10 receitas de sardela para um lanche bem especial

A sardela é um antepasto italiano muito utilizado para comer como aperitivo junto com pães, torradas e biscoitos. Por ser bem simples de ser preparado, é uma opção perfeita para um encontro de amigos.

Ela tem esse nome porque é tradicionalmente feita com sardinha, mas você também pode encontrar a receita com outros peixes ou pratos vegetarianos, que não usam nenhum tipo de proteína animal.

Confira abaixo algumas receitas deliciosas de sardela para você fazer em sua casa como aperitivo acompanhado de um delicioso vinho ou cerveja geladinha.

1. Sardela de anchovas e sardinhas

Essa receita vai te ensinar a preparar a sardela de um jeito bem completo. Ao invés de usar apenas a sardinha, esse prato é feito com duas espécies diferentes. Além da tradicional sardinha também é usada a anchova, que fica deliciosa quando misturada aos ingredientes desse incrível aperitivo.

2. Sardela bem temperada

Outra possibilidade de preparo do seu antepasto é essa receita sensacional que usa e abusa dos temperos para deixar o seu petisco ainda mais delicioso. Ideal para você fazer e servir para amigos em um encontro regado a uma bebida gelada e conversas quentes. Todo mundo vai adorar, pode confiar.

3. Sardela apimentada

O tempero é uma parte essencial para fazer com que esse aperitivo fique saboroso o suficiente para ser servido e devorado por todos os convidados. Uma das possibilidades é utilizar a pimenta, que deixa o sabor do prato muito gostoso, mas isso vai depender muito do paladar de quem for comer essa entrada.

4. Sardela com pimentão vermelho e amarelo

O pimentão é ingrediente certo em praticamente todas as receitas desse antepasto italiano que ganhou a cozinha e a mesa dos brasileiros. No caso dessa receita é usado não apenas o pimentão vermelho, como o amarelo também, deixando o aperitivo com muito mais sabor e com uma textura fora do comum.

5. Sardela de sardinha com páprica

O grande segredo desse prato é exatamente o uso da páprica para temperar o antepasto, deixando-o simplesmente delicioso. Esse tipo de tempero combina perfeitamente com a sardinha, que foi o peixe escolhido para ser o personagem principal desse maravilhoso petisco. A família inteira vai adorar a novidade.

6. Sardela de cinco ingredientes

Para fazer um bom antepasto o ideal é que ele seja bem simples, já que serve como uma entrada ou aperitivo. Essa receita vai te ensinar exatamente isso. O petisco é feito com apenas cinco ingredientes preparados de um jeito bem fácil para que o prato seja logo servido e todos matem um pouco da fome que estão sentindo.

7. Sardela com extrato de tomate

Outra dica muito importante para você fazer o seu antepasto é dada por essa receita muito gostosa e simples de ser feita. Normalmente você aprende a fazer esse prato com o molho de tomate pronto, que é mais ralo e menos complexo, mas o ideal mesmo é usar o extrato de tomate, que tem muito sabor e uma textura sem igual.

8. Sardela vegetariana

Foto: Reprodução / Sem Medida

Para você que quer ter a oportunidade de preparar um delicioso antepasto para receber seus amigos e convidados em casa, mas prefere ficar longe da proteína animal, essa receita te ensina a fazer um aperitivo completamente vegetariano, sem nada de carne. E o melhor de tudo é que ele fica tão bom quanto ou até melhor que o original.

9. Sardela com vinho branco

Foto: Reprodução / Sem Medida

Como já foi dito anteriormente, um bom antepasto precisa ser bem temperado para que tenha um sabor delicioso e agrade a todos que provarem a entrada. É o caso desse prato feito com vinho branco: a bebida combina perfeitamente com os ingredientes e traz um toque de sabor interessante e simplesmente delicioso.

10. Sardela com aliche

Foto: Reprodução / Jantinha de Hoje

O diferencial dessa receita está exatamente no uso de outra proteína animal diferente da sardinha, que é o peixe tradicionalmente usado para preparar esse tipo de antepasto. Neste prato, você vai usar o aliche, uma espécie muito gostosa, extremamente saborosa e refinada.

Para você que adora peixe, a sardela é uma ótima opção, mas existem outras receitas espalhadas por aí para você treinar suas habilidades na cozinha. É o caso da paella e todas as suas formas diferenciadas de ser preparada para ser servida em almoços e jantares especiais. Aprenda a fazer esse e outros pratos e seja um verdadeiro especialista em gastronomia amadora.

Lorena Costa

publicado em 12/04/2017

Comentários

Em alta