12 receitas de bananada para aproveitar o melhor da fruta

Escrito por                          

Seja em época de festa junina, no café da tarde ou, até mesmo, em qualquer época do dia ou do ano, estas receitas de bananada são ideais para quem procura um doce leve, com gostinho de fruta e, ao mesmo tempo, muito saboroso! Além de receitas mais clássicas, que utilizam apenas a fruta e açúcar, também é possível preparar variações com chocolate, especiarias e até versões fit. Escolha sua favorita e insira a bananada no seu cardápio!

1. Bananada simples

Feita apenas com 2 ingredientes, banana e açúcar refinado, esta bananada é superprática e possui um sabor completamente irresistível. Basta fazer uma calda de caramelo com o açúcar derretido e, depois, adicionar a banana e cozinhar mais um pouco.

2. Bananada de corte

Para mais praticidade na hora de servir a bananada, a forma ideal de prepará-la é no modelo de corte – assim, é possível saborear o doce com as mãos! Com gostinho de festa típica, este doce vai deixar suas tardes muito mais deliciosas.

3. Bananada de colher

Traga mais sabor e aromas à bananada com esta receita, que ensina a utilizar o suco de limão no preparo do doce. Além disso, a receita ainda indica adicionar um pouco de cravo e canela à mistura, ingredientes que dão um toque especial e deixam tudo ainda melhor!

4. Bananada com vinagre

Além de ensinar a preparar uma bananada deliciosa, esta receita ainda dá uma ótima dica: adicionando um pouco de vinagre à calda de açúcar, é possível deixá-la mais lisinha e sem coágulos, sem alterar o sabor! Assim, seu doce de banana vai ficar ainda mais saboroso.

5. Bananada com gelatina de uva

Uma forma prática e diferente de dar a cor característica da bananada de corte para seu doce é utilizando a gelatina de uva – o sabor da banana fica intacto, mas esse ingrediente deixa tudo muito mais apetitoso! Depois de pronto, é só esperar esfriar e fatiar em pedaços.

6. Bananada com cravo e canela

Além de deixar o aroma da bananada muito mais apetitoso, o cravo e a canela vão trazer um sabor ainda melhor ao doce! Use a criatividade para adicionar, ainda, outras especiarias de sua preferência e deixe seu doce de banana do jeitinho que você gosta.

7. Bananada com caramelo

Prepare o caramelo de acordo com o passo a passo desta receita e descubra uma maneira ainda mais saborosa e cremosa de se deliciar com a bananada! A dica é saborear com biscoitos, torradas ou com o acompanhamento de sua preferência.

8. Bananada na panela de pressão

Uma forma ainda mais prática e rápida de preparar a bananada é na panela de pressão – basta caramelizar o açúcar com a água e o vinagre e, depois, adicionar a banana. Daí, é só cozinhar na pressão por 15 minutos. A coloração do doce é de dar água na boca!

9. Bananada com chocolate

Os apaixonados por chocolate precisam experimentar esta receita! Basta adicionar um pouco de cacau em pó junto ao açúcar e a banana e caramelizar bem. Além de trazer uma cor mais escura e apetitosa ao doce, o gostinho de chocolate torna a bananada ainda mais irresistível.

10. Bananada com chocolate e canela

Apenas 4 ingredientes são necessários para preparar esta bananada que possui o sabor de outro mundo! Com açúcar, achocolatado, canela em pó e, é claro, muita banana, é possível preparar um doce cremoso, saboroso e que não dá muito trabalho.

11. Bananada sem açúcar

Quem não consome açúcar ou está em uma dieta restritiva também pode saborear uma bananada incrível: com bananas bem maduras, canela em pó, cravo e um pouco de adoçante, é possível obter um sabor muito parecido ao da receita original de forma saudável e menos calórica!

12. Bananada fit

Otimize sua dieta com esta bananada que é feita apenas com banana e canela! Ao utilizar a fruta bem madura, é possível obter um sabor bem docinho sem a adição de açúcar – perfeito para quem está evitando consumir o ingrediente.

Versátil e deliciosa, a banana também pode ser utilizada no preparo de outros pratos. Por isso, não deixe de experimentar estas receitas de bolo de banana fácil, cuca de banana com farofa ou panqueca de banana fit!

PARA VOCÊ