11 receitas de costela na pressão que vão derreter na sua boca

Escrito por    

A costela bovina é um dos cortes favoritos de grande parte dos brasileiros, já que possui um sabor muito presente. Além disso, é usada no preparo de refeições deliciosas e bem completas pois combina com diversos acompanhamentos, como saladas, carboidratos e grãos.

Continua após o anúncio

Devido às longas fibras presentes na carne, exige um tempo maior de preparo do que outros cortes. Por esse motivo, cozinhar a costela na panela de pressão pode deixá-la macia e apetitosa mais rapidamente.

Confira algumas receitas muito saborosas e fáceis de preparar de costela bovina na pressão!

1. Costela sobre uma camada de cebola na pressão

Para essa receita, você vai precisar de costela de boi sem osso, cebolas grandes cortadas em rodelas grossas, cubos de caldo de costela, pimenta do reino, salsinha e manjericão seco. Forre o fundo da panela de pressão com as rodelas de cebola, coloque a carne, esfarele os cubos de caldo de costela sobre a carne, acrescente os outros ingredientes a gosto e leve ao forno. Você sabia que é a água da própria cebola que não deixa a carne queimar?

2. Costela entre duas camadas de cebola na pressão

Foto: Reprodução / Brisando na Cozinha

Essa receita é super simples e é feita com apenas três ingredientes: costela, cebola e caldo de costela. A ideia do preparo, aqui, é bem parecida com a da receita anterior, mas ao invés de apenas forrar o fundo da panela com rodelas de cebola, você vai cobrir a carne com cebola também! A cebola e o caldo de carne são responsáveis por formar um molho muito saboroso que combina bem com arroz.

3. Várias camadas de costela e de cebola na pressão

Aqui, a costela utilizada foi a costela ponta de agulha, que é um corte do boi localizado entre a parte dianteira e traseira e conhecido por sua maciez e por seu sabor. Você deve intercalar camadas de rodelas de cebola com camadas de pedaços de costela até cobrir encher toda a panela de pressão, mas não se esqueça de ir colocando tabletes de caldo de carne no meio dessas camadas para misturar bem e conseguir o sabor desejado!

Continua após o anúncio

4. Costela com sal na pressão

Foto: Reprodução / Figos & Funghis

Você vai aprender a fazer uma costela super macia e gostosa cozinhando-a apenas com sal fino na panela de pressão antes de utilizá-la em suas receitas. Para cada dois quilos de carne, você vai colocar também uma colher de sopa de sal fino na panela. Depois que a panela pegar pressão, conte meia hora no relógio e desligue! Pronto, agora é só preparar o prato que desejar com a costela, que estará perfeita para ser saboreada.

5. Costela com alho e sal grosso na pressão

A proposta dessa receita é fazer um churrasco utilizando apenas a panela de pressão e o forno, sem precisar colocar a carne na grelha. Você vai precisar de alho e salsa desidratados, sal grosso, azeite, água e costela. Você vai deixar a carne na pressão por uns quarenta minutos e, depois, deve transferi-la para uma assadeira. Pré-aqueça o forno a 250°C, coloque a carne e deixe dourar um pouquinho. Pronto, seu churrasco já pode ser devorado.

6. Costela desossada com shoyu na pressão

Foto: Reprodução / Panelaterapia

Anote os ingredientes: você vai precisar de costela sem osso, água, cebola, shoyu, molho de tomate, caldo de carne, sal, azeite e amido de milho. Regue o fundo da panela de pressão com azeite, cubra com rodelas de cebola e coloque a carne. Em outro recipiente, ferva água, misture o shoyu, o caldo, o sal e o molho de tomate e jogue sobre a carne. Leve a panela ao fogo e deixe na pressão por 25 minutos. Depois, retire a carne e cuide dos detalhes finais!

7. Costela com cebola e batata na pressão

A diferença dessa receita é que antes de colocar as rodelas de cebola e a carne direto na pressão, você deve refogar a carne com um pouquinho de azeite por uns quinze minutinhos. Depois, retire a carne, coloque as rodelas de cebola, aproveitando a crostinha que ficou no fundo da panela, e devolva a carne. Você vai deixar na pressão por cerca de vinte minutos antes de acrescentar as batatas e deixá-las cozinhando com a costela por mais meia hora na pressão.

8. Costela com linguiça e batata na pressão

Continua após o anúncio

Na panela de pressão, coloque duas colheres de sopa de óleo, uma cebola cortada em rodelas finas e três dentes de alho picados. Refogue e acrescente a costela junto com colorau, tempero para carne, pimenta do reino, louro e sal. Misture e cozinhe por vinte minutos, depois, retire da pressão e adicione linguiça calabresa, batatas cortadas em pedaços e água e cozinhe por mais dez minutos. Seu prato está pronto para ser servido!

9. Costela na pressão com molho barbecue

Foto: Reprodução / Lazz Gourmet

Pra começar, tempere os pedaços de costela com sal e pimenta a gosto. Depois, você vai repetir o modo de preparo da terceira receita, intercalando camadas de cebola e carne na panela de pressão e deixar cozinhando por meia hora. Quando o tempo acabar, transfira a carne para uma assadeira, pincele molho barbecue (pronto ou feito em casa, se você preferir) e leve ao forno apenas para dourar.

10. Costela com mandioca na pressão

Foto: Reprodução / Aqui Na Cozinha

Chegou a hora de você aprender a fazer um prato chamado vaca atolada, que nada mais é do que costela com mandioca, ambas cozidas na pressão! Anote os ingredientes que você vai precisar: costela, mandioca, óleo ou azeite, alho, cebola, tomate, pimentão verde, caldo de costela, salsinha, cebolinha, colorau, pimenta do reino moída na hora e sal. O preparo dessa receita leva um pouco de tempo e de atenção, mas o sabor vale muito a pena!

11. Costela com mostarda e mandioca na pressão

Essa é outra receita de vaca atolada, mas, dessa vez, você vai pincelar a carne com mostarda, deixando-a com um sabor especial. Além disso, você vai substituir o tomate fresco por molho de tomate e a pimenta do reino por pimenta malagueta. Vai usar coentro no tempero também e deixar de lado o pimentão verde, a salsinha e o caldo de costela. Você pode testar as duas receitas de costela com mandioca na pressão e decidir qual te agrada mais!

Existem diversas maneiras de preparar essa carne tão suculenta e saborosa que é a costela, na panela de pressão é só uma dessas maneiras. Você pode aprender outras receitas de costela para preparar em casa e se deliciar com a textura e com o gostinho tão especial desse corte.

PARA VOCÊ