39 receitas de bolo de banana com sabores surpreendentes

Escrito por    

A banana é um ótimo ingrediente para ser acrescentado em bolos, pois além de ser uma boa fonte de energia, a fruta traz diversos benefícios ao corpo, como: reduz a pressão arterial, auxilia o processo de digestão, reduz estresse e depressão, entre outros.

Continua após o anúncio

O bolo de banana é uma ótima opção para ser servido no café da manhã, lanche da tarde e até mesmo como sobremesa. Como é possível preparar versões simples e com poucos ingredientes, ou mais elaboradas com combinações saborosas, você pode agradar diferentes paladares.

Preparamos uma lista com 39 receitas desse prato, algumas simples e outras com combinações muito saborosas. Assim é possível que você tenha várias opções para poder escolher as suas favoritas.

Simples

Foto: Reprodução / O melhor restaurante do mundo

Foto: Reprodução / O melhor restaurante do mundo

1. Bolo de banana de micro-ondas: essa é uma receita que fica pronta em aproximadamente 12 minutos – isso vai depender da potência do seu micro-ondas. Mesmo com um preparo rápido é possível saborear um bolo delicioso.

2. Bolo de banana rápido: nesta receita você vai usar bananas para cobrir o fundo da forma e para misturar com a massa. Para dar um toque a mais ao bolo, polvilhe açúcar e canela.

3. Bolo de banana invertido: essa é uma receita que tem a massa com textura bem macia. O preparo tem passos bem detalhados, mas se seguidos à risca, um bolo saboroso é garantido.

4. Bolo de banana fácil: uma dica para preparar essa é receita é usar bananas maduras, pois quanto mais estiverem, menor é a quantidade de açúcar necessária para um bolo docinho.

5. Bolo de banana caramelado: para preparar essa receita você vai precisar cobrir o fundo de uma forma com açúcar e depois colocá-la no fogo para que o açúcar derreta. Depois disso, coloque as bananas cortadas, cubra com a massa e leve ao forno para assar.

6. Bolo de rolinhos de banana: que tal inovar no modo de preparar seu bolo? Nessa receita os rolinhos são feitos com pão de forma, banana, canela e açúcar. A dicar é assar em uma forma de bolo inglês.

Continua após o anúncio

7. Bolo de casca de banana: utilizar cascas de frutas para preparar alimentos é uma ótima opção para evitar desperdício. A casca da banana é rica em fibras, proteínas e outros nutrientes.

8. Bolo de banana com 2 camadas: uma das camadas é úmida e a outra, crocante. O preparo é simples e rápido.

9. Bolo de banana úmido: quer deixar sua massa com uma textura bem macia e fofinha? Acrescentar creme de leite pode ser uma boa pedida. As bananas são usadas na massa e ficam super cremosas.

10. Bolo de banana em cone: inovar no modo de servir seu bolo pode ser uma tarefa simples. Nessa receita a massa é colocada em cones de papel manteiga e coberta com bananada. Rende 7 unidades.

11. Bolo de banana macio: a dica para deixar a massa do seu bolo macia é acrescentar iogurte natural. O preparo dessa receita é simples e rápido.

Combinações saborosas

Foto: Reprodução / I could kill for dessert

Foto: Reprodução / I could kill for dessert

12. Bolo de banana e Nutella: essa não é uma receita de bolo de banana simples, muito pelo contrário. Esse bolo tem quatro camadas de massa e três camadas de recheio. Além disso, também tem uma cobertura de creme de cacau e avelã.

13. Bolo de banana com gotas de chocolate: essa é uma receita bem comum nos Estados Unidos, e por lá, ela é chamada de banana bread. A massa desse bolo fica com uma textura macia e perfumada. A dica é utilizar frutas bem maduras.

14. Bolo de banana e chocolate invertido: essa é uma receita em que a massa é feita com chocolate e a cobertura com bananas. Ótima combinação para um sabor diferente, com um preparo simples.

15. Bolo de banana maçã e canela: misturar frutas é uma opção interessante para uma combinação saudável. A receita é prática de ser feita e fica pronta em aproximadamente 50 minutos.

Continua após o anúncio

16. Bolo de banana com mel: o mel é uma ótima opção de ingrediente para dar um sabor adocicado ao seu bolo. Além dele, utilize também açúcar mascavo. Uma dica é acrescentar gengibre em pó à massa.

17. Bolo de banana com farofa de chocolate: além de gotas de chocolate, a farofa que é usada para cobrir o bolo é feita com açúcar mascavo e canela.

18. Bolo de banana, avelã e café: para quem gosta de uma mistura doce e amargo, essa pode ser uma boa combinação. Além dessa mistura de ingredientes da massa, esse bolo ainda pede uma cobertura de caramelo com flor de sal. O resultado fica saboroso e charmoso.

