20 receitas com farelo de aveia para uma alimentação mais nutritiva

Escrito por                          

O farelo de aveia é um ingrediente saudável e que pode ser utilizado de muitas formas na culinária. Entre as opções salgadas estão a torta, o pão e a tapioca, já entre as doces há bolos, biscoitinhos e até mingau. Confira uma seleção de receitas com esse farelo:

Receitas salgadas com farelo de aveia

1. Pão de farelo de aveia de micro-ondas: para compor o pão dessa receita, o farelo de aveia é combinado com mais quatro ingredientes: iogurte desnatado, sal, fermento em pó e ovo. O cozimento do prato é realizado no micro-ondas e dura menos de três minutos.

2. Pão de farelo de aveia fit: a massa desse pão é preparada no liquidificador e leva ovo, leite desnatado, requeijão zero, leite em pó desnatado, fermento e o farelo. O tempo de forno é de aproximadamente 20 minutos. A finalização é feita com queijo ralado.

3. Farofa fit com farelo de aveia: o preparo dessa farofa fit ocorre em uma panela com azeite. Os ingredientes utilizados são o farelo, cenoura, cebola, ovo, alho, uva passa, cheiro-verde e azeitona. Para o tempero, deve-se usar sal e pimenta-do-reino.

4. Tapioca de farelo de aveia fit: aqui, a massa da tapioca é feita a partir da mistura da água com a farinha de aveia. O preparo deve descansar por alguns minutos e ser mexido até encorpar. Uma frigideira untada é utilizada para o cozimento.

5. Almôndega fit com aveia: a almôndega dessa receita é composta por patinho moído, cebola, ovo e o farelo feito de aveia. O tempero fica por conta do cheiro-verde, do sal e da pimenta-do-reino. A sugestão é preparar as bolinhas no forno e servir com molho de tomate.

6. Omelete com legumes e farelo de aveia: esse omelete é um prato rápido e saudável – perfeito para o seu dia a dia. Os ingredientes usados são o farelo, abobrinha, cenoura, alho-poró e ovo. A salsinha, o orégano e o sal são utilizados para temperar.

7. Bolinho de arroz com frango e aveia: nessa receita o tradicional bolinho de arroz conta com um recheio especial. O preparo leva batata cozida, arroz pronto, frango desfiado, tomate, pimentão, manjericão, salsa e ovo. O farelo de aveia é usado para dar o ponto.

8. Panquecas de farelo de aveia: para preparar a massa dessa panqueca é preciso combinar o farelo de aveia com farelo de trigo, ovo e requeijão sem gordura. O cozimento é feito em uma frigideira antiaderente e as panquecas devem ficar com um aspecto douradinho.

9. Torta de frango com farelo de aveia fit: a massa dessa torta é feita de farelo de aveia, ovo e fermento. Essa mistura é combinada com o refogado de frango desfiado, tomate, tempero e molho de tomate. O preparo é levado para assar e servido com requeijão.

10. Pizza de farelo de aveia de frigideira: aqui, a receita traz uma massa de pizza feita com farelo feito de aveia, azeite, ovo e fermento. O preparo é realizado na frigideira e a sugestão é rechear com molho de tomate, queijo, carne moída e azeitona.

Receitas doces com farelo de aveia

11. Shake de mamão com farelo de aveia: o liquidificador é utilizado para preparar esse shake, que é composto por uma mistura de mamão, leite desnatado gelado, farelo e mel. A bebida deve ser servida imediatamente.

12. Mingau de aveia com banana: esse é um mingau fácil de fazer e muito gostoso. O preparo ocorre em uma panela e os ingredientes usados para compor o prato são o leite, o farelo de aveia, o adoçante, a essência de baunilha e a banana amassada. A sugestão é servir com canela e rodelas de banana.

13. Cookies de aveia com gotas de chocolate: a massa desse cookie é feita com ovo, manteiga de amendoim, farinha de aveia, açúcar mascavo, óleo de coco, clara, aveia e linhaça. As gotas de chocolate devem ser acrescentadas antes de assar.

14. Bolo fit de limão: essa receita traz um bolo saudável e bem fácil de fazer. O farelo de aveia é combinado no liquidificador com suco de limão, ovo, iogurte desnatado, adoçante, leite em pó e fermento para compor a massa. O doce é assado por mais ou menos meia hora.

15. Biscoito de farelo de aveia: o biscoito dessa receita é composto a partir da mistura de farelo
com açúcar, leite, manteiga e essência de baunilha. Uma assadeira untada deve ser utilizada para levar os doces moldados ao forno.

16. Bolo de farelo de aveia e maçã low carb: o toque especial desse bolo é o uso da canela e da linhaça, que dão sabor e textura marcantes ao preparo. Além disso, a decoração do doce é um ponto alto e é feita com maçã, chocolate 70% cacau e óleo de coco.

17. Bolo de farelo de aveia com banana: esse é um bolo nutritivo e gostoso. Além da banana amassada e do farelo de aveia, utiliza-se ovo, óleo de girassol, uva passa branca e fermento para compor o doce. A sugestão é adicionar mel ou melaço se preferir um bolo mais docinho.

18. Panqueca de farelo de aveia com banana fit: a massa dessa panqueca é composta por apenas quatro ingredientes: o farelo de aveia, a banana, o ovo e a canela em pó. O cozimento é realizado em uma frigideira e deve-se usar rodelas de banana como recheio.

19. Pão doce de farelo de aveia: para o preparo da massa desse bolo deve-se utilizar o liquidificador. O farelo de aveia é combinado com ovo, iogurte, leite, leite em pó e fermento. A dica é usar uma forma de silicone para assar o pão.

20. Bolo de aveia, banana e cacau: a combinação do farelo com cacau 100%, banana e mel dessa receita é simplesmente irresistível. O doce ainda conta com o toque da canela que dá um sabor inconfundível ao prato. A pasta de amendoim é utilizada como recheio e a finalização é feita com coco ralado e linhaça.

Os preparos com farelo de aveia são variados e podem compor pratos doces mas também salgados. Algumas opções são nutritivas e podem ajudar quem busca uma alimentação mais balanceada. Veja também receitas de bolo de maçã com aveia, biscoito de aveia e panqueca de aveia!

PARA VOCÊ