Por Vanessa Herrmann
Em 06.04.20
O vinagre balsâmico é extremamente aromático e conta com um sabor agridoce. Ele é de origem italiana e, por lá, é chamado de aceto balsâmico. Como seu uso ajuda a acentuar o sabor de outros ingredientes, esse vinagre pode entrar em cena tanto em preparos salgados quanto doces. Com tanta versatilidade, dá vontade de correr para a cozinha, certo? Antes, veja as receitas!
Publicidade
Ideal para temperar saladas, essa é uma receita que tem uma lista de ingredientes curtinha. Anote aí o que você vai usar: balsâmico, azeite, pimenta-do-reino, sal e açúcar. O preparo consiste apenas em misturar todos os ingredientes. Confira o vídeo para checar as proporções exatas.
Uma calda caseira pode ser o item que faltava para você deixar as suas sobremesas mais gostosas. Para sair do comum, vale a pena aprender essa sugestão que tem morango como principal ingrediente, mas também conta com balsâmico. Além desses dois itens, a receita leva apenas açúcar mascavo e água.
Publicidade
Se delicie com uma união de sabores improvável testando essa receita em casa. Afinal, morangos, balsâmico, açúcar e pimenta formam uma combinação inovadora. Ela é perfeita para quando você quer comer um doce em poucos instantes e sem fazer bagunça na cozinha. Na hora de servir, a dica é usar cream cheese, mascarpone ou sorvete. Veja o modo de preparo.
Ideal para temperar folhas verdes, aqui você confere como fazer uma boa quantidade desse molho para ser armazenada. Assim, sempre que quiser, você pode utilizá-lo nas suas refeições.
Publicidade
A salada do dia a dia não precisa ser sem graça. Para deixá-la mais especial, um molho cremoso pode fazer toda a diferença. Ainda mais seguindo as dicas dessa receita, que é feita com azeite, balsâmico, geleia de frutas vermelhas, nozes, sal e pimenta-do-reino.
Seja para servir como entrada ou como petisco, o espetinho de camarão tem uma pegada sofisticada. Por isso, ele merece ser servido com um molho bem caprichado, que você aprende a fazer nesse vídeo.
Versátil, esse creme cai bem tanto em pratos doces quanto salgados. Você pode servi-lo junto com carnes, saladas, sanduíches, sorvete ou qualquer outra sobremesa. Para melhorar ainda mais, o preparo só leva o balsâmico, amoras, açúcar, ervas frescas e alho.
Utilizando o vinagre balsâmico, fica fácil dar um aroma especial para a cebola caramelizada. Essa é uma receita simples de ser feita, mas que é curinga na cozinha, pois pode ser servida como acompanhamento para os mais variados pratos.
Publicidade
Um clássico, a salada caprese ultrapassou as fronteiras da Itália e faz sucesso ao redor do mundo todo. Ela tem como base tomate, mussarela de búfala e manjericão. Aqui, ela ainda conta com limão siciliano, azeite, balsâmico, sal e pimenta-do-reino.
Deixe seu almoço de domingo muito mais gostoso com essa salada de macarrão. Como ela é servida fria, essa é uma ótima alternativa para os dias quentes de verão. Além disso, essa é uma opção bem caprichada, feita com macarrão, tomate-seco, azeitonas pretas, nozes, parmesão, rúcula, balsâmico, sal e pimenta-do-reino.
Essa é uma receita que cai bem como entrada ou petisco. Além disso, como o antepasto fica bom gelado, você pode fazer uma grande quantidade para armazenar. Assim, quando bater aquela fome, basta abrir a geladeira.
Nessa receita, o vinagre tem duas funções: tempera a carne e ainda ajuda a deixá-la mais macia. São só vantagens, certo? Essa é uma receita aromática em que a costelinha é assada em uma churrasqueira.
Para fechar a lista, uma receita de forno em que o frango fica com uma casquinha crocante, um interior macio e um sabor irresistível. Ficou com água na boca? Então, veja o passo a passo completo.
Publicidade
Agora que você já aprendeu a deixar seus pratos mais gostosos com o uso do vinagre balsâmico, conheça também todo o potencial que o azeite trufado tem a oferecer.