22 receitas salgadas para festa junina que não podem faltar no seu arraiá

A festa junina é a ocasião perfeita para saborear receitas gostosas. Em nenhuma outra época do ano você encontra tantos quitutes e docinhos à sua disposição, mas também é importante caprichar nos pratos salgados. Dessa maneira, você consegue compor um banquete completo.

Publicidade

As opções e possibilidades são imensas, mas, para não ter erro, a dica é apostar em receitas que levem milho, amendoim, pinhão e outros ingredientes típicos. Confira uma seleção de receitas salgadas para festa junina e tenha um arraiá inesquecível e com muita comida boa!

Vá direto ao tipo de receita que você procura:

Aperitivos e lanchinhos salgados para festa junina

1. Pipoca picante agridoce

Pipoca picante agridoce
  • Preparo: 15min

Para quem gosta de sabores mais marcantes, aqui está uma versão de pipoca apimentada e levemente agridoce. O passo a passo leva manteiga, pimenta-do-reino, cúrcuma, pimenta síria, óleo vegetal, milho de pipoca e sal a gosto. Experimente!

Publicidade

2. Milho cozido

Milho cozido
  • Preparo: 15min

O milho está presente em grande parte das receitas juninas e é sempre uma escolha inteligente. Siga o passo a passo atentamente e aprenda a fazer uma versão básica de milho cozido que vai agradar a todos. Além de delicioso, ele também fica um charme na mesa!

3. Bolinho de milho com bacon

Bolinho de milho com bacon
  • Preparo: 30min

Essa receita é feita com milho enlatado, bacon, farinha de trigo, ovo, fermento em pó químico e temperos variados. O bacon deixa o bolinho ainda mais saboroso e entrega um resultado que vai encantar os seu convidados.

4. Pinhão cozido

Pinhão cozido
  • Preparo: 55min

Depois de lavar o pinhão, coloque-o na panela de pressão com bastante água e uma pitadinha de sal. Deixe cozinhar por quarenta minutos e voilà! Riquíssimo em fibras, proteínas e minerais, o pinhão é um ótimo ingrediente para compor a sua festança caipira.

5. Pipoca com açafrão

Pipoca com açafrão
  • Preparo: 15min

Que tal incrementar a sua pipoca com um tempero especial? Comece estourando o milho em uma panela com azeite, misturando bem. Assim que os grãos estourarem, desligue o fogo e tempere com açafrão e sal. Deliciosa e crocante, essa receita promete fazer sucesso no seu arraiá.

Publicidade

6. Bolinho caipira simples

Bolinho caipira simples
  • Preparo: 40min

Nessa versão, o recheio do bolinho fica por conta da carne moída, da mussarela, da salsinha e da cebolinha. A massa é feita com farinha de milho, farinha de mandioca, óleo de soja e caldo de carne. Mais uma ótima sugestão para o seu arraiá!

7. Bolinho de milho

Bolinho de milho
  • Preparo: 30min

Os ingredientes utilizados no preparo desse bolinho são espigas de milho, fubá, farinha de trigo, ovo e queijo a gosto. Para temperar, aposte no sal e na salsinha ou coentro.

8. Bolinho de mandioca com queijo

Bolinho de mandioca com queijo
  • Preparo: 35min

O primeiro passo para fazer essa maravilha é cozinhar a mandioca e amassá-la. Assim que obter a consistência de um purê, adicione os demais ingredientes e leve tudo para uma panela. Deixe a massa esfriar, forme os bolinhos e recheie. Por fim, é só assar.

9. Amendoim cozido

Amendoim cozido
  • Preparo: 45min

Outra receitinha prática e que não tem erro é o amendoim cozido. Em questão de minutos e com pouquíssimos ingredientes - amendoim seco, água e sal - você tem uma opção curinga para servir como um snack rápido ou aperitivo antes do prato principal.

Lanches salgados para festa junina

10. Torta de pão de queijo

Torta de pão de queijo
  • Preparo: 45min

Nessa receita, é utilizado polvilho doce, fermento em pó, leite desnatado, azeite e sal. O passo a passo também leva queijo parmesão ralado, presunto e mussarela. O resultado é um lanche delicioso!

11. Bolo salgado de milho com presunto e queijo

Bolo salgado de milho com presunto e queijo
  • Preparo: 40min

Essa receita traz um bolo de milho recheado com presunto e queijo. O passo a passo é bem simples e vai te ajudar a compor um lanche gostoso e caprichado para a sua festa, por isso, não deixe de conferir e experimentar!

12. Salsicha no palito

Salsicha no palito
  • Preparo: 32min

Se você é fã de salsicha, não pode deixar de experimentar essa receita maravilhosa. Anote a lista dos ingredientes utilizados: salsicha, farinha de trigo, leite, ovo, fermento em pó, queijo parmesão, sal e pimenta-do-reino.

13. Sanduíche de carne louca

Sanduíche de carne louca
  • Preparo: 40min

Carne bovina, vinagre, azeite de oliva, cerveja, pimentão, molho de tomate, cebola e alho são os ingredientes que você vai precisar para fazer o recheio desse lanche. Escolha o pão de sua preferência e capriche no tempero utilizando condimentos marcantes.

14. Torta de cachorro-quente fácil

Torta de cachorro-quente fácil
  • Preparo: 90min

Para fazer a massa, bata em um liquidificador o leite, o ovo, o óleo, o fermento, sal, o amido de milho e a farinha de trigo. A sugestão da receita é rechear a torta com salsicha, molho de tomate, milho e ervilha. O resultado é incrivelmente delicioso!

15. Buraco quente

Buraco quente
  • Preparo: 20min

O buraco quente nada mais é do que um pão francês recheado com muita carne moída e batata palha. Para dar um toque extra de sabor, vale apostar também no queijo. Confira e aprenda a fazer esse lanche superprático e vai animar a sua festa junina.

16. Bolo de cuscuz salgado

Bolo de cuscuz salgado
  • Preparo: 45min

Aqui está mais uma sugestão infalível para deixar a sua festa de São João mais gostosa! Feito com flocão de milho, leite, milho-verde, calabresa, queijo coalho, requeijão, ovo, fermento em pó e sal, esse bolo de cuscuz tem uma massa bem fofinha e é de tirar o fôlego.

Pratos salgados para festa junina

17. Pamonha salgada

Pamonha salgada
  • Preparo: 90min

Essa receita de pamonha vai surpreender a todos. O preparo consiste em ralar espigas de milho e envolvê-las em palha, cozinhando por 30 minutos. O toque especial está no recheio de queijo coalho - irresistível! Fácil, prática e deliciosa!

18. Curau de milho salgado

Curau de milho salgado
  • Preparo: 35min

Para preparar essa opção, tenha em mãos milho-verde, linguiça calabresa, leite, cebola, azeite, alho e sal. Acompanhada de um arroz branquinho, essa receita é a perfeição e vai te render muitos elogios. Não perca a chance de experimentar!

19. Cuscuz

Cuscuz
  • Preparo: 30min

O preparo, aqui, é feito na cuscuzeira, mas você também pode utilizar a panela de pressão. Tempere com os seus condimentos preferidos para finalizar com chave de ouro.

20. Creme de milho rápido e fácil

Creme de milho rápido e fácil
  • Preparo: 25min

Outra opção curinga e certeira é o creme de milho. Aqui, ele é feito com milho-verde, cebola, leite, alho e manteiga. Para dar ainda mais sabor ao prato, tempere o creme com coentro, páprica picante e sal.

21. Cuscuz recheado com calabresa e banana-da-terra

Cuscuz recheado com calabresa e banana-da-terra
  • Preparo: 35min

A calabresa é o principal destaque desse cuscuz, que combina outros ingredientes de sabor expressivo como a banana-da-terra e a cebola. O toque final fica por conta do sal.

22. Caldo verde

Caldo verde
  • Preparo: 30min

O caldo é uma escolha certeira para a sua festa junina. Saboroso e quentinho, ele aquece o corpo e te deixa pronto para dançar quadrilha! Para fazer essa versão, você vai precisar de couve, batata, cebola, linguiça, pimenta e brócolis cozido.

Aproveite as festas juninas para experimentar todas as guloseimas e pratos típicos que você tem direito. Aprenda a preparar receitas de festa junina que não podem ficar de fora da sua festança e tenha um arraiá nota mil!