar ainda melhor, tente preparar o doce na véspera, pois os cremes ficam mais rígidos e os sabores se misturam, resultando em uma sobremesa deliciosa.

17. Sorvete de abacaxi vegano: esse é um sorvete de abacaxi vegano super levinho, saboroso e refrescante. É uma receita sem glúten que leva ingredientes como abacaxi, açúcar demerara, leite de coco, emulsificante e creme de leite de soja, que fica com um sabor bem disfarçado e você mal consegue sentir o gosto.

18. Docinho de abacaxi com coco: esse docinho de abacaxi é muito saboroso, simples de enrolar e para prepará-lo você não precisa do leite condensado, o que torna a receita mais barata e mais simples. Ideal para festas infantis, ele é também sem lactose e sem glúten, ou seja você pode comer sem culpa!

19. Doce de abacaxi: esta receita de doce de abacaxi sem glúten é bem gostosa e refrescante. Ela leva o ágar-ágar, conhecido como a “gelatina” dos vegetarianos e veganos, por ter origem vegetal. Além dele, conta também com ingredientes como abacaxi, leite de coco, água e açúcar cristal.

20. Abacaxi com baunilha, Jack Daniels, iogurte e amêndoas glaceadas: essa sobremesa inovadora leva a seguinte combinação: rodelas de abacaxi maceradas com sementes de baunilha, açúcar e Jack Daniels, servido com iogurte drenado e amêndoas glaceadas. O resultado é um doce saboroso, consistente e super chique para servir para os convidados.

21. Carpaccio de abacaxi com hortelã: que tal preparar em casa um delicioso e refrescante carpaccio de abacaxi com hortelã para petiscar de forma saudável nos dias quentes? Além de ½ abacaxi, você precisará somente das folhinhas de hortelã e de bagos de romã para decorar e deixar a sobremesa com um sabor mais especial.

22. Gelatina de abacaxi com mousse de limão: essa é uma sobremesa com gelatina super prática e que vai fazer o maior sucesso na sua casa. A combinação da gelatina de abacaxi com a mousse de limão fica deliciosa e é perfeita para as festas de fim de ano ou qualquer outra ocasião que você não tenha muito tempo para dedicar à cozinha.

23. Panna Cotta de coco com compota de abacaxi: para preparar essa saborosa e cremosa panna cotta de coco com compota de abacaxi, você vai precisar dos seguintes ingredientes: creme de leite fresco, leite de coco, açúcar, fava de baunilha (ou gotinhas do extrato), gelatina em pó incolor e sem sabor e água.

24. Cuscuz de tapioca com abacaxi e coco: apesar de ser super simples, essa receita de cuscuz de tapioca com abacaxi e coco é surpreendentemente deliciosa e conta com ingredientes fáceis de encontrar, como abacaxi, farinha de tapioca, água, açúcar demerara, coco ralado e óleo de coco.

25. Creme de abacaxi: esse creme de abacaxi é uma sobremesa super gostosa, que não fica enjoativa pois é doce na medida certa, e leva somente ingredientes simples como doce de abacaxi, leite condensado, creme de leite e essência de baunilha. A receita rende cinco porções.

26. Docinho de abacaxi com aveia: além de delicioso, esse docinho de abacaxi com aveia é muito versátil, saudável e pode servir de recheio de bolos, tortas e crepes doces, ou também como geleia, docinho de colher para festas e até mesmo como cobertura de pizza. Precisa de mais alguma coisa?

27. Pão de ló com recheio de abacaxi e doce de leite: essa receita ensina a preparar um pão de ló super saboroso recheado com doce de leite e abacaxi, que juntos não ficam nem um pouco enjoativos e são uma explosão de sabores. Além disso, o bolo fica super macio e é muito simples de fazer!

28. Abacaxi flambado com sorvete: essa receita de abacaxi flambado com sorvete é uma deliciosa dica para preparar nos dias quentes. Você vai precisar de ingredientes como abacaxi em rodelas (sem o miolo), açúcar mascavo, manteiga, conhaque e sorvete de creme. Coloque uma bola de sorvete no centro do abacaxi, decore com a calda e sirva.

Bolos e tortas com abacaxi

Foto: Reprodução / Mel e Pimenta

29. Torta de sorvete de coco e calda de abacaxi: pense em uma sobremesa incrível, cremosa, com texturas diferentes, que mescla acidez e doçura na medida certa… Essa torta de sorvete é tudo isso e um pouquinho mais! Super tropical, a receita leva coco e abacaxi, que são duas combinações irresistíveis.

30. Bolo trufado de abacaxi: esse bolo trufado de abacaxi pode ser uma boa opção para preparar em alguma comemoração especial, já que além de bonito e super charmoso, é também muito gostoso. Entre os ingredientes da massa, estão ovos, açúcar, farinha de trigo com fermento, água e óleo.

31. Bolo de abacaxi sem lactose: para os intolerantes ou quem está de dieta, essa receita ensina o passo a passo de um delicioso bolo de abacaxi sem lactose, que além da massa feita com creme vegetal, ovos, leite de soja, farinha de trigo, fermento, açúcar e sal, conta também com um incrível creme de confeiteiro e um marshmallow para a cobertura.

32. Bolo de casca de abacaxi: este bolo fica super gostoso, e o doce de abacaxi dá um toque bem charmoso e delicioso ao prato. Além disso, a cor que ele fica é impressionantemente linda: amarelo e dourado ao mesmo tempo. A dica aqui é desenformar o bolo morno, nem frio e nem quente.

33. Bolo invertido de abacaxi vegano e sem glúten: essa receita de bolo invertido de abacaxi não contém ovos, lactose, glúten e nenhum produto de origem animal, porém ela fica incrível e saborosa igual as receitas tradicionais. É um bolo bonito, fofinho, úmido e doce na medida certa!

34. Bolo de abacaxi gelado: esse bolo de abacaxi é geladinho e super gostoso, perfeito para se deliciar com as crianças no final de semana. Para a preparação da fruta, você vai precisar de ingredientes como um abacaxi pérola cortado em cubinhos e sem miolo, açúcar e água. Já para o creme do recheio, tenha em mãos leite condensado, gemas peneiradas, leite, maisena e creme de leite.

35. Cupcake de abacaxi com coco: esse cupcake de abacaxi com coco é simplesmente maravilhoso, já que a massa é perfeita, super fofinha e com um sabor acentuado. A combinação do abacaxi com coco é perfeita e a cobertura de chantilly ajudou a trazer mais leveza à sobremesa. Além disso, a raspinha de limão por cima ajudou a dar um toque especial.

36. Torta de abacaxi de três ingredientes: para quem precisa de uma sobremesa de última hora e não tem muita prática na cozinha, essa receita pode ser a salvação. É uma torta pavê super equilibrada e doce na medida certa, que leva abacaxi em calda, creme para chantilly e dois bolos brancos prontos (pode ser de laranja, coco ou baunilha).

37. Mini tortinhas de abacaxi: essa receita ensina a fazer em casa essas deliciosas mini tortinhas leves, refrescantes, saborosas e muito fáceis de preparar! Para o recheio, você vai precisar de creme de leite fresco, abacaxi bem doce picado, açúcar refinado e amêndoas em lascas torradas para enfeitar.

38. Bolo de cenoura com abacaxi: apesar de contar com diversos ingredientes, esse bolo de cenoura com abacaxi é rico em sabores e fica super leve e equilibrado, perfeito para uma sobremesa com a família. A cobertura é feita com os seguintes ingredientes: cream cheese, creme de leite, açúcar de confeteiro, suco de limão siciliano e nozes para decorar.

39. Bolo de banana, abacaxi e castanhas do Pará: esse é um delicioso e fofinho bolo de banana, abacaxi e castanhas do Pará, que além de super tropical, é também simples de preparar. A dica aqui é escolher bananas bem maduras e não deixar de espremer um pouco o abacaxi, para retirar o excesso de líquido antes de juntar à massa. Já a calda é totalmente opcional mas acrescenta um pouco mais do perfume da laranja, que combina deliciosamente bem com a bananas e as castanhas!

40. Bolo branco com recheio de abacaxi e coco: esse é um bolo vegano com massa branca recheado com abacaxi, coco e chantilly, perfeito para lembrar os momentos da infância. Anote os principais ingredientes da massa e do recheio: farinha de trigo, açúcar, sal, vinagre branco, óleo vegetal, essência de baunilha, leite de coco, fermento, leite vegetal, leite de coco, coco ralado e amido de milho.

41. Bolo invertido de abacaxi: esse é um lindo e saboroso bolo invertido de abacaxi feito com ovos, leite, óleo, açúcar, farinha de trigo, essência de baunilha, fermento em pó, açúcar e abacaxi sem casca e sem miolo cortado em rodelas. Desenforme o bolo ainda quente para que ele fique ainda mais irresistível.

Bebidas com abacaxi

Foto: Reprodução / Torrada Torrada

42. Limonada suíça com abacaxi: essa é uma receita simples, geladinha, saborosa e maravilhosa para curtir os dias quentes do verão com estilo. Você vai precisar de um abacaxi pequeno, limões tahitis, leite condensado, ½ copo de água e gelo. Sirva o drink no próprio abacaxi!

43. Suco de maracujá com abacaxi: muito gostoso e refrescante, esse suco é feito com 250 ml de água, maracujá, açúcar e rodelas de abacaxi maduro com 1 cm cada. Dica: corte as rodelas de abacaxi em quatro pedaços antes de colocar no liquidificador, pois isso ajuda a triturar mais fácil.

44. Coquetel de abacaxi: que tal um coquetel saboroso e refrescante para beber com os amigos em casa e se divertir? É fácil de fazer e leva apenas ingredientes como abacaxi descascado e picado, leite condensado, cachaça, água gelada, gelo e folhinhas de hortelã.

45. Chá de abacaxi, gengibre e hortelã: essa receita de chá gelado conta com ingredientes leves, refrescantes e saudáveis, como gengibre, abacaxi e hortelã. Além de ser uma bebida deliciosa, é uma ótima forma para se hidratar a qualquer hora do dia!

46. Suco de abacaxi com hortelã: esse é um delicioso e refrescante suco de abacaxi com hortelã que rende quatro porções e precisa somente de água filtrada, açúcar ou adoçante a gosto e cubos de gelo. Dica: coloque os cubos de gelo apenas na hora de servir, caso contrário eles derretem e o suco fica aguado.

47. Suco de abacaxi, couve, gengibre e hortelã: que tal uma receitinha de um suco detox repleto de vitaminas e minerais que trazem benefícios para o corpo e a saúde? Ele leva abacaxi, couve, gengibre e hortelã, que são perfeitos para serem consumidos pela manhã em jejum.

48. Suco da casca do abacaxi com couve: esse é outro suco super nutritivo e saudável feito com a casca do abacaxi e com couve, que são alimentos pouco calóricos que auxiliam no emagrecimento e também combatem diversos problemas de saúde. A receita não contém glúten e rende em média para duas pessoas.

49. Chá de abacaxi: nada melhor do que um chazinho bem saboroso e reconfortante para tomar no dia a dia, né? Esse aqui é feito com casca de abacaxi, água, açúcar ou adoçante a gosto, e fica perfeito para acompanhar um bolinho no final da tarde. Sirva quente!

50. Smoothie de manga, abacaxi e iogurte: com apenas três ingredientes super simples e baratos, você consegue preparar esse delicioso e cremoso smoothie de manga, abacaxi e iogurte, que com certeza vai te surpreender. Dica: você pode congelar as frutas picadas e assim eliminar o gelo da receita, ou utilizar menos, já que com menos água os sabores se intensificam.

51. Cointreau Fizz de abacaxi e hortelã: já pensou em preparar em casa para suas amigas um delicioso e refrescante Cointreau Fizz de abacaxi e hortelã? Além destes três ingredientes, tenha em mãos também ½ limão, água com gás e gelo para completar. Depois de pronto, consuma imediatamente.

52. Suco funcional de cenoura, abacaxi, chia, quinoa e amaranto: esse é um suco funcional delicioso e super saudável para preparar no dia a dia. Ele combina cenoura, abacaxi, quinoa, chia, amaranto e água, ingredientes que juntos são poderosos para a manutenção do peso e da saúde.

53. Caipirinha de abacaxi com hortelã: esse drink é uma caipirinha deliciosa de abacaxi com hortelã, que além desta combinação imbatível, leva também vodka, gelo e açúcar. Agite bem os ingredientes em uma coqueteleira e beba em seguida!

Receitas surpreendentes com abacaxi

Foto: Reprodução / Segredos da Tia Emilia

54. Abacaxi grelhado: se você pretende incrementar o seu abacaxi de forma simples, porém extremamente gostosa, experimente grelhar um lado das rodelas da fruta até que ele fique bem douradinho. Sirva com um assado ou como sobremesa com sorvete de frutas ou de creme.

55. Salada com abacaxi grelhado: para uma refeição leve, simples e equilibrada, aposte nessa saladinha que conta com o sabor especial do abacaxi grelhado. Ela leva também rúcula, radicchio, rabanete, tomate italiano, palitos de queijo, aceto balsâmico reduzido, sal e azeite de oliva a gosto.

56. Molho de laranja e abacaxi: para preparar em casa um molho gostoso, fácil e rápido de fazer e que combina com uma grande variedade de pratos, aposte em ingredientes como abacaxi natural escorrido e picado, geleia dietética de laranja e salsa seca. Misture todos os ingredientes e aqueça em seguida.

57. Abacaxi caramelado: essa é uma receita super fácil de fazer e que com certeza vale a pena aprender, pois é uma sobremesa que pode servir de base para outras receitas. Você vai precisar de um abacaxi maduro, açúcar, manteiga e água. Coloque em um vidro com tampa e conserve na geladeira, ou se preferir sirva quente com uma bola de sorvete.

58. Chips de abacaxi: os chips de abacaxi são ótimas opções de petiscos saudáveis para ter em casa e comer a qualquer momento do dia quando a fominha apertar. Deixe os abacaxis bem maduros no forno por até 40 minutos, até que fiquem levemente dourados e crocantes. Coma puro ou sirva com um assado!

59. Abacaxi assado com queijo provolone: apesar de ser uma receita de abacaxi assado, ele pode também ser grelhado, feito na churrasqueira, frigideira, micro-ondas ou onde você preferir. O segredo aqui é a deliciosa combinação de ingredientes, entre eles o abacaxi, o provolone e as folhinhas de hortelã.

60. Salada de abacaxi: fácil de fazer, essa salada é um ótimo acompanhamento para carnes assadas ou cozidas. Ela leva entre seus ingredientes abacaxi, maionese, iogurte natural, sal, pimenta do reino, cerejas e alface picada para decorar. Sirva bem gelada!

61. Sanduíche com abacaxi: para quem pretende fazer refeições mais leves e lights, essa receita de sanduíche é perfeita. Ele é feito com pão de forma e recheado com mussarela, presunto, abacaxi, alface, requeijão cremoso e maionese light. É um pãozinho simples e muito saboroso!

62. Patê de frango com abacaxi: essa receita de patê de frango com abacaxi é saborosa e super versátil, pois pode tanto acompanhar pães e torradas, como também uma boa sopinha em dias mais frios. Além disso, a receita combina ingredientes lights, que juntos são capazes de te deixar com água na boca!

63. Salada mexicana de abacaxi e abacate: essa é uma salada deliciosa, docinha, refrescante e leve, perfeita para um jantar saudável em uma noite quente. Para prepará-la, tenha em mãos o abacaxi, abacate e também adicione o queijo feta, que conta com uma ótima textura e seu sabor ácido e salgado fica perfeito quando combinado com o doce das frutas.

64. Salada de repolho roxo, abacaxi e rúcula: essa é uma salada super rápida de preparar que pode facilmente substituir uma refeição principal, pois ela fornece todos os nutrientes necessários para uma alimentação saudável. Anote os ingredientes: repolho roxo, abacaxi, nozes, cenoura, rúcula, azeite de oliva extra virgem, creme de castanhas, sal, pimenta e caldo de meio limão.

65. Sanduíche de lombinho com abacaxi: esse é um delicioso sanduíche de lombinho com abacaxi, perfeito para quem quer servir algo bacana para os convidados em casa sem ter muito trabalho na cozinha. Entre os principais ingredientes, estão shoyu, suco de limão, sal, pimenta, orégano e manjerona.

São receitas saborosas, variadas, quase todas bem simples e rápidas de preparar, e que ainda contam com o irresistível sabor adocicado e suculento do abacaxi. Basta você decidir se pretende apostar em um prato salgado, um doce ou uma bebida, e escolher a sua favorita!

PARA VOCÊ