30 receitas com polvilho doce que vão te deixar com água na boca

O polvilho doce, também conhecido como fécula de mandioca, é um alimento derivado desse vegetal, porém, ele passa por um processo um pouco mais complexo do que a farinha de mandioca, por exemplo, e isso resulta em um ingrediente que é ao mesmo tempo delicado e versátil. Além disso, ele também é livre de glúten e gorduras!

Publicidade

O polvilho é o principal item usado no preparo do pão de queijo, porém, também é possível fazer vários outros pratos com esse ingrediente, como massas de pizza, bolo, biscoitos e muito mais!

Se você ficou curioso e quer testar algumas receitas em casa, confira a lista abaixo e se delicie com o resultado final.

Biscoitos e petiscos com polvilho doce

1. Mini broa de milho: se você adora uma boa broa de milho, mas acha que seu preparo é muito demorado, deve parar para conhecer essa receita. Aqui, o fermento biológico é deixado de lado e dá lugar para a versão química, o que faz com que o tempo na cozinha seja bem menor. Mesmo assim, o resultado é uma delícia.

2. Biscoito de polvilho e coco: que tal preparar em casa uma bolachinha que tem uma textura sequinha, mas que ao mesmo tempo derrete na boca? Essa é a proposta dessa receita, que é supersimples de ser feita e que não leva muitos ingredientes, mas que pode conquistar os mais variados paladares.

Publicidade

3. Biscoito de polvilho e queijo: se você quer um biscoito salgado bem sequinho, essa pode ser a receita ideal para ser testada na sua cozinha. O legal dessa opção, é que além do queijo, você pode usar seus temperos favoritos para deixar o sabor do quitute com a sua cara. Além disso, esse é um petisco que cai bem em vários momentos do dia.

4. Donuts de polvilho: essa é uma receita que tem uma aparência semelhante aos donuts estadunidenses, porém, aqui, o quitute ganha um toque brasileiro: o polvilho doce. O resultado é uma rosquinha frita que pode fazer um enorme sucesso na sua mesa. Para melhorar ainda mais, a lista de ingredientes é bem curtinha, então, que tal testar?

5. Bolinho de queijo: para testar essa receita em casa, você vai precisar apenas de polvilho doce, ovos, queijo minas, sal e pimenta. Mesmo usando tão poucos ingredientes, o resultado é um salgadinho com um sabor surpreendente.

Publicidade

6. Bolinha de queijo e presunto: a bolinha de queijo é um sucesso entre os salgadinhos fritos, não é mesmo? Como é muito difícil encontrar quem não goste desse quitute, é interessante ter uma receita anotada no seu caderninho para testar em casa. Aqui, o presunto ainda entra em cena para dar um toque extra de sabor.

7. Biscoito de polvilho goiano: essa é uma receita de biscoito de polvilho em que o recheio fica bem macio e é coberto por uma casquinha crocante. Esse é um quitute bem parecido com a chipa paraguaia, a única diferença é que, aqui, o leite é deixado de lado. O resultado final é tão gostoso, que você vai querer fazer sempre essa opção.

8. Biscoito de polivlho doce frito: essa é uma daquelas receitas de biscoito de polvilho que todo mundo conhece, porém, com o acréscimo de queijo. O passo a passo é super simples e a lista de ingredientes curtinha, mas o gosto desse salgadinho pode te surpreender positivamente.

9. Biscoito de parmesão: essa é uma receita de um quitute que tem sabor de pão de queijo e textura de biscoito. O preparo é tão simples e o resultado tão gostoso, que você sempre vai querer fazer esse biscoitinho em casa.

10. Empadinha sem glúten e lactose: nessa receita, o polvilho doce entra em cena para substituir a farinha de trigo. Mesmo assim, a massa podre fica com um gostinho incrível. Para melhorar ainda mais, você confere como fazer um recheio que leva tofu e legumes.

Pães com polvilho doce

11. Pão de queijo francês: o pão de queijo tradicional é feito com queijo de minas curado, porém, aqui, ele é deixado de lado e dá lugar para uma combinação de gruyère e parmesão. O resultado é um pouco diferente do que a maioria das pessoas está acostumada, mas, mesmo assim, vale a pena testar essa receita em casa e se deliciar com o resultado.

12. Pão de banana: a aparência desse quitute é muito parecida com a de um pão de queijo, porém, o gostinho é de banana! Além disso, essa é uma receita livre de ingredientes de origem animal, então, está liberada para os veganos se deliciarem. Ah, como o glúten e a lactose também ficam de fora, os alérgicos ou intolerantes aos itens também podem comer sem medo.

13. Pão sem glúten: essa é uma receita de pão que deixa a farinha de trigo de lado e dá lugar para a de arroz e ao polvilho doce. Por isso, essa é uma opção livre de glúten. Mesmo assim, o resultado é supersaboroso e pode fazer um grande sucesso na sua mesa.

14. Pão de queijo de sanduicheira: está com pressa ou sem muito tempo para esperar o pão de queijo assar? Então, pare para conhecer essa opção, que fica pronta em apenas alguns minutos, mas que pode ganhar um espacinho especial no seu estômago.