19. Bolo de banana com passas: esse bolo usa bananas carameladas em sua massa. As uvas passas dão um toque de sabor especial ao prato.

20. Bolo de banana com brigadeiro: o brigadeiro é usado para a cobertura desse bolo. Para preparar essa receita, você vai precisar de apenas 7 ingredientes e 30 minutos do seu dia.

21. Bolo de banana com cacau: que tal preparar um bolo com massa e calda de chocolate, mas que também tenha um gostinho de banana? É uma boa opção para servir para crianças – e também adultos, é claro.

22. Bolo de banana, mel e amêndoas: para quem gosta de mel, essa pode ser uma boa combinação. As amêndoas dão um toque crocante ao bolo, mas você também pode substituí-las por nozes ou outras castanhas.

Especiais

Foto: Reprodução / Gordelícias

Foto: Reprodução / Gordelícias

23. Bolo de banana e maçã integral: além de maçãs, você também vai precisar de nozes para preparar essa receita. A massa é feita com farinha de trigo integral, e caso você queira deixar seu bolo ainda mais saudável, a dica é utilizar óleo de coco.

24. Bolo de banana sem glúten de liquidificador: nessa receita, a farinha de trigo é substituída pela farinha de arroz. Além de não levar glúten, esse é um prato bem prático de ser preparado.

25. Bolo de banana sem farinha e sem açúcar: além de esse bolo ser feito sem farinha e sem açúcar, ele também é sem lactose. Você vai precisar de apenas 6 ingredientes para preparar essa receita.

26. Bolo de banana, damasco e chocolate sem glúten e sem lactose: esse é um bolo com massa densa e rico em fibras. Ele é adoçado com damascos. Para que a receita seja saudável, é preciso escolher um chocolate meio ou completamente amargo.

27. Bolo de banana e cenoura sem glúten e sem lactose: você vai precisar de apenas 5 minutos para preparar a massa desse bolo, e ele deve ficar apenas 20 minutos no forno. Essa é uma ótima opção de receita rápida e saudável.

28. Bolo de banana e linhaça: a linhaça é um alimento muito nutritivo e ainda gera sensação de saciedade. O gosto dela mal é notado na receita, mas vale a pena provar esse bolo pelo seu valor nutricional.

29. Bolo de banana sem açúcar: além de ser feito com bananas, esse bolo é perfumado com laranja. O teor de carboidratos e baixo e ainda não leva açúcar.

30. Bolo integral de banana, castanhas e chocolate: mesmo usando apenas farinha de trigo integral, a massa desse bolo fica muito macia. Use açúcar mascavo ou adoçante para forno e fogão para deixar sua receita saudável.

31. Bolo de banana e aveia sem glúten: essa é uma receita cheia de fibras, com textura úmida e muito saboroso. A farinha de trigo é substituída pela farinha de aveia em flocos finos, o que faz com que a receita seja livre de glúten.

32. Bolo de banana funcional: com apenas 6 ingredientes é possível preparar essa receita. Uma dica é deixar que as bananas façam o papel de adoçar a massa. O óleo de coco é uma opção saudável para seu prato.

33. Bolo de banana com farinha de rosca: a farinha de rosca é usada para substituir a farinha de trigo. O resultado é uma massa com textura leve e macia.

34. Bolo de banana crocante sem glúten e sem lactose:

Veganos

Foto: Reprodução / Veganana

Foto: Reprodução / Veganana

35. Bolo de banana e coco vegano: além de ser uma opção vegana, esse bolo também é feito sem açúcar. Uma dica é usar a banana da terra, já que devido a ela, a textura da massa fica macia.

36. Bolo de banana vegano: a massa desse bolo é feita com banana e chocolate. Para dar um gosto a mais, é feita uma cobertura crocante com amêndoas, chocolate e outros ingredientes. Vale a pena experimentar.

37. Bolo de banana com canela vegano: além de ser uma receita super aromatizada – devido à canela -, essa receita também tem um toque de farinha de trigo integral. A dica é usar ingredientes orgânicos.

38. Bolo de banana sem glúten vegano: que tal usar a farinha de milho para substituir a farinha de trigo? A combinação de ingredientes dessa receita resulta em um bolo parecido com o de fubá, mas com gosto predominante de banana.

39. Bolo de banana e maçã vegano sem glúten: a combinação de banana e maçã resulta em um sabor muito interessante. Esse é um bolo que requer uma grande quantidade de ingredientes, mas o preparo não é complicado.

As opções de bolo de banana são diversas, sendo assim, além das combinações de ingredientes que citamos acima, você também pode fazer misturas muito saborosas, basta soltar a imaginação.

PARA VOCÊ