21 receitas com champignon para se apaixonar de vez por esse cogumelo

Escrito por                          

Você vai se apaixonar por estas receitas com champignon! Também chamado de cogumelo Paris, o champignon é, além de saboroso, muito nutritivo e pode compor pratos veganos, com carne, com frango e mais. Ainda, nas receitas que levam o cogumelo fresco, é possível adaptar usando o champignon em conserva. Experimente!

Entradas com champignon

iStock

1. Sopa creme de champignon: quando o frio começa a chegar, é hora de dar início à temporada de sopas. Algumas pessoas dizem que sopa não é janta, mas esse creme de champignon vai provar o contrário. Além do cogumelo, o bacon tem função de protagonismo no sabor do prato.

2. Quiche de champignon e gorgonzola: essa receita não rende muito e serve no máximo quatro pessoas, então, se precisar, dobre a quantidade de ingredientes, que incluem manteiga, creme de leite, noz-moscada, pimenta moída, sal, ovos e as estrelas – gorgonzola e champignon. Leve e gostoso, o quiche pode ser servido com saladas.

3. Salada Parisiense: você sabia que também é possível fazer saladas com champignon? O preparo é bem simples, basta fazer um molinho com mostarda, óleo, azeite, vinagre, sal e pimenta e servir sobre os ingredientes da salada – alface, batatas, ovos cozidos, queijo emmental, presunto e champignon.

4. Quiche de abobrinha, queijo coalho e champignon: mais um quiche que você precisa aprender! Nesse, a sugestão é usar champignon em conserva ao lado de abobrinha, queijos, ovos e temperos variados para compor o recheio da massa crua. O resultado é divino!

5. Champignon à milanesa: para fazer essa receita de cogumelo Paris à milanesa, separe sal, pimenta, ovo, farinha de rosca, farinha de trigo, óleo e, claro, os champignons. Simples e prático de fazer, você vai tirar o preparo de letra e deixar seus convidados com muita água na boca.

6. Bruschettas de champignon: além de crocante, essas bruschettas de champignon são fáceis de fazer e podem ser servidas como entradinhas em almoços e jantares especiais ou acompanhando sopas e saladas verdes. A dica é usar queijo minas padrão para suavizar o sabor e manter os cogumelos como estrelas, mas você também pode experimentar com outros tipos de queijo.

7. Creme de abóbora com sálvia e champignon: aqui, assar a abóbora cabotiá com as folhas de sálvia faz toda a diferença na hora de preparar a receita. E usar um bom creme de leite fresco também! Ainda, separe os cogumelos Paris e, claro, os temperos necessários para a finalização.

Massas e risotos com champignon

iStock

8. Risoto de champignon com posta de bacalhau grelhada: você pode aprender agora mesmo a fazer um risotinho de champignon com manteiga, cebola, vinho branco, sal e caldo de legumes. Ainda, prepare também uma receita de posta de bacalhau grelhado no azeite e no alho para acompanhar. É impossível não se derreter por esse prato!

9. Spaghetti com molho cremoso de cogumelos: em uma hora, você prepara essa deliciosa massa com um molho cremoso de cogumelos. No plural, pois a sugestão é comprar um mix de cogumelos frescos que inclua champignon e prepará-los na manteiga, na cebola e no alho. Finalize tudo com queijo parmesão ralado.

10. Penne ao creme de champignon e queijo do reino: supercharmosa, essa receita é perfeita para os vegetarianos, mas agrada a todos. Cozinhe o macarrão como de costume e, enquanto isso, refogue o champignon na cebola e na manteiga. Finalize com pimenta-do-reino moída, creme de leite e queijo-do-reino picado.

11. Massa ao molho de champignon e gorgonzola: o dia está preguiçoso e seu estômago está pedindo por uma comfort food? A combinação de queijo gorgonzola com champignon é simplesmente deliciosa e pode ser o que você precisa! A única coisa que talvez seja um problema é que a receita pede o uso de molho de ostras, mas, se você não quiser investir nesse ingrediente, pode substituí-lo por shoyu.

12. Risoto de cogumelos com alho-poró: para começar, prepare um caldo de legumes caseiro com cebola, cenoura, alho-poró e talos de cogumelos e salsinha. Em seguida, é hora de dar atenção ao risoto, que leva arroz próprio para isso, vinho branco, manteiga, parmesão, alho, champignon, shitake, alho-poró, cebola e sal.

13. Arroz à piamontese: muita gente não sabe, mas o arroz à piamontese é um prato brasileiro! Para fazê-lo, separe arroz branco, cebola, manteiga, vinho branco, creme de leite fresco, queijo mussarela ralado, queijo parmesão ralado, noz-moscada, sal, pimenta-do-reino e champignon.

14. Risoto de champignon com limão siciliano: a combinação de ingredientes nesta receita é maravilhosa e, por causa do limão, o risoto fica extremamente perfumado. Apesar de ser fácil de preparar, o prato é sofisticado e elegante e pode ser servido em ocasiões especiais. Essa receita custa em média 17 reais, serve quatro pessoas e não contém glúten e nem ingredientes de origem animal.

Receitas variadas com champignon

iStock

15. Strogonoff vegano com champignon simples: champignon e carne formam uma combinação necessária para preparar um strogonoff de sucesso, mas você sabia que é possível preparar uma versão vegetariana que é muito saborosa e não perde em nada para a tradicional usando apenas o cogumelo? Confira o passo a passo e arrase na cozinha!

16. Strogonoff de palmito e cogumelos: uma outra possibilidade é incrementar o strogonoff de champignon com palmito! Anote os ingredientes para reproduzir essa receita – palmito, cogumelos Paris, tomates, cebola, creme de leite de soja, azeite de oliva, curry e molho inglês.

17. Strogonoff de frango com champignon: e strogonoff de frango com champignon, você já tem a sua receita? Se não, conheça essa opção! Separe peito de frango em cubos, cebola, creme de leite, extrato de tomate, manteiga, dentes de alho, azeite, orégano, pimenta-do-reino, curry, ketchup e champignon e corra para a cozinha.

18. Cogumelo na cebola caramelizada: saborosa e versátil, você pode usar essa receita como recheio de pães e tortas, como acompanhamento para torradinhas ou até mesmo como a proteína da sua refeição. Aqui, o shoyu é o ingrediente-chave para fazer uma cebola caramelizada que vai deixar o cogumelo Paris impressionantemente saboroso.

19. Champignon xadrez: aprenda mais uma receita gostosa e quentinha para o inverno! Essa versão vegana de frango xadrez – em que o frango é substituído por cogumelos – é fácil de preparar e fica uma delícia. Sirva ao lado de um arroz branco feito na hora e conquiste o coração de quem você quiser.

20. Picanha ao molho de champignon: quem é apaixonado por carne costuma venerar a picanha. Nessa receita, ela é preparada e servida com um delicioso molho de champignon, manteiga e cheiro-verde que vai deixar todos os seus convidados babando. Veja o passo a passo e aprenda a fazer com maestria.

21. Filé de frango com molho cremoso de champignon: feita com ingredientes simples e fáceis de encontrar, essa receita de filé de frango é acompanhada de um molho especial de champignon com cebola, alho, creme de leite e um pouquinho de manteiga e óleo. Prepare uma apresentação incrível do seu prato e surpreenda!

Existem vários cogumelos comestíveis que podem ser usados para incrementar suas receitas favoritas. Aprenda a preparar receitas com shitake e receitas com shimeji!

PARA VOCÊ