Publicidade

15. Pão de queijo gigante de liquidificador: essa é outra ótima opção para quem busca praticidade, pois como a massa é feita no liquidificador, seu preparo leva apenas alguns minutos. Depois disso, só é preciso levar o pão de queijo ao forno por aproximadamente meia hora.

16. Pão de polvilho e fubá: já pensou em combinar o polvilho doce com fubá para o preparo de um pão pra lá de especial? Essa é a proposta dessa receita, que é livre de glúten, mas conta com um gostinho que pode deixar muita gente com água na boca.

18. Pãozinho de tapioca: já pensou em fazer um pão de queijo, que além de polvilho doce, também leva tapioca granulada? Essa é a proposta dessa receita, que fica com um gostinho incrível e com uma textura crocante por fora e macia por dentro.

19. Pãozinho de calabresa: que tal preparar um pão de queijo mais incrementado? Aqui, a calabresa picadinha também entra em cena para deixar seu quitute ainda mais gostoso. O bom é que seu trabalho não vai aumentar muito, mas o resultado será bem mais gostoso. Então, que tal testar em casa?

Bolos e tortas com polvilho doce

21. Bolo de cenoura vegano: essa é uma receita de bolo de cenoura, que além de não ser feito com ingredientes de origem animal, também não leva glúten. Isso acontece porque a farinha de trigo é deixada de lado é dá espaço para uma combinação de farinha de arroz e polvilho doce. Mesmo assim, o gostinho desse doce pode deixar muita gente com água na boca.

22. Bolo de cenoura tradicional: essa é outra receita de bolo de cenoura vegano, porém, aqui, você também aprende a fazer uma deliciosa cobertura com biomassa de banana verde. É uma ótima opção para quem não come alimentos de origem animal ou está procurando por um bolo de cenoura mais saudável.

23. Torta de abóbora: essa é outra ótima opção para quem quer usar o polvilho no preparo de uma torta doce, ou está procurando por uma receita livre de glúten. O resultado é uma massa macia e um recheio cremoso, ideal para aquele lanche da tarde supersaboroso.

24. Bolo salgado: que tal preparar um bolo de polvilho doce que, na verdade, tem um gostinho salgado? Essa é uma ótima ideia para quem quer uma receita que conte com uma lista de ingredientes curtinha, um passo a passo simples, mas um sabor que pode deixar muita gente com água na boca.

25. Torta de pão de queijo: quer uma receita bem rápida de ser feita e que ainda conte com um gostinho especial? Nessa opção, você aprende a fazer uma torta que tem massa de pão de queijo e ainda leva presunto no recheio. É uma ótima pedida para um lanche da tarde com gostinho de quero mais.

Publicidade

27. Bolo de queijo minas: essa é uma receita de bolo de queijo em que a massa fica com uma textura bem macia e com o gostinho típico do quitute mineiro. Para melhorar ainda mais, a lista de ingredientes é bem curtinha e o passo a passo é extremamente simples.

28. Bolo de chocolate: é difícil encontrar quem não goste de bolo de chocolate, não é mesmo? Mas você já pensou em fazer uma massa um pouco diferente? Aqui, a farinha de trigo é deixada de lado e dá espaço para o polvilho doce e para a farinha de trigo. Além de ser uma opção sem glúten, ela também é livre de lactose.

Receitas variadas com polvilho doce

29. Pizza de pão de queijo: já pensou em unir dois alimentos queridos em um só? Essa é a proposta dessa pizza que é feita com massa de pão de queijo. A dica é usar um recheio de tomate, queijo e manjericão, mas você pode usar sua criatividade ou seus ingredientes favoritos para deixar o prato ainda mais gostoso.

30. Danette caseiro: você adora Danette? O preparo desse item leva aproximadamente 15 minutos e é muito simples, sabia? Além disso, a lista de ingredientes não é extensa. Então, que tal testar em casa e se deliciar com o resultado?

31. Molho branco light: o molho branco é uma delícia e pode ser usado em uma grande variedade de pratos, não é mesmo? Mas nem todo mundo pode ou quer comer farinha de trigo, um dos principais ingredientes usados no preparo desse item. Então, que tal conhecer essa receita feita com polvilho doce que é livre de glúten? O resultado fica muito gostoso!

32. Crepioca de frango cremoso: que tal preparar uma deliciosa crepioca com recheio de frango cremoso? Essa é uma ótima pedida para um café da manhã bem completo ou até mesmo para o almoço ou jantar. O resultado é supergostoso e essa ainda pode ser uma refeição saudável.

33. Crepioca de queijo: se você quer uma receita que fique pronta em apenas alguns minutos, essa pode ser a opção ideal. Aqui, só é preciso misturar todos os ingredientes e depois levar a mistura ao fogo em uma frigideira. Depois disso, você ainda pode rechear sua crepioca!

O polvilho doce é um ingrediente superversátil, pois pode ser usado no preparo de uma grande quantidade de pratos. Além disso, essa é uma ótima opção de substituto para a farinha de trigo. Se você quer conferir outras receitas, veja também algumas que são feitas com polvilho azedo!