A festa junina é a ocasião perfeita para saborear receitas gostosas. Em nenhuma outra época do ano você encontra tantos quitutes e docinhos à sua disposição, mas também é importante caprichar nos pratos salgados. Dessa maneira, você consegue compor um banquete completo.
As opções e possibilidades são imensas, mas, para não ter erro, a dica é apostar em receitas que levem milho, amendoim, pinhão e outros ingredientes típicos. Confira uma seleção de receitas salgadas para festa junina e tenha um arraiá inesquecível e com muita comida boa!
Além da pipoca tradicional, experimente preparar essa pipoca de sagu deliciosa e simples para servir no seu arraiá. Confira!
Publicidade
E para quem gosta de costelinha, aprenda essa versão de quirera com costelinha suína muito saborosa e ótima para aquecer nas Festas Juninas mais frias.
O hot dog, nosso popular cachorro-quente, não pode faltar nas celebrações de meio de ano. Veja como preparar uma vinagrete deliciosa, assim como um molho de tomate com salsicha, para rechear esse lanche.
Publicidade
Essa paçoca nada mais é que uma farofa. O diferencial desse preparo é o pinhão, que é triturado e usado no lugar da farinha. Você pode misturar diferentes carnes e usar essa delícia como recheio de pães. Confira!
Essa receita de pamonha vai surpreender a todos. O preparo consiste em ralar espigas de milho e envolvê-las em palha, cozinhando por 30 minutos. O toque especial está no recheio de queijo coalho - irresistível! Fácil, prática e deliciosa!
O buraco quente nada mais é do que um pão francês recheado com muita carne moída e batata palha. Para dar um toque extra de sabor, vale apostar também no queijo. Confira e aprenda a fazer esse lanche superprático e vai animar a sua festa junina.
O milho está presente em grande parte das receitas juninas e é sempre uma escolha inteligente. Siga o passo a passo atentamente e aprenda a fazer uma versão básica de milho cozido que vai agradar a todos. Além de delicioso, ele também fica um charme na mesa!
O preparo, aqui, é feito na cuscuzeira, mas você também pode utilizar a panela de pressão. Tempere com os seus condimentos preferidos para finalizar com chave de ouro.
Publicidade
O cachorro-quente não pode ficar fora da sua comemoração. Supersimples de preparar, esse quitute faz sucesso comas crianças e com os adultos também.
Um clássico que não podeira ficar de fora da Festa Junina é o pastel. Essa versão é de carne moída, mas você pode aproveitar a massa e recheá-la-la com o que quiser.
O caldo é uma escolha certeira para a sua festa junina. Saboroso e quentinho, ele aquece o corpo e te deixa pronto para dançar quadrilha! Para fazer essa versão, você vai precisar de couve, batata, cebola, linguiça, pimenta e brócolis cozido.
Essa é para quem gosta de canjica salgada. Essa versão leva bacon e linguiça defumada, deixando o sabor ainda mais delicioso para comemorar a Festa Junina.
Para quem gosta de sabores mais marcantes, aqui está uma versão de pipoca apimentada e levemente agridoce. O passo a passo leva manteiga, pimenta-do-reino, cúrcuma, pimenta síria, óleo vegetal, milho de pipoca e sal a gosto. Experimente!
Publicidade
Depois de lavar o pinhão, coloque-o na panela de pressão com bastante água e uma pitadinha de sal. Deixe cozinhar por quarenta minutos e voilà! Riquíssimo em fibras, proteínas e minerais, o pinhão é um ótimo ingrediente para compor a sua festança caipira.
Os ingredientes utilizados no preparo desse bolinho são espigas de milho, fubá, farinha de trigo, ovo e queijo a gosto. Para temperar, aposte no sal e na salsinha ou coentro.
Esse prato é um ótimo acompanhamento para churrasco, com o gostinho característico do amendoim, que é típico das comemorações de junho. Confira o passo a passo completo!
Essa receita é feita com milho enlatado, bacon, farinha de trigo, ovo, fermento em pó químico e temperos variados. O bacon deixa o bolinho ainda mais saboroso e entrega um resultado que vai encantar os seu convidados.
Nessa versão, o recheio do bolinho fica por conta da carne moída, da mussarela, da salsinha e da cebolinha. A massa é feita com farinha de milho, farinha de mandioca, óleo de soja e caldo de carne. Mais uma ótima sugestão para o seu arraiá!
O primeiro passo para fazer essa maravilha é cozinhar a mandioca e amassá-la. Assim que obter a consistência de um purê, adicione os demais ingredientes e leve tudo para uma panela. Deixe a massa esfriar, forme os bolinhos e recheie. Por fim, é só assar.
Outra receitinha prática e que não tem erro é o amendoim cozido. Em questão de minutos e com pouquíssimos ingredientes - amendoim seco, água e sal - você tem uma opção curinga para servir como um snack rápido ou aperitivo antes do prato principal.
A torta de frango é um acompanhamento perfeito para se ter na Festa Junina. E para facilitar, você pode preparar essa versão feita com massa de pastel. Confira!
Para fazer a massa, bata em um liquidificador o leite, o ovo, o óleo, o fermento, sal, o amido de milho e a farinha de trigo. A sugestão da receita é rechear a torta com salsicha, molho de tomate, milho e ervilha. O resultado é incrivelmente delicioso!
Essa receita traz um bolo de milho recheado com presunto e queijo. O passo a passo é bem simples e vai te ajudar a compor um lanche gostoso e caprichado para a sua festa, por isso, não deixe de conferir e experimentar!
Publicidade
Para preparar essa opção, tenha em mãos milho-verde, linguiça calabresa, leite, cebola, azeite, alho e sal. Acompanhada de um arroz branquinho, essa receita é a perfeição e vai te render muitos elogios. Não perca a chance de experimentar!
A calabresa é o principal destaque desse cuscuz, que combina outros ingredientes de sabor expressivo como a banana-da-terra e a cebola. O toque final fica por conta do sal.
Aproveite as festas juninas para experimentar todas as guloseimas e pratos típicos que você tem direito. Aprenda a preparar receitas de festa junina que não podem ficar de fora da sua festança e tenha um arraiá nota mil!
Publicidade
Sou graduado em Comunicação e apaixonado por histórias. Para mim, cada prato é um livro: eles nos ensinam mais sobre pessoas, lugares, culturas... Aprender assim é gostoso demais, né?
minhas listas