13 deliciosas receitas de bolo para sua festa junina ficar ainda mais doce

Escrito por Mariana Gil

Você pode perguntar por aí, mas dificilmente irá encontrar uma pessoa que não goste de festa junina. Mas afinal, como não amar? Arraiás, muita dança, brincadeiras, cores, fogueiras, alegria e, claro, muita comida!

Pipoca, pé de moleque, cocada, vinhão… São muitas as opções de comidas típicas juninas salgadas e doces que fazem a cabeça de todo mundo nessa época. E, como em toda festa que se preze, uma coisa não pode faltar: bolo!

Confira essa seleção deliciosa de bolos de festa de junina e ganhe o coração de todos no seu arraiá.

1. Bolo de paçoca

Foto: Reprodução / Cozinha do Bom Gosto

A paçoca já é uma das favoritas nas festanças juninas, mas com essa receita ela vai ser ainda mais querida. Além de uma massa e recheio deliciosos, a cobertura desse bolo leva creme de leite, chocolate e muita paçoca. Como diz a música de Dominguinhos: Isso aqui tá muito bom, isso aqui tá bom demais!

2. Bolo Xadrez

Foto: Reprodução / Sal de Flor

Essa receita vai te conquistar por completo. Além de ser incrivelmente gostoso, o bolo xadrez combina muito com as festas juninas por conta da sua massa em duas cores. A cobertura de brigadeiro dá o toque final na receita, deixando tudo ainda muito mais saboroso. É um bolo que irá agradar pessoas de todas as idades, principalmente as crianças.

3. Bolo de fubá com goiabada

Foto: Reprodução / Dani Noce

Delicioso e muito simples de fazer, o bolo de fubá com goiabada tem aquele gostinho de casa de vó. Os ingredientes dessa receita são: fubá amarelo, farinha de trigo, ovos, óleo, açúcar, leite, fermento em pó e goiabada cascão em cubos. É de dar água na boca!

4. Bolo de milho

Foto: Reprodução / Gabriel Freitas

As receitas com milho são muito comuns nos arraiás Brasil a fora, e o bolo de milho não pode faltar no cardápio. Clássico, simples e muito gostoso! Além do milho verde, essa receita leva fubá, açúcar, ovos, leite, óleo, fermento e amido de milho. Você pode também complementar o bolo já pronto com sua cobertura favorita.

5. Bolo de banana vegano

Foto: Reprodução / Frufruta

Um bolo sem açúcar mas extremamente delicioso. Essa receita de bolo de banana vegano é perfeita se você quer curtir as festas juninas sem fugir da dieta. Além da fruta, leva ingredientes como farinha de aveia, suco de limão, bicarbonato de sódio, fermento, tâmaras ou uva-passas, leite de coco e água. Se você quiser dar um toque ainda mais especial para o seu bolo, adicione uma colher de canela em pó.

6. Bolo cocada

Foto: Reprodução / Cook’n Enjoy

Outra queridinha das festas juninas, a cocada é amada por pessoas de todas as idades. É por isso que essa receita de bolo cocada não pode faltar no seu arraiá! Ele fica molhadinho e muito saboroso.

7. Bolo de laranja

Foto: Reprodução / iStock

Laranja, ovos, óleo, açúcar, farinha de trigo e fermento. Isso é tudo que você precisa para preparar essa receita. O bolo é simples mas o resultado é surpreendente. Todos vão amar! Você pode também se aventurar e inventar uma cobertura especial, o que acha?

8. Bolo de tapioca com coco

Foto: Reprodução / Dani Noce

Essa receita de bolo de tapioca vai conquistar o coração e o estômago de todos! Além da tapioca granulada, essa receita leva em sua composição o coco, e é ele que dá um toque ainda mais especial a tudo. Com uma combinação dessas é difícil sair algo ruim, não é mesmo?! E o melhor de tudo é que nessa receita você não vai precisar usar o forno.

9. Bolo de amendoim

Foto: Reprodução / Aqui na cozinha

Essa é uma receita indispensável para qualquer festa junina, afinal, o amendoim também é um dos mais queridos nos arraiás. Dá um pouco de trabalho porque essa é uma junção de várias receitas em uma só, mas o resultado é sensacional. Tenha certeza: todo mundo vai amar!

10. Bolo de coco gelado

Foto: Reprodução / Dika da Naka

O bolo de coco gelado é delicioso e tem gosto de infância. Ele também é conhecido como “bolo toalha felpuda”, e pode dar até um pouquinho de trabalho, mas o resultado é sempre incrível. Dica: faça seu bolo alguns dias antes da festa e conserve na geladeira, assim ele vai estar bem geladinho e gostoso na hora de consumir.

11. Bolo Souza Leão

Essa receita pernambucana é uma das mais antigas da história do país. Com um sabor único e surpreendente, esse bolo é feito com massa de mandioca, ovos, leite de coco, água, açúcar, manteiga e uma pitada de sal. Você vai surpreender a todos com essa receita.

12. Bolo de maçã com canela

Foto: Reprodução / Banquete

Maçã e canela: uma combinação que sempre dá certo. E não é diferente nessa receita. Além da fruta e da canela, o bolo leva ovos, óleo, açúcar, farinha de trigo, fermento e chá de noz moscada. Simples! Você também pode usar caramelo para deixa o seu bolo ainda mais gostoso.

13. Bolo mármore

Foto: Reprodução / iStock

O bolo mármore também é uma ótima opção que pode agradar todo mundo. Ele geralmente é feito sem cobertura e sem recheio, mas você pode se aventurar e criar um jeito só seu de fazer essa receita. Não tenha medo de ousar.

E aí, ficou com água na boca? Antes de escolher quais bolos você vai fazer para sua festa junina, lembre-se sempre de montar um cardápio variado que possa agradar a todos, tanto de comidas salgadas como de doces. Se você estiver em dúvida de quais comidas fazer pro seu arraiá, veja nossa lista de comidas típicas juninas.

PARA VOCÊ