13 receitas com vinagre balsâmico que vão te fazer morrer de amores

Por                                
Em 06.04.20

O vinagre balsâmico é extremamente aromático e conta com um sabor agridoce. Ele é de origem italiana e, por lá, é chamado de aceto balsâmico. Como seu uso ajuda a acentuar o sabor de outros ingredientes, esse vinagre pode entrar em cena tanto em preparos salgados quanto doces. Com tanta versatilidade, dá vontade de correr para a cozinha, certo? Antes, veja as receitas!

Publicidade

1. Molho de vinagre balsâmico

Ideal para temperar saladas, essa é uma receita que tem uma lista de ingredientes curtinha. Anote aí o que você vai usar: balsâmico, azeite, pimenta-do-reino, sal e açúcar. O preparo consiste apenas em misturar todos os ingredientes. Confira o vídeo para checar as proporções exatas.

2. Calda de morango com vinagre balsâmico

Uma calda caseira pode ser o item que faltava para você deixar as suas sobremesas mais gostosas. Para sair do comum, vale a pena aprender essa sugestão que tem morango como principal ingrediente, mas também conta com balsâmico. Além desses dois itens, a receita leva apenas açúcar mascavo e água.

Publicidade

3. Morango com vinagre balsâmico e pimenta

Se delicie com uma união de sabores improvável testando essa receita em casa. Afinal, morangos, balsâmico, açúcar e pimenta formam uma combinação inovadora. Ela é perfeita para quando você quer comer um doce em poucos instantes e sem fazer bagunça na cozinha. Na hora de servir, a dica é usar cream cheese, mascarpone ou sorvete. Veja o modo de preparo.

4. Molho para salada com vinagre balsâmico

Ideal para temperar folhas verdes, aqui você confere como fazer uma boa quantidade desse molho para ser armazenada. Assim, sempre que quiser, você pode utilizá-lo nas suas refeições.

Publicidade

5. Molho para salada com geleia e vinagre balsâmico

A salada do dia a dia não precisa ser sem graça. Para deixá-la mais especial, um molho cremoso pode fazer toda a diferença. Ainda mais seguindo as dicas dessa receita, que é feita com azeite, balsâmico, geleia de frutas vermelhas, nozes, sal e pimenta-do-reino.

6. Espetinho de camarão com molho balsâmico de mel e cerveja

Seja para servir como entrada ou como petisco, o espetinho de camarão tem uma pegada sofisticada. Por isso, ele merece ser servido com um molho bem caprichado, que você aprende a fazer nesse vídeo.

7. Creme redução de balsâmico

Versátil, esse creme cai bem tanto em pratos doces quanto salgados. Você pode servi-lo junto com carnes, saladas, sanduíches, sorvete ou qualquer outra sobremesa. Para melhorar ainda mais, o preparo só leva o balsâmico, amoras, açúcar, ervas frescas e alho.

8. Cebola caramelizada

Utilizando o vinagre balsâmico, fica fácil dar um aroma especial para a cebola caramelizada. Essa é uma receita simples de ser feita, mas que é curinga na cozinha, pois pode ser servida como acompanhamento para os mais variados pratos.

9. Salada caprese

Publicidade

Um clássico, a salada caprese ultrapassou as fronteiras da Itália e faz sucesso ao redor do mundo todo. Ela tem como base tomate, mussarela de búfala e manjericão. Aqui, ela ainda conta com limão siciliano, azeite, balsâmico, sal e pimenta-do-reino.

10. Salada de macarrão com vinagre balsâmico

Deixe seu almoço de domingo muito mais gostoso com essa salada de macarrão. Como ela é servida fria, essa é uma ótima alternativa para os dias quentes de verão. Além disso, essa é uma opção bem caprichada, feita com macarrão, tomate-seco, azeitonas pretas, nozes, parmesão, rúcula, balsâmico, sal e pimenta-do-reino.

11. Antepasto de abobrinha

Essa é uma receita que cai bem como entrada ou petisco. Além disso, como o antepasto fica bom gelado, você pode fazer uma grande quantidade para armazenar. Assim, quando bater aquela fome, basta abrir a geladeira.

12. Costelinha no aceto balsâmico

Nessa receita, o vinagre tem duas funções: tempera a carne e ainda ajuda a deixá-la mais macia. São só vantagens, certo? Essa é uma receita aromática em que a costelinha é assada em uma churrasqueira.

13. Frango assado no balsâmico

Para fechar a lista, uma receita de forno em que o frango fica com uma casquinha crocante, um interior macio e um sabor irresistível. Ficou com água na boca? Então, veja o passo a passo completo.

Publicidade

Agora que você já aprendeu a deixar seus pratos mais gostosos com o uso do vinagre balsâmico, conheça também todo o potencial que o azeite trufado tem a oferecer